Campeonatos
Publicidade

Por Marciel Agostini, para o TechTudo

Neste sábado (4), será decidida a próxima campeã do Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLOL) 2021 2º Split. O duelo acontecerá entre a Rensga Esports e RED Canids. Em 2021, o torneio fecha os primeiros 10 anos, consolidado como uma das principais competições do cenário de esports brasileiro e sul-americano. Sua primeira edição foi realizada em 2012, com a participação de oito equipes e consagrando a vTi.Ignis como campeã.

Até o momento, oito equipes diferentes foram campeãs. Entre elas, a INTZ, que é o time mais vitorioso com cinco conquistas, seguida da KaBum! E-Sports, com quatro, e da paiN Gaming, com três. Conheça abaixo todos os campeões dos 10 anos do CBLOL.

vTi.Ignis é a primeira equipe campeã brasileira de LOL — Foto: Divulgação/Riot Games
vTi.Ignis é a primeira equipe campeã brasileira de LOL — Foto: Divulgação/Riot Games

Campeonato Brasileiro de 2012: vTi.Ignis

A primeira edição do CBLOL contou com oito equipes participantes e teve como grande campeã a vTi.Ignis, que derrotou a vTi.Nox na final. O time era formado por Matheus "Mylon" Borges (topo), Rafael "rafes" Peres (caçador), Guilherme "Snowlz" Neves (meio), André "manajj" Rocha (atirador) e Leonardo "Alocs" Belo (suporte).

Dos campeões, Alocs segue na elite do LOL brasileiro, agora atuando como assistente técnico da Vorax Liberty. Já Mylon segue no cenário como caster do CBLOL e Snowlz é o atual head coach do Flamengo Academy. Manajj atualmente é streamer e tem um canal na Twitch. Rafes se aposentou em 2014, atuando pela Keyd Stars, e atualmente não atua mais no cenário.

Campeonato Brasileiro de 2013: paiN Gaming

Primeiro título da paiN Gaming veio em 2013 — Foto: Divulgação/Riot Games
Primeiro título da paiN Gaming veio em 2013 — Foto: Divulgação/Riot Games

A segunda edição do CBLOL também teve oito equipes e consagrou a paiN Gaming como a grande campeã, após derrotar a CNB e-Sports na grande final. A conquista foi a primeira de importantes jogadores do cenário brasileiro de LOL: Fabio “Venon” Guimarães (topo), Thúlio “SirT” Carlos (caçador), Gabriel “Kami” Bohn (meio), Felipe “brTT” Gonçalves (atirador) e Martin “Espeon” Gonçalves (suporte).

Multicampeão e um dos principais nomes do LOL brasileiro, brTT continua na ativa como pro-player pela própria paiN Gaming. Kami continua na organização, porém atualmente como streamer. Espeon também continua no cenário e atualmente é streaming manager da FURIA. Venon voltou a atuar na paiN em 2018, mas se retirou do cenário competitivo no mesmo ano e atualmente é streamer na Twitch. Já SirT atuou pela última vez em 2020 pela Falklol e no momento está sem time.

Campeonato Brasileiro de 2014: Keyd Stars

Keyd chegou à glória do LOL brasileiro em 2014 — Foto: Divulgação/Riot Games
Keyd chegou à glória do LOL brasileiro em 2014 — Foto: Divulgação/Riot Games

No primeiro ano que o CBLOL teve duas edições na temporada, o campeão da primeira etapa foi a Keyd Stars. A equipe teve em seu elenco nomes já consagrados na época e também os primeiros jogadores estrangeiros que atuaram no Brasil. Atuaram pelo time Mylon (topo), o sul-coreano Park "Winged" Tae-jin (caçador), o sul-coreano An "SuNo" Sun-ho (meio), brTT (atirador) e Caio "Loop" Almeida (suporte).

O título consagrou a segunda conquista de Mylon e brTT no LOL brasileiro. Além deles, entre os integrantes da equipe campeã de 2014, Loop continua atuando no cenário, atualmente defendendo o time universitário Harrisburg University Storm, dos Estados Unidos. O sul-coreano Winged também continua ativo, mas como treinador do PSG Talon. Já SuNo se aposentou do cenário competitivo do game em 2017, quando atuou pela NRV, da Bélgica.

Campeonato Brasileiro de 2014 - Final Regional: KaBum! E-Sports

Primeiro título da KaBum veio em 2014 — Foto: Divulgação/Riot Games
Primeiro título da KaBum veio em 2014 — Foto: Divulgação/Riot Games

O segundo torneio do ano consagrou a KaBum! E-Sports como campeã brasileira de LOL, derrotando a CNB e-Sports Clube na grande final. O primeiro título da organização foi conquistado por Pedro "LEP" Marcari (topo), Daniel "Danagorn" Drummond (caçador), Thiago "TinOwns" Sartori (meio), Gustavo "Minerva" Queiroz (atirador) e Daniel "dans" Dias (suporte).

Da equipe campeã, TinOwns continua no cenário competitivo de LOL, atuando pela paiN Gaming. Minerva atuou em 2020 pela Vivo Keyd, mas deixou a organização no final do ano. Já Danagorn teve uma passagem como treinador do Santos e-Sports em 2019. dans também atuou como coach pela KaBum! E-Sports entre 2015 e 2016, mas depois se aposentou, assim como LEP que se retirou do cenário competitivo em 2019 após atuar pela RED Canids.

CBLOL 2015 - 1º Split: INTZ eSports

INTZ começou seu histórico de títulos em 2015 — Foto: Divulgação/Riot Games
INTZ começou seu histórico de títulos em 2015 — Foto: Divulgação/Riot Games

Na primeira temporada em que a Riot Games adotou o sistema de dois splits por ano, a INTZ conquistou seu primeiro título brasileiro ao derrotar a Keyd Stars na grande final. Os Intrépidos foram campeões com o seguinte elenco: Felipe "Yang" Zhao (topo), Gabriel "Revolta" Henud (caçador), Gabriel "Tockers" Claumann (meio), Micael "micaO" Rodrigues (atirador) e Luan "Jockster" Cardoso (suporte).

A conquista foi a primeira de Revolta, um dos principais nomes do cenário brasileiro de LOL e que está sem clube desde que anunciou sua saída da INTZ em maio de 2021. Já micaO continua na INTZ fazendo parte do atual elenco da equipe. Quem também continua no cenário competitivo é Jockster, atualmente defendendo a FURIA Esports. Já Tockers teve sua útlima passagem no cenário pela Havan Liberty, atuando como treinador até novembro de 2020, enquanto Yang deixou o cenário competitivo em dezembro de 2020 ao anunciar sua saída da KaBum!

CBLOL 2015 - 2º Split: paiN Gaming

Segundo título do CBLOL da paiN foi conquistado em 2015 — Foto: Divulgação/Riot Games
Segundo título do CBLOL da paiN foi conquistado em 2015 — Foto: Divulgação/Riot Games

A paiN Gaming garantiu seu segundo título nacional no segundo split de 2015 ao derrotar a INTZ na grande final. Com um elenco recheado de estrelas e já com muita experiência, a paiN levou o título com Mylon, SirT, Kami, brTT e o suporte francês Hugo “Dioud” Padioleau com um sonoro 3 a 0 na grande final.

A conquista marcou o terceiro título de Mylon e brTT e o segundo de SirT e Kami. Já o francês Dioud conquistou à época o seu quarto título da carreira, depois de uma passagem vitoriosa pelas europeias Millenium e Gamers2. Atualmente, Dioud é embaixador da Team Vitality.

CBLOL 2016 - 1º Split: INTZ eSports

Segundo título da INTZ veio em 2016 — Foto: Divulgação/Riot Games
Segundo título da INTZ veio em 2016 — Foto: Divulgação/Riot Games

A INTZ chegou ao seu segundo título nacional no primeiro split de 2016 ao vencer a Keyd Stars na grande final por 3 a 0. Contando com o retorno de Revolta ao time, o quinteto Yang, Revolta, Tockers, micaO e Jockster foi o responsáveis pela segunda conquista dos Intrépidos.

O resultado foi prova do bom trabalho organizado pela INTZ desde 2015, dando início a um domínio que seguiu até o ínicio de 2017. Este também foi o ano em que o campeonato começou a ganhar maior visibilidade no público, com a final sendo transmitida na TV paga pelo SporTV.

CBLOL 2016 - 2º Split: INTZ eSports

Fechando um ano perfeito, INTZ conquistou o CBLOL nos dois splits — Foto: Divulgação/Riot Games
Fechando um ano perfeito, INTZ conquistou o CBLOL nos dois splits — Foto: Divulgação/Riot Games

O ano de 2016 foi especial para INTZ, pois, além de garantir terceiro título nacional no segundo split daquela temporada ao derrotar a CNB e-Sports Club por 3 a 1 na final, os Intrépidos também se tornaram, à época, o time com mais conquistas no cenário brasileiro de LoL, ultrapassando a paiN.

A façanha contou novamente com o quinteto Yang, Revolta, Tockers, micaO e Jockster, garantindo aos jogadores também o seu terceiro título individual do CBLoL. A INTZ também foi a primeira equipe que conseguiu conquistar os dois splits do torneio em um único ano.

CBLOL 2017 - 1º Split: RED Canids

Primeiro título da RED Canids veio em 2017 — Foto: Divulgação/Riot Games
Primeiro título da RED Canids veio em 2017 — Foto: Divulgação/Riot Games

Contando com reforços de peso, a RED Canids garantiu seu primeiro título brasileiro de League of Legends no primeiro split de 2017 ao derrotar a Keyd Stars por 3 a 0 na grande final. Contando com um elenco experiente e estrelado, o título foi conquistado por Leonardo “Robo” Souza (topo), Carlos Henrique “Nappon” Rucker (caçador), Tockers (meio) e Felipe “YoDa” Noronha (meio), brTT (atirador) e Gustavo “Sacy” Rossi (atirador) e o francês Dioud (suporte).

Essa foi a primeira vitória de YoDa no CBLOL, um dos grandes nomes do cenário competitivo do game da Riot no Brasil. Atualmente, YoDa é streamer e empresário. Já Robo continua sua trajetória como pro-player atuando pela paiN Gaming. Nappon se manteve no cenário como caster para a Riot Games. Por fim, Sacy saiu do cenário de LOL em 2020 e atualmente é atleta de Valorant na Team Vikings.

CBLOL 2017 - 2º Split: Team oNe

Team oNe surpreendeu a todos ficando com o título do CBLOL em 2017 — Foto: Divulgação/Riot Games
Team oNe surpreendeu a todos ficando com o título do CBLOL em 2017 — Foto: Divulgação/Riot Games

Em uma ascensão meteórica e surpreendente, chegando à elite do CBLOL através do Circuito Desafiante, a Team oNe sagrou-se campeã do segundo split de 2017 derrotando na final a então bicampeã paiN Gaming por 3 a 1. O título foi conquistado com elenco formado por Álvaro Miguel “VVert” Martins (topo), Alandreson “4Lan” Meireles (caçador), Bruno “Brucer” Pereira de Souza (meio) e João Luiz “Marfz” Piola (meio), Luís Felipe “Absolut” Carvalho (atirador) e Ygor “RedBert” Freitas (suporte).

Do time campeão, VVert (Polaris Gaming), Brucer (Leviatan Esports), Marfz (Rensga Academy) e RedBert (Flamengo Esports) continuam suas carreiras como pro-players de LOL. Absolut também continua no cenário profissional de LOL, mas agora como treinador do Flamengo Esports. Por sua vez, 4Lan se afastou do cenário competitivo em 2019, quando foi expulso pela Team oNe após estar envolvido em polêmicas de assédio sexual.

CBLOL 2018 - 1º Split: KaBum e-Sports

Segundo título da KaBum veio em 2018 — Foto: Divulgação/Riot Games
Segundo título da KaBum veio em 2018 — Foto: Divulgação/Riot Games

Reformulada e repetindo o feito da Team oNe, a KaBum e-Sports venceu o Circuito dos Desafiantes e, em seguida, garantiu o seu segundo título do CBLOL, vencendo a Keyd Stars por 3 a 2 em uma final eletrizante no primeiro split de 2018. O quinteto principal era formado por Lucca “Zantins” Martins Zanqueta Silva (topo), Filipe “Ranger” Brombilla de Barrios (caçador), Matheus “dyNquedo” Rossini Miranda (meio), Alexandre “TitaN” Lima dos Santos (atirador) e Marcelo “Riyev” Carrar (suporte).

Dos jogadores campeões em 2018, somente Zantins não atua mais no cenário competitivo, já que se retirou no final de 2019 após defender a Havan Liberty, enquanto Ranger (Flamengo Esports), dyNquedo (LOUD) e TitaN (RED Canids) continuam suas carreiras como jogadores. Já Riyev atualmente atua como treinador da LOUD.

CBLOL 2018 - 2º Split: KaBum e-Sports

Fechando um ano perfeito, a KaBum garantiu os dois splits de 2018 e o seu terceiro CBLOL — Foto: Divulgação/Riot Games
Fechando um ano perfeito, a KaBum garantiu os dois splits de 2018 e o seu terceiro CBLOL — Foto: Divulgação/Riot Games

Mantendo o mesmo quinteto que conquistou o primeiro split da temporada, a KaBum conquistou o seu terceiro título nacional. A equipe superou o Flamengo Esports por 3 a 2, conseguindo o título após disputar aquela que é considerada a final mais emocionantes da história do CBLOL.

Na final, a KaBum começou a série perdendo, mas se recuperou e chegou a abrir 2 a 1. Porém, viu o Flamengo empatar a série e levar a decisão do CBLOL para a última partida, quando atuações consistentes do quinteto concretizaram o ano perfeito para a KaBum.

CBLOL 2019 - 1º Split: INTZ e-Sports

Quarto título da INTZ veio em 2019 — Foto: Divulgação/Riot Games
Quarto título da INTZ veio em 2019 — Foto: Divulgação/Riot Games

Com um elenco reformulado, a INTZ confirmou o seu protagonismo no cenário nacional de LOL ao conquistar o seu quarto título no primeiro split de 2019, derrotando o Flamengo por 3 a 2 na final. Participaram da conquista Rodrigo “Tay” Panisa (topo), Diogo “Shini” Rogê (caçador), Bruno “Envy” Farias (meio), Guilherme “Mills” Uessler Conti (atirador) e RedBert (suporte).

Envy continua como jogador profissional defendendo a INTZ. Quem também continua no cenário é Tay, atualmente jogando pela LOUD e RedBert, que atua pelo Flamengo. Shini está sem clube desde maio deste ano, quando anunciou sua saída da INTZ, assim como Mills, que também em maio se desligou da INTZ Academy.

CBLOL 2019 - 2º Split: Flamengo Esports

Depois de dois vices seguidos, Flamengo conquistou o CBLoL em 2019 — Foto: Divulgação/Riot Games
Depois de dois vices seguidos, Flamengo conquistou o CBLoL em 2019 — Foto: Divulgação/Riot Games

Dois anos após o clube carioca iniciar sua trajetória nos eSports através do LOL, e de dois vices, o Flamengo Esports finalmente conseguiu seu primeiro título do CBLOL no segundo split de 2019 ao derrotar a INTZ por 3 a 2, algoz do primeiro split do mesmo ano. O quinteto rubro negro contou com os experientes e já campeões do CBLOL Robo (topo) e brTT (atirador), além do meio Bruno “Goku” Miyaguchi e dos sul-coreanos Lee “Shrimp” Byeong-hoon (caçador) e Han “Luci” Chang-hoon (suporte).

Como já mencionado anteriormente, Robo e brTT continuam atuando no cenário competitivo de LoL atuando pela paiN Gaming juntamente com o sul-coreano Luci. Já Goku continua defendendo o Flamengo. Por sua vez, Shrimp está sem clube desde que anunciou sua saída do Flamengo no final de 2019.

CBLOL 2020 - 1º Split: KaBum e-Sports

KaBum conquistou seu quarto título no 1º split de 2020, disputado online devido à pandemia — Foto: Divulgação/KaBum
KaBum conquistou seu quarto título no 1º split de 2020, disputado online devido à pandemia — Foto: Divulgação/KaBum

Afetado pela pandemia, o primeiro split de 2020 teve que ser disputado de forma online a partir da sexta rodada. A KaBum garantiu seu quarto título nacional, igualando o feito da INTZ à época ao vencer o Flamengo por 3 a 0 na final. No quinteto que garantiu o título estavam os sul-coreanos Lee “Parang” Sang-won (topo) e Na “Wiz” Yoo-joon (caçador), Arthur “Tutsz” Peixoto Machado (meio), Igor “DudsTheBoy” Lima Homem (atirador) e Denilson “Ceos” Oliveira Gonçalves (suporte).

Wiz e Tutsz atualmente são companheiros de time atuando pelo Flamengo Esports. DudsTheBoy e Ceos também continuaram juntos defendendo a LOUD. Já Wiz atualmente está jogando pela Undead BK da Argentina.

CBLOL 2020 - 2º Split: INTZ e-Sports

O penta da INTZ veio em 2020, consolidando a organização como a maior campeã brasileira de LoL — Foto: Divulgação/Riot Games
O penta da INTZ veio em 2020, consolidando a organização como a maior campeã brasileira de LoL — Foto: Divulgação/Riot Games

Os Intrépidos se tornaram a organização com mais títulos brasileiros de LOL no segundo split de 2020 conquistando o penta ao vencer a favorita paiN na grande final pelo placar de 3 a 1. Com apenas uma mudança no seu quinteto principal que havia vencido o primeiro split de 2019, a INTZ contou com Tay, Shini, Envy, micaO e RedBet para conquistar o quinto título nacional.

O duelo foi bastante equilibrado, com a INTZ vencendo a primeira partida e a paiN empatando logo a seguir. O confronto foi seguido igualavel até a quarta e última partida, quando os Intrépidos, aplicaram uma vitória impecavel sobre os rivais.

CBLoL 2021 - 1º Split: paiN Gaming

Terceiro título da paiN foi conquistado no primeiro split de 2021 — Foto: Divulgação/paiN Gaming
Terceiro título da paiN foi conquistado no primeiro split de 2021 — Foto: Divulgação/paiN Gaming

Com um quinteto estrelado e experiente, a paiN Gaming garantiu o seu terceiro título nacional ao vencer o primeiro split deste ano. A equipe superou a Vorax por 3 a 1 na grande final, disputada em abril deste ano. O elenco campeão contou com Robo (topo), Marcos “Cariok” Santos de Oliveira (caçador), tinOwns (meio), brTT (atirador) e o sul-coreano Luci (suporte).

A conquista deu a brTT o seu sexto título do CBLoL, tornando-se o jogador mais vitórioso da história da competição. O mesmo quinteto disputou o 2º split pela paiN e chegou à semifinal, fase em que foi eliminada para a Rensga Esports.

Com informações de Liquipedia e LoL Fandom

Mais recente Próxima LBFF Série B: veja tabela de times, pontuação, calendário e formato
Mais do TechTudo