Redes sociais
Publicidade
Por , para o TechTudo


O TikTok, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS), é atualmente uma das plataformas mais populares no mundo. A rede social, criada na China com o nome Douyin, conta com cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês, de acordo com estatísticas disponibilizadas pela própria empresa. O que muitos usuários não sabem, no entanto, é que a mídia social se fundiu em 2017 com o Musical.ly, após adquirir a concorrente em uma transação bilionária. Veja, a seguir, essas e outras curiosidades sobre o TikTok.

O TikTok tem mais de 1,5 bilhão de usuários mensais ativos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
O TikTok tem mais de 1,5 bilhão de usuários mensais ativos — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

📝 Como descobrir quem visualizou seu perfil no TikTok? Descubra no Fórum do TechTudo

Quem criou o TikTok?

A empresa chinesa de tecnologia ByteDance criou originalmente o aplicativo com o nome "Douyin", em setembro de 2016. Então CEO e fundador da companhia, o engenheiro de software Zhang Yiming foi a mente por trás da criação da nova plataforma. Porém, foi apenas um ano depois, em setembro de 2017, que a rede social foi lançada internacionalmente, já com o nome TikTok. Antes mesmo de sua expansão internacional, o aplicativo atingiu, apenas na China, 100 milhões de downloads, em seu primeiro ano de vida.

Musical.ly é o TikTok?

O Musical.ly é um aplicativo lançado em 2014, que se popularizou pelo compartilhamento de dublagens de curtos vídeos virais feitos pelos próprios usuários. O então Douyin surgia na China com uma proposta parecida, o que os tornavam rivais. Para solucionar o problema, em 2017 a ByteDance anunciou a compra da Musical.ly Inc. por cerca de US$ 1 bilhão. As duas redes sociais se fundiram e foram lançadas internacionalmente sob o nome TikTok.

O Musical.ly foi incluído ao TikTok após a venda da marca — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho
O Musical.ly foi incluído ao TikTok após a venda da marca — Foto: Reprodução/ Taysa Coelho

Mesmo com a mudança de patente e de dono, vale pontuar que o TikTok só recebeu esse nome fora da China, que até hoje mantém o aplicativo sob o nome Douyin. No país de origem, o app possui as mesmas funções, mas atrai um público um pouco mais velho, com usuários que vão desde crianças até adultos de meia-idade.

Mais de 1,5 bilhão de usuários ativos por mês

Nos últimos anos, o TikTok alcançou números expressivos. Apenas em março de 2020, o app foi baixado quase 115 milhões de vezes. Já no ano de 2021, superou o Instagram em número de downloads — foram 656 milhões em todo o mundo. Ao todo, desde o seu lançamento, o aplicativo somou mais de 3,5 bilhões de downloads, e conta hoje com uma base mensal de 1,5 bilhão de usuários. Se combinados com o Douyin, o número ultrapassa 2 bilhões.

O TikTok a 6ª plataforma de mídia social mais popular do mundo, se tornando o aplicativo mais baixado de 2022 (571 milhões de downloads). A principal faixa etária que utiliza a plataforma é entre 18 e 34 anos, que corresponde a 49,3% dos usuários de acordo com uma pesquisa publicada na Startup Talky.

TikTok é banido na Índia

A rede social está presente em 157 países, mas é banido na Índia, um dos mais populosos do mundo. Antes da proibição, em 2020, o TikTok foi baixado mais de 611 milhões de vezes no território indiano, o que representou cerca de 30% do total de downloads globais.

Relações diplomáticas entre Índia e China geraram a proibição do TikTok no país — Foto: Reprodução/Solen Feyissa (Unsplash)
Relações diplomáticas entre Índia e China geraram a proibição do TikTok no país — Foto: Reprodução/Solen Feyissa (Unsplash)

Porém, no dia 29 de junho de 2020, o Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação indiano bloqueou o uso do aplicativo com base em questões de segurança pública — os dois países passavam por crises diplomáticas, na época. Outros apps chineses também foram afetados com o mesmo pretexto, o que fez a ByteDance encerrar as atividades econômicas na Índia.

Brasil é o 2° país que mais usa o TikTok

O TikTok é atualmente a sexta plataforma de mídia social mais popular do mundo e chegou a esse número em tempo recorde. O Brasil representa um papel grande nesse número: com mais de 200 milhões de habitantes, é o 2º país que mais usa a rede social no mundo, atrás apenas da China.

Os dados levam em conta o percentual da população de cada país que utiliza o app, e estão de acordo com pesquisa da Statista (plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados), feita entre 1.600 e 4.500 adultos, por país, de 56 países diferentes em 2021. Os resultados apontam que 72% dos chineses estão ativos na rede social, seguido por 40% dos brasileiros e 37% dos mexicanos. Os EUA ocupam a sexta posição do ranking, com 24%.

Qual o brasileiro mais seguido no TikTok?

Com 37,5 milhões de seguidores, a influencer e empresária Virginia Fonseca (@virginiafonseca) possui o perfil brasileiro mais seguido no TikTok. A influencer se popularizou após vídeos de dancinhas viralizarem na plataforma. Além disso, conteúdos com o marido e cantor sertanejo Zé Felipe também agradam os fãs do casal.

A influencer Virginia Fonseca é a brasileira mais famosa no TikTok: 37,5M de seguidores — Foto: Reprodução/TikTok
A influencer Virginia Fonseca é a brasileira mais famosa no TikTok: 37,5M de seguidores — Foto: Reprodução/TikTok

O Brasil, grande consumidor de conteúdo da rede social, possui um top 10 diverso entre os perfis mais seguidos do TikTok. Confira:

  1. Virginia Fonseca (@virginiafonseca): 37,5M
  2. Cleyton Silva Santos (@spider_slack): 36,8M
  3. Benji Krol (@benjikrol): 34,1M
  4. Neymar (@neymarjr): 31,6M
  5. Tirullipa (@tirullipa): 31M
  6. Rebeca Barreto (@beca): 30,3M
  7. Vanessa Lopes (@vanessalopesr): 30,1M
  8. Larissa Manoela (@larissamanoela): 29,5M
  9. Iran Ferreira (@luvadepedreiro): 25,5M
  10. Mari Maria (@marimariamakeup): 25,2M.

Veja também: Como baixar vídeo do TikTok de três formas diferentes

Como baixar vídeo do TikTok de três formas diferentes

Como baixar vídeo do TikTok de três formas diferentes

Mais recente Próxima App para saber quem te bloqueou no Instagram funciona? Veja os riscos
Mais do TechTudo