Filmes
Publicidade

Por Brunna Martins, para o TechTudo

A produtora americana A24 coleciona filmes de ampla aclamação entre a crítica e o público em apenas uma década de trabalho. Com sede em Nova York, a empresa foi fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges. Entre seus filmes mais notáveis estão Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo e Aftersun, ambos indicados ao Oscar 2023, além de Moonlight: Sob a Luz do Luar e Minari: Em Busca da Felicidade, vencedores do prêmio.

Com o objetivo de listar os 10 melhores filmes da A24 disponíveis em plataformas de streaming, o TechTudo fez uma seleção baseada em sites de referência e em avaliações de plataformas especializadas, como IMDb, Rotten Tomatoes e Metacritic. Confira, a seguir, os filmes e mais informações sobre enredo e onde assisti-los.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu 11 indicações ao Oscar 2023 — Foto: Reprodução/IMDb
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu 11 indicações ao Oscar 2023 — Foto: Reprodução/IMDb

Moonlight: Sob a Luz do Luar

Moonlight: Sob a Luz do Luar aborda a masculinidade através de temas como amor, sexo, sobrevivência, mães e ausência paterna. Lançado em 2016, o longa-metragem foi um dos mais aclamados do ano, tendo conquistado três Oscars, entre eles o de Melhor Filme. Dirigido por Barry Jenkins (Aftersun), a trama acompanha três fases da vida de Chiron, um jovem negro e gay que cresceu em Miami.

O roteiro foi baseado em uma peça não produzida de Tarell Alvin McCraney chamada In Moonlight Black Boys Look Blue (Sob a Luz do Luar Garotos Negros Parecem Azuis, em tradução literal) e o filme pode ser conferido no HBO Max.

Amores e dificuldades de um homem negro homossexual são retratados no vencedor do Oscar Moonlight: Sob a Luz do Luar — Foto: Reprodução/IMDb
Amores e dificuldades de um homem negro homossexual são retratados no vencedor do Oscar Moonlight: Sob a Luz do Luar — Foto: Reprodução/IMDb

O protagonista, Chiron, é interpretado pelos atores Alex R. Hibbert (Pantera Negra), Ashton Sanders (A Rebelião) e Trevante Rhodes (Estados Unidos vs. Billie Holiday) durante sua infância, adolescência e fase adulta, respectivamente. Em sites especializados, Moonlight: Sob a Luz do Luar obteve uma incrível resposta da crítica. No Rotten Tomatoes, 98% dos especialistas e 79% da audiência aprovaram o filme. Já no Metacritic, a média entre os críticos foi 99 e a nota entre os usuários foi de 7,1. No IMDb, o longa recebeu nota 7,4.

Lady Bird: A Hora de Voar

Lady Bird: A Hora de Voar é um retrato alegre e corajoso da juventude. O longa que marcou a estreia de Greta Gerwig (Mistress America) como diretora foi lançado em 2017 e conquistou o Globo de Ouro de Melhor Filme e Melhor Atriz em Musical ou Comédia para Saoirse Ronan. Na trama, acompanhamos Christine McPherson, uma jovem de cabelo rosa que está no último ano do ensino médio e que tem planos de fazer faculdade longe de Sacramento, Califórnia, cidade em que mora.

Essa ideia é duramente rejeitada por sua mãe, mas Lady Bird, nome que a obstinada Christine exige ser chamada, não se dá por vencida. A produção está disponível na Claro TV+.

Em Lady Bird, Saoirse Ronan interpreta a destemida adolescente Christine McPherson  — Foto: Reprodução/IMDb
Em Lady Bird, Saoirse Ronan interpreta a destemida adolescente Christine McPherson — Foto: Reprodução/IMDb

Além de Saoirse Ronan dando vida à Lady Bird, o elenco do filme também conta com Laurie Metcalf (Pânico 2) e Timothée Chalamet (Duna). O longa obteve uma resposta muito positiva da crítica, com a aprovação de 99% dos especialistas e 79% do público no Rotten Tomatoes. No IMDb, sua nota é 7,4. Já no Metacritic, a produção conquistou média 93 entre os críticos e 7,6 entre os usuários do site.

Aftersun

Aftersun é um dos títulos mais recentes desta lista, lançado em dezembro de 2022 nos cinemas e em janeiro deste ano no catálogo da Mubi. Paul Mescal (Normal People) foi indicado ao Oscar 2023 na categoria de Melhor Ator pela performance na produção. Escrito e dirigido por Charlotte Wells (Blue Christmas), o longa-metragem acompanha Sophie, uma jovem que reflete sobre a alegria e a melancolia das férias que tirou com seu pai há 20 anos. Memórias reais e imaginárias compartilham espaço em sua mente enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu na época com o homem que desconhecia.

Aftersun é a estreia no cinema da diretora e escritora Charlotte Wells — Foto: Divulgação/A24
Aftersun é a estreia no cinema da diretora e escritora Charlotte Wells — Foto: Divulgação/A24

Além de Paul Mescal interpretando o papel de Calum, pai de Sophie, a protagonista é encenada pelas atrizes Frankie Corio, na infância, e Celia Rowlson-Hall (Ma), na fase adulta. O longa é considerado um sucesso de crítica. No Rotten Tomatoes, a produção conquistou a aprovação de 95% dos especialistas e 82% da audiência. Já no Metacritic, o filme recebeu média 95 da crítica e nota 7,8 dos usuários do site. No IMDb, sua nota é 7,7.

Hereditário

O luto é o grande tema desta produção do gênero terror de 2018. Hereditário é o primeiro filme escrito e dirigido por Ari Aster (Midsommar: O Mal Não Espera a Noite) para a produtora A24. Na trama, quando a matriarca da família Graham morre, sua filha e netos começam a desvendar segredos enigmáticos e cada vez mais aterrorizantes sobre seus ancestrais, tentando fugir do destino sinistro que herdaram. A produção pode ser conferida na Netflix e no HBO Max.

Em Hereditário, uma família sofre de forma sobrenatural após a morte da avó materna — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
Em Hereditário, uma família sofre de forma sobrenatural após a morte da avó materna — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

Estrelado por Toni Collette no papel da protagonista Annie, o longa também conta com os atores Gabriel Byrne (Os Suspeitos), Milly Shapiro (Os Suspeitos) e Alex Wolff (PIG: A Vingança) no elenco. Hereditário foi bem recebido pela crítica, com aprovação de 90% dos especialistas e 69% da audiência no Rotten Tomatoes. No IMDb, sua nota é 7,3. Já no Metacritic, o filme recebeu média 87 dos críticos e 6,7 dos usuários do site.

Minari: Em Busca da Felicidade

O longa-metragem Minari: Em Busca da Felicidade, lançado em 2020, aborda a difícil, mas esperançosa vida de uma família coreana no Arkansas. Escrita e dirigida por Lee Isaac Chung, a produção foi baseada em sua própria infância, crescendo em uma fazenda na década de 1980. O filme também rendeu o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante para Youn Yuh-jung (Pachinko).

Na trama, Jacob, sua esposa e dois filhos chegam ao Arkansas vindos da Califórnia, lugar em que ele tinha uma vida confortável, mas infeliz. Na nova região, seu grande sonho é ficar rico cultivando vegetais coreanos para os muitos imigrantes nos Estados Unidos que anseiam por um gostinho de casa. Mas sua esposa, Monica, não parece tão feliz com a nova vida rural. O filme pode ser alugado online no Prime Video, Google Play Filmes e Apple TV.

Em Minari: Em Busca da Felicidade, Jacob e sua família se mudam para o Arkansas para começar uma fazenda — Foto: Reprodução/IMDb
Em Minari: Em Busca da Felicidade, Jacob e sua família se mudam para o Arkansas para começar uma fazenda — Foto: Reprodução/IMDb

Além de Youn Yuh-jung, que interpreta o papel da avó Soonja, a produção também conta com os atores Steven Yeun (The Walking Dead), Yeri Han (Worst Woman), Alan Kim (Theater Camp) e Noel Cho. Minari: Em Busca da Felicidade é considerado um sucesso de crítica, tendo conquistado a aprovação de 98% dos especialistas e 86% do público no Rotten Tomatoes. Já no Metacritic, a média entre os críticos foi de 89 e a nota entre os usuários do site foi 8,0. No IMDb, o longa recebeu nota 7,4.

Sempre em Frente

Sempre em Frente é uma produção gravada em preto e branco que promete emocionar o público. Escrito e dirigido por Mike Mills (Toda Forma de Amor), o longa foi lançado em 2021 e pode ser conferido no Amazon Prime Video. No filme, Johnny é um jornalista de rádio que viaja pelo país entrevistando uma variedade de crianças e adolescentes acerca de seus pensamentos sobre o mundo e seu futuro. Até que ele é encarregado de cuidar de seu jovem sobrinho Jesse e passa a aprender sobre coisas que nunca soube antes.

Em Sempre em Frente, Joaquin Phoenix e Woody Norman interpretam tio e sobrinho — Foto: Reprodução/IMDb
Em Sempre em Frente, Joaquin Phoenix e Woody Norman interpretam tio e sobrinho — Foto: Reprodução/IMDb

Estrelado por Joaquin Phoenix (Coringa) e Woody Norman (A Batalha das Correntes), a produção também conta com os atores Scoot McNairy (12 Anos de Escravidão) e Gaby Hoffmann (Campo dos Sonhos) no elenco. Sempre em Frente foi muito bem recebido pela crítica. No IMDb, sua nota é 7,4, enquanto no Metacritic conquistou média 82 entre os especialistas e 7,2 entre os usuários do site. Já no Rotten Tomatoes, o filme conquistou aprovação de 94% da crítica e 79% da audiência.

Ex_Machina: Instinto Artificial

Ex_Machina: Instinto Artificial é um título que promete agradar os fãs de ficção-científica. Escrito e dirigido por Alex Garland (Men), o filme foi lançado em 2014 e conquistou o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Na trama, acompanhamos Caleb Smith, um programador de uma grande empresa de Internet, que foi escolhido para ser o componente humano em um teste para determinar as capacidades e a consciência de Ava, uma robô. No entanto, logo se torna evidente que Ava é muito mais autoconsciente e enganadora do que qualquer um imagina. O longa-metragem pode ser conferido no Amazon Prime Video.

O filme Ex_Machina: Instinto Artificial aborda os limites da tecnologia do futuro — Foto: Reprodução/ Variety
O filme Ex_Machina: Instinto Artificial aborda os limites da tecnologia do futuro — Foto: Reprodução/ Variety

A produção, estrelada por Alicia Vikander (Garota Dinamarquesa) no papel da robô Ava, também conta com os atores Domhnall Gleeson (Questão de Tempo) e Oscar Isaac (Duna) no elenco. Ex_Machina: Instinto Artificial recebeu uma resposta positiva da crítica, tendo conquistado a aprovação de 92% dos especialistas e 86% do público no Rotten Tomatoes. No IMDb, sua nota é 7,7. Já no Metacritic, o longa recebeu média 78 dos críticos e nota 8,0 dos usuários do site.

Midsommar: O Mal Não Espera a Noite

Ari Aster (Hereditário) retorna à A24 com um novo título de terror: Midsommar: O Mal Não Espera a Noite. Lançado em 2019, o filme acompanha um casal que viaja para a Suécia com o objetivo de conhecer um lendário festival do solstício de verão em uma vila rural. O que começa como um retiro espiritual, no entanto, se transforma rapidamente em uma competição cada vez mais violenta e bizarra nas mãos de uma seita pagã. O longa está disponível no Globoplay.

Estrelado por Florence Pugh (O Milagre) e Jack Reynor (Periféricos), o elenco da produção também conta com os atores Vilhelm Blomgren (Gösta), William Jackson Harper (The Good Place) e Will Poulter (As Crônicas de Nárnia: A Viagem do Peregrino da Alvorada).

Em Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, um casal viaja para conhecer um famoso festival, mas se depara com uma violenta seita pagã — Foto: Reprodução/IMDb
Em Midsommar: O Mal Não Espera a Noite, um casal viaja para conhecer um famoso festival, mas se depara com uma violenta seita pagã — Foto: Reprodução/IMDb

O longa-metragem foi melhor recebido pela crítica do que pelo público. No Rotten Tomatoes, Midsommar: O Mal Não Espera a Noite conquistou a aprovação de 83% dos especialistas e 63% da audiência. Já no Metacritic, o filme recebeu média 72 entre os críticos e nota 6,5 entre os usuários do site. No IMDB, sua nota é 7,1.

A Bruxa

A Bruxa é um longa-metragem de terror que aborda os medos mais sombrios de uma família temente a Deus em 1630. Escrito e dirigido por Robert Eggers (O Homem do Norte), o filme foi lançado em 2015 e pode ser conferido no Globoplay e Amazon Prime Video. Na trama, que se passa na Nova Inglaterra, o pânico e o desespero envolvem um fazendeiro e sua família quando o filho mais novo, Samuel, desaparece repentinamente.

A família culpa Thomasin, a filha mais velha que estava cuidando do menino no momento de seu desaparecimento. Com suspeitas e paranoias crescentes, os irmãos gêmeos Mercy e Jonas suspeitam que Thomasin está envolvida com bruxaria.

Em A Bruxa, o folclore se mistura com nossos medos mais humanos — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes
Em A Bruxa, o folclore se mistura com nossos medos mais humanos — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes

Estrelado por Anya Taylor-Joy (O Gambito da Rainha), a produção também conta com os atores Ralph Ineson (Guardiões da Galáxia), Kate Dickie (A Lenda do Cavaleiro Verde) e Julian Richings (O Homem de Aço) no elenco. O filme recebeu uma ótima resposta da crítica em seu lançamento, conquistando a aprovação de 90% dos especialistas e 60% do público. No IMDb, sua nota é 6,9. Já no Metacritic, A Bruxa recebeu média 83 entre os críticos e nota 7,4 entre os usuários do site.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo

O último título desta lista é também o longa mais com indicações ao Oscar 2023, concorrendo em 11 categorias no total. Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo foi escrito e dirigido pela dupla The Daniels (Um Cadáver Para Sobreviver), formada por Dan Kwan e Daniel Scheinert, com lançamento em junho de 2022.

No filme, acompanhamos Evelyn Wang, uma sobrecarregada imigrante chinesa, que precisa lidar com um eminente fracasso profissional e complicadas relações pessoais. À medida que ela perde a paciência, no entanto, uma inexplicável fenda no multiverso se abre e ela descobre a possibilidade de explorar realidades paralelas com o objetivo de parar uma vilã. A produção pode ser conferida no catálogo do Amazon Prime Video e Claro TV+.

Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo pode ser conferido no Amazon Prime Video e Claro TV+ — Foto: Divulgação/Diamond Films
Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo pode ser conferido no Amazon Prime Video e Claro TV+ — Foto: Divulgação/Diamond Films

A produção é estrelada por Michelle Yeoh (Podres de Ricos) interpretando a protagonista Evelyn, além de também contar com os atores Ke Huy Quan (Indiana Jones e o Templo da Perdição), Stephanie Hsu (O Caminho) e Jamie Lee Curtis (Halloween). O longa-metragem é amplamente aclamado pela crítica, tendo conquistado aprovação de 95% dos especialistas e 88% da audiência. No IMDb, sua nota é 8,0. Já no Metacritic, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo recebeu média 81 dos críticos e nota 7,8 dos usuários do site.

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10), Metacritic (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10).

Assista: seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Mais recente Próxima Fantasma e CIA: veja sinopse, elenco e trailer do filme na Netflix
Mais do TechTudo