Filmes
Publicidade
Por , para o TechTudo

Os filmes com Julia Roberts, protagonista em O Mundo Depois de Nós, da Netflix, são muito conhecidos pelas públicos. Afinal, ela é uma das grandes atrizes de Hollywood que marcou o cinema mundial nas décadas de 1990 e 2000. Tanto as antigas quanto as atuais gerações a conhecem de sucessos como Uma Linda Mulher (1990), Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000) e O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997). Atualmente, Roberts tem se destacado com a repercussão do longa de suspense dramático da Netflix, repleto de teorias e interpretações.

Se você gostou da atuação de Julia Roberts no longa e não conhecia seus trabalhos, ou quer relembrar as principais obras da atriz, o TechTudo preparou uma lista com os oito filmes mais importantes de sua carreira. São produções lembradas até hoje, além de ter rendido indicações e estatuetas no Oscar. Em cada dica estão informações sobre elenco, enredo e as plataformas de streaming disponíveis.

Drama distópico da Netflix é estrelado por Mahershala Ali e Julia Roberts — Foto: Divulgação/Netflix
Drama distópico da Netflix é estrelado por Mahershala Ali e Julia Roberts — Foto: Divulgação/Netflix

📝 Como rodar serviços de streaming em um PC antigo? Saiba no Fórum do TechTudo

No mesmo ano em que foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante por Flores de Aço, Julia Roberts estrelou Uma Linda Mulher, longa onde ela recebeu sua segunda indicação, sendo desta vez de Melhor Atriz. Com direção de Garry Marshall (Noiva em Fuga), a comédia romântica tem no elenco Richard Gere (Sempre ao Seu Lado), Jason Alexander (Seinfield) e Laura San Giacomo (Saving Grace). Possui aprovação de 65% no Rotten Tomatoes e 7,1 no IMDb.

Uma Linda Mulher adapta de forma livre a peça teatral My Fair Lady. No enredo, um empresário rico e solitário, chamado Edward Lewis (Gere), contrata a garota de programa Vivian Ward (Roberts) para lhe servir de companhia durante uma semana. O que ele não esperava é que, por trás dos trejeitos grosseiros de Vivian, há uma personalidade apaixonante e que ele quer desenvolver na jovem.

Uma Linda Mulher é estrelado por Richard Gere e Julia Roberts — Foto: Divulgação/Buena Vista Pictures
Uma Linda Mulher é estrelado por Richard Gere e Julia Roberts — Foto: Divulgação/Buena Vista Pictures

2. O Casamento do Meu Melhor Amigo (1997)

Ainda seguindo a linha das comédias românticas, Julia Roberts estrelou em 1997 o filme O Casamento do Meu Melhor Amigo. O cast principal ainda tem Cameron Diaz (As Panteras), Dermot Mulroney (Os Jovens Pistoleiros), Rachel Griffiths (A Sete Palmos), Rupert Everett (Napoleão), com direção de P.J. Hogan (O Casamento de Muriel). A obra está disponível no HBO Max e Netflix e possui nota 6,3 no IMDb e aprovação de 74% no Rotten Tomatoes.

A jornalista gastronômica Julianne "Jules" Potter (Roberts) faz uma promessa inusitada com seu melhor amigo Michael O'Neal (Mulroney): se eles ainda ficarem solteiros até os 28 anos, os dois irão se casar um com o outro. Mas três semanas antes da promessa ser concretizada, Jules descobre que o seu futuro "noivo", na verdade, está comprometido com Kimmy Wallace (Diaz), uma jovem bem mais nova que é filha de um magnata dos esportes. Agora, resta a jornalista recuperar seu casamento ainda não realizado.

Comédia romântica estrelada por Julia Roberts ainda tem Dermot Mulroney no elenco — Foto: Reprodução/IMDb
Comédia romântica estrelada por Julia Roberts ainda tem Dermot Mulroney no elenco — Foto: Reprodução/IMDb

3. Um Lugar Chamado Notting Hill (1999)

Em 1999, Julia Roberts estrelou duas comédias românticas populares até hoje: Noiva em Fuga e Um Lugar Chamado Notting Hill. No entanto, só o segundo filme obteve uma avaliação mais elogiosa entre público e crítica. No projeto, a atriz trabalha ao lado do galã Hugh Grant (Wonka) nesta obra do saudoso diretor Roger Michell (O Duque). O título integra o catálogo do Star+ e Telecine (via Globoplay).

William Thacker (Grant) é um livreiro que mora em Notting Hill, distrito de Londres, e divide o apartamento com um amigo após ser abandonado pela esposa. Um dia, ele recebe a visita da atriz hollywoodiana Anna Scott (Roberts) em sua loja. Após uma breve confusão, surge entre os dois um relacionamento cheio de situações engraçadas e apaixonantes. Notting Hill tem nota 7,2 no IMDb e aprovação de 84% no Rotten Tomatoes.

Comédia romântica tem Julia Roberts e Hugh Grant — Foto: Reprodução/IMDb
Comédia romântica tem Julia Roberts e Hugh Grant — Foto: Reprodução/IMDb

4. Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento (2000)

Após ser indicada duas vezes ao Oscar, Julia Roberts finalmente conquistou sua estatueta de Melhor Atriz ao estrelar o drama biográfico Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento. O trabalho do diretor Steven Soderbergh (Traffic: Ninguém Sai Limpo) adapta a vida da assistente jurídica americana que dá nome ao título, responsável por desmascarar um escândalo ambiental. Conchata Ferrell (Dois Homens e Meio), Albert Finney (O Ultimato Bourne) e David Brisbin (Plantão Médico) completam o elenco.

Em 1993, a mãe solteira Erin Brockovich (Roberts) consegue um emprego como assistente jurídica no escritório do seu advogado Ed Masry (Finney). Vasculhando documentos antigos, ela descobre um desastre ambiental causado por uma empresa de gás e energia em uma cidade pequena. Ao investigar o caso mais a fundo, Erin conhece diversos moradores prejudicados, mas também enfrenta os assédios jurídicos da empresa envolvida. A trama rendeu nota 7,4 no IMDb e aprovação de 85% no Rotten Tomatoes. O drama pode ser assistido na Netflix.

Julia Roberts interpreta uma mãe solteira que investiga um escândalo ambiental em Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento — Foto: Reprodução/IMDb
Julia Roberts interpreta uma mãe solteira que investiga um escândalo ambiental em Erin Brockovich: Uma Mulher de Talento — Foto: Reprodução/IMDb

5. Closer: Perto Demais (2004)

Julia Roberts não brilha sozinha em Closer, pois o elenco do drama romântico do cineasta Mike Nichols (A Primeira Noite de Um Homem) ainda tem no elenco Jude Law (Sherlock Holmes), Natalie Portman (O Profissional) e Clive Owen (Filhos da Esperança). O título está disponível no Amazon Prime Video e Netflix. Possui aprovação de 68% no Rotten Tomatoes e nota 7,2 no IMDb.

O escritor Dan (Law), morador de Londres, se apaixona pela stripper americana Alice (Portman) após esta ser atropelada na rua. Depois de um ano de relacionamento, ele fica entediado e se envolve com a fotógrafa Anna (Roberts), que não quer nada com ele. Ainda impressionado com Anna, Dan finge ser ela em uma sala de bate papo e marca um encontro com Larry (Owen), um dermatologista solitário. Sem saber, o escritor dá início a uma conturbarda relação entre ele e as outras três pessoas.

Romance e drama estão presentes no enredo de Closer, obra estrelada por Julia Roberts, Jude Law, entre outros astros — Foto: Reprodução/IMDb
Romance e drama estão presentes no enredo de Closer, obra estrelada por Julia Roberts, Jude Law, entre outros astros — Foto: Reprodução/IMDb

6. Álbum de Família (2013)

Outro longa em que Roberts conseguiu mais uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante é Álbum de Família, drama do diretor John Wells (A Grande Virada). Fazem parte do cast Meryl Streep (O Diabo Veste Prada), Dermot Mulroney, Juliette Lewis (Yellowjackets), Ewan McGregor (Obi Wan Kenobi), Benedict Cumberbatch (Dr. Estranho), Abigail Breslin (Pequena Miss Sunshine), entre outros. O título está disponível para aluguel no Amazon Prime Video e Google Play Filmes por R$ 6,90.

Baseada na peça teatral "August: Osage County", o longa foca na reunião familiar dos Weston após a morte do patriarca Bervely (Sam Shepard), um poeta alcóolatra que já foi famoso. Resta a sua esposa Violet (Streep), viúva que sofre com o câncer, reunir suas três filhas Barbara (Roberts), Ivy (Julianne Nicholson) e Karen (Lewis), juntas de seus esposos. Mesmo doente, a língua ferina de Violet vai render um almoço em família repleto de conflitos e renconciliações.

Drama familiar rendeu a Julia Roberts sua quarta indicação ao Oscar — Foto: Reprodução/IMDb
Drama familiar rendeu a Julia Roberts sua quarta indicação ao Oscar — Foto: Reprodução/IMDb

7. Um Coração Normal (2014)

Além do cinema, Roberts também protagonizou obras televisivas, a exemplo de Um Coração Normal, disponível no HBO Max. Mark Ruffalo (Toda Luz Que Não Podemos Ver), Matt Bomer (Maestro), Taylor Kitsch (Império da Dor), Jim Parsons (The Big Bang Theory) e Alfred Molina (Sem Saída) protagonizam a adatação do diretor Ryan Murphy (American Horror Story) para a peça teatral de mesmo nome do dramaturgo Larry Kramer, que também assina o roteiro do filme.

Em 1985, a epidemia de AIDS nos Estados Unidos causa preocupação entre a comunidade LGBTQIA+ do país, justamente por ser pejorativamente chamada de "peste gay" entre a população. Na contramão do consenso popular, o escritor e ativista homossexual Alexander "Ned" Weeks (Ruffalo), com a ajuda da doutora Emma Brookner (Roberts), busca conscientizar a todos com fatos verdadeiros sobre a doença. O título recebeu aprovação de 94% no Rotten Tomatoes e nota 7,9 no IMDb.

Drama com Julia Roberts e outros astros no elenco retratam a crise da epidemia de AIDS nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/IMDB
Drama com Julia Roberts e outros astros no elenco retratam a crise da epidemia de AIDS nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/IMDB

8. Extraordinário (2017)

O best-seller mundial Extraordinário, escrito por Raquel Jaramillo, ganhou uma adaptação cinematográfica em 2017. O longa contou com Julia Roberts, Owen Wilson (Loki), Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) e Sônia Braga (Bacurau) no elenco, além de Stephen Chbosky (As Vantagens de Ser Invisível) na direção. O filme pode ser visto no Amazon Prime Video, Telecine (via Globoplay) e Netflix. Possui nota 7,9 no IMDb e aprovação de 86% no Rotten Tomatoes.

August "Auggie" Pullman (Tremblay) é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformidade facial. Devido aos problemas de socialização, sua mãe Isabel (Roberts) e seu pai Nate (Wilson) o matriculam em um colégio na quinta série após anos de educação domiciliar. Ao chegar na escola, trajando um capacete espacial, Auggie vai conquistando o afeto das outras pessoas que o consideravam diferente.

Adaptação de best-seller mundial teve Julia Roberts no elenco — Foto: Reprodução/IMDb
Adaptação de best-seller mundial teve Julia Roberts no elenco — Foto: Reprodução/IMDb

Com informações IMDb e Rotten Tomatoes

Veja também: descubra seis truques para usar na Netflix

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Mais recente Próxima Rebel Moon - A Menina do Fogo: veja personagens e elenco do filme
Mais do TechTudo