Esports
Publicidade

Por Victor de Abreu, para o TechTudo


PogChamp era um dos emotes globais mais conhecidos da Twitch TV, plataforma de streaming de jogos. Presente no site desde 2012, a figurinha era utilizada para demonstrar emoções como surpresa e alegria durante transmissões. O PogChamp era uma emote que utilizava uma pessoa real, Ryan "Gootecks" Gutierrez, como o template original. No entanto, em 2021, foi banido após o mesmo se envolver em polêmicas. Confira, a seguir, curiosidades a respeito da história e banimento da figurinha na Twitch.

PogChamp é um emote que foi banido da Twitch TV; conheça polêmicas — Foto: Reprodução/Cross Counter TV
PogChamp é um emote que foi banido da Twitch TV; conheça polêmicas — Foto: Reprodução/Cross Counter TV

Problema com live na Twitch? Comente no Fórum do TechTudo

Quem é a pessoa por trás do PogChamp?

O rosto do PogChamp original pertence a Ryan "Gootecks" Gutierrez, um norte-americano que ficou famoso no cenário competitivo de Street Fighter. Gootecks competiu na franquia da Capcom por quase duas décadas e ficou conhecido pelos torneios de Street Fighter III: Third Strike, mas se destacou com Street Fighter IV. Embora tivesse sua habilidade reconhecida por outros competidores, Gootecks ganhou notoriedade pelo esforço para ajudar a comunidade do game a crescer ainda mais.

Ele também ficou conhecido por um canal no YouTube chamado Cross Counter TV, que se encontra praticamente inativo hoje em dia. Ao lado de Mike Ross, outro nome famoso na comunidade de jogos de luta, ele fazia podcasts e guias para jogos de luta. Além disso, Gootecks é autor de dois livros que falam sobre o mesmo assunto: o "Simplifying Street Fighter: A New Player's Guide to Preparing for Street Fighter 5", de 2015, e o "Fighting Game Fundamentals", de 2016.

Ryan "Gootecks" Gutierrez ficou famoso em competições de Street Fighter e na produção de conteúdo sobre o assunto — Foto: Divulgação/Stephanie Lindgren - Esports Photographer
Ryan "Gootecks" Gutierrez ficou famoso em competições de Street Fighter e na produção de conteúdo sobre o assunto — Foto: Divulgação/Stephanie Lindgren - Esports Photographer

Quando o emote surgiu?

O PogChamp foi colocado na lista de emotes globais da Twitch em novembro de 2012 e se tornou um dos mais utilizados na plataforma. No entanto, a expressão em questão apareceu dois anos antes, em um vídeo do canal Cross Counter TV intitulado "Cross Counter Bloopers! With Gootecks and Mike Ross". O vídeo tinha o objetivo apenas de mostrar as falhas de gravação de um dos episódios do Cross Counter TV. Porém, em um dos diversos momentos cômicos do vídeo, Gootecks acabou se surpreendendo com algo feito pelo cinegrafista e fez a famosa expressão que se tornou histórica na Twitch.

Vale destacar que Gootecks não foi a única pessoa a ter seu rosto como um emote global na plataforma. Outros bons exemplos são o emote "Jebaited", cuja expressão pertence ao organizador de eventos de jogos de luta Alex "Jebailey" Jebailey, o "DansGame", que se trata de uma expressão feita pelo streamer Dan "Dansgaming", e o "Trihard", que conta com o rosto do famoso speedrunner e streamer Mychal "Trihex" Jefferson.

Significado

A expressão "PogChamp" também é derivada de um vídeo do Cross Counter TV, chamado de "Pogs Championship: gootecks vs Mike Ross - Madcatz Promo", de 2011. No vídeo, Gootecks e Mike Ross estão jogando "Pogs", um game em que os participantes utilizam pequenos discos, também conhecidos como "tazo". O objetivo é simples: derrubar uma torre de discos lançando outro objeto na direção dela.

O vídeo mostra Mike Ross na vantagem no começo, mas Gootecks acaba vencendo o jogo utilizando um controle arcade para derrubar a torre. Dessa forma, Gootecks se tornou o Pog Champion, ou campeão do jogo de Pogs. Abreviada, a expressão ficou "PogChamp" e assim surgiu o nome do emote.

Por que foi banido?

O PogChamp foi retirado da lista de emotes globais da Twitch após Gootecks fazer comentários em seu Twitter apoiando a invasão no Capitólio em Washington, nos Estados Unidos, em janeiro de 2021. Na ocasião, estava para ocorrer a cerimônia que reconheceria a vitória de Joe Biden nas últimas eleições presidenciais dos Estados Unidos, mas diversos eleitores do Partido Republicano acabaram iniciando uma invasão. A Twitch não se estendeu tanto em seu pronunciamento e explicou rapidamente que o banimento do emote se deu após Gootecks encorajar mais atos violentos no local.

Ao mesmo tempo, a plataforma também lembrou que gostaria que o sentimento do "Pog" permanecesse vivo, pois ele significava muito mais do que o rosto de uma pessoa e já fazia parte da cultura do site. Assim, com a ajuda da comunidade, deu-se início à busca por um novo design para o PogChamp.

A escolha de um substituto, The PogChampening

Poucos dias após a remoção do PogChamp de Gootecks, a Twitch deu início a um campeonato para eleger o novo PogChamp. Imagens de streamers famosos traziam uma expressão muito semelhante à do PogChamp original. Os emotes foram alternados a cada 24 horas durante um total de 35 dias. Entre os streamers que apareceram como "PogChamp", esteve o brasileiro Alexandre "Gaules" Borba, um dos maiores nomes da plataforma atualmente.

Passados 35 dias e 35 PogChamps diferentes, a Twitch lançou uma votação, a "The PogChampening". Nela, a comunidade pôde decidir qual seria a cara do novo emote. O vencedor da votação não foi um streamer, mas, sim, um Dragão de Komodo. Entre os rostos desse período, estava o KomodoHype, um emote global que mostra um Dragão de Komodo com a boca aberta, como se estivesse alegre com algo. Conforme decidido pela comunidade, a Twitch colocou o KomodoHype como PogChamp, que permanece assim até hoje.

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

JOGOS QUE VIRARAM FENÔMENO NA TWITCH

Mais recente Próxima Zadie de Fortnite: conheça uma das skins mais raras do Battle Royale
Mais do TechTudo