Redes sociais
Publicidade

Por Caroline Silvestre, para o TechTudo


Desde que adquiriu o Twitter, Elon Musk vem fazendo uma série de mudanças no microblog. Uma das mais significativas diz respeito aos selos de verificação. Antes destinado apenas a “contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público”, o selo azul agora pode ser adquirido por meio da assinatura do Twitter Blue, ainda não disponível no Brasil. Acontece que, na gestão do bilionário, o check azul deixou de ser a única marca de verificação: a plataforma ganhou os selos dourado, para contas comerciais, e cinza, para governos e outras figuras públicas.

Pagando US$ 11 por mês (R$ 59,90, em conversão direta), os assinantes do Twitter Blue obtêm, além do selo azul, recursos extras como edição de tuítes e personalização de interface. O selo dourado, por sua vez, pode ser obtido assinando o Twitter Blue for Business, que foi lançado na última segunda-feira (19). No momento, porém, o serviço está em fase piloto e disponível apenas para companhias selecionadas. Segundo Musk, todas as contas serão avaliadas antes de receber os selos. A seguir, entenda os novos selos do Twitter e saiba diferenciá-los.

 Entenda os novos selos de verificação do Twitter de Elon Musk — Foto: Caroline Silvestre/TechTudo
Entenda os novos selos de verificação do Twitter de Elon Musk — Foto: Caroline Silvestre/TechTudo

Selo azul

Antes da gestão Musk, o Twitter só fornecia o selo de verificação azul a “contas ativas, notáveis e autênticas de interesse público”, como as de artistas, governantes e jornalistas. Ele funcionava como um atestado de autenticidade, ou seja, provava que aquele perfil realmente pertencia àquela pessoa. Agora, uma conta com o ícone azul também pode significar que a pessoa é assinante do Twitter Blue — serviço de assinatura do Twitter que adiciona alguns recursos extras ao microblog.

Uma mensagem sobre a verificação da conta é exibido ao passar o mouse sobre o selo azul — Foto: Reprodução/Twitter
Uma mensagem sobre a verificação da conta é exibido ao passar o mouse sobre o selo azul — Foto: Reprodução/Twitter

Por enquanto, contas que possuíam a verificação azul na era pré-Musk ainda as mantêm. A única maneira de identificar se o selo foi obtido por compra ou autenticidade é clicar na marca de seleção azul. Quando o selo foi adquirido antes de Musk assumir o Twitter, aparece a mensagem: “Esta é uma conta verificada pré-existente. Pode ou não ser uma pessoa com notoriedade.”

Nas contas daqueles que compraram o selo, por sua vez, aparece a mensagem: “Esta conta foi verificada porque está inscrita no Twitter Blue”. Vale ressaltar, no entanto, que Elon Musk anunciou que em breve a verificação azul será restrita aos usuários que pagaram pelo selo.

Selo dourado

O selo dourado é novidade para os usuários do Twitter. A marca é destinada a empresas notáveis e contas comerciais. O recurso foi criado para que contas assinantes do Twitter Blue não utilizem a verificação para fingirem ser perfis oficiais de outras empresas e organizações – prática que ocorreu logo assim que a nova versão do Twitter Blue foi lançada, em novembro. A página oficial da rede social, por exemplo, já possui o novo selo.

Empresas interessadas em adquirir o selo dourado precisarão assinar o plano "Twitter Blue for Business", lançado na última segunda-feira (19). Além de receberem o selo, as assinantes do serviço premium poderão vincular indivíduos, empresas e marcas afiliadas à sua conta. Quando o fizerem, as contas afiliadas receberão um pequeno badge quadrado com a foto do perfil da empresa ao lado do selo azul ou dourado. Outra mudança é que as contas corporativas terão avatar em formato quadrado, enquanto o redondo será destinado às pessoas físicas.

Twitter Blue for Business distingue contas comerciais com selo dourado; contas vinculadas à empresa assinante do plano receberão badge quadrado ao lado do selo de verificação — Foto: Divulgação/Twitter
Twitter Blue for Business distingue contas comerciais com selo dourado; contas vinculadas à empresa assinante do plano receberão badge quadrado ao lado do selo de verificação — Foto: Divulgação/Twitter

Vale ressaltar que o Twitter Blue for Business ainda está em fase piloto, sendo testado com empresas selecionadas. "Em breve, expandiremos o programa e esperamos ter mais empresas adicionadas no ano novo", disse Esther Crawford, gerente de produto do Twitter.

Selo cinza

O selo "oficial", de cor cinza, foi apresentado há algumas semanas e rapidamente removido após gerar uma série de memes. Dois dias após a desativação do recurso, porém, Musk decidiu retornar com a marca de seleção oficial devido a inúmeros relatos de usuários que compraram o selo de verificação para se passar por empresas e celebridades. Ela aparece bem abaixo do nome de usuário, para diferenciar assinantes do Twitter Blue de contas verificadas porque têm grande visibilidade.

 Selo cinza (Oficial) aparece bem abaixo do nome de usuário — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
Selo cinza (Oficial) aparece bem abaixo do nome de usuário — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

Na última segunda-feira (19), porém, o Twitter anunciou a chegada de um novo selo cinza para representar “instituições ou funcionários governamentais, ou organizações multilaterais”. Isso inclui entidades de resposta a crises nacionais e locais, segurança pública, aplicação da lei e agências reguladoras, embaixadas e outras agências importantes de nível nacional. Os funcionários, por sua vez, abragem chefes de estado, porta-vozes oficiais estrangeiros e líderes diplomáticos de alto escalão.

Com informações de Twitter (1, 2, 3) e Tech Crunch (1, 2)

Veja também: Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

Fake News: como denunciar no WhatsApp, Facebook, Twitter e apps 📱

Mais recente Próxima Messi bate foto de ovo e tem post mais curtido da história do Instagram
Mais do TechTudo