Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Gabriel Santos, para o TechTudo


O Android é o sistema operacional mais utilizado no mundo atualmente. São mais de 2,5 bilhões de usuários, segundo dados revelados no evento Google I/O deste ano. Durante a conferência anual da empresa, também foi anunciada a versão mais recente do sistema do Google, o Android 10 (Q).

Lançado oficialmente em 2008, o Android acumulou muita história, e isso inclui curiosidades que poucas pessoas conhecem. O TechTudo preparou uma lista com dez perguntas e respostas sobre o sistema operacional, incluindo a origem do nome e do famoso robozinho que ilustra a marca.

O mascote do Android foi criado pela designer russa Irina Blok — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo
O mascote do Android foi criado pela designer russa Irina Blok — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é Android?

O Android é um sistema operacional desenvolvido pelo Google para dispositivos móveis. O software é responsável por gerenciar todas as tarefas do seu celular, além de fornecer uma interface visual para que seja possível sua utilização pelo usuário.

2. Como foi criado?

A empresa Android Inc. foi fundada em 2003, na Califórnia, pelos empresários Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e Chris White. Inicialmente, o sistema operacional seria para câmeras fotográficas, mas esse mercado não era tão grande na época. Por isso, o foco passou a ser dispositivos móveis, rivalizando com o Symbian e o Windows Mobile. Segundo Rubin, a ideia era proporcionar "dispositivos móveis mais inteligentes que estejam mais cientes das preferências e da localização do seu dono".

3. Quando o Google entrou na história?

O Android Inc. só foi adquirido pelo Google em 2005. O sistema foi desenvolvido baseado no kernel do Linux. Entre as promessas estavam a flexibilidade e a atualização do sistema operacional.

4. Como foi a primeira versão?

O Android ganhou um protótipo em 2006 chamado “Sooner”. Ainda não havia uma tela touchscreen e o aparelho contava com um teclado QWERTY. No entanto, ele sofreu alterações para competir com outros dispositivos lançados na mesma época, como o LG Prada e o iPhone, da Apple.

5. Qual foi o primeiro dispositivo a receber Android?

O Android foi revelado ao mundo em 2007 como uma plataforma de código aberto (open source) para dispositivos móveis. O primeiro smartphone disponível comercialmente que recebeu o sistema foi o HTC T-Mobile G1, lançado em 22 de outubro de 2008. O aparelho contava com uma janela de notificações, integração com Gmail e uma central para downloads de aplicativos chamada Android Market.

Primeiro celular com sistema Android foi o HTC T-Mobile G1; aparelho tinha tela deslizante — Foto: Divulgação/T-Mobile
Primeiro celular com sistema Android foi o HTC T-Mobile G1; aparelho tinha tela deslizante — Foto: Divulgação/T-Mobile

6. Como surgiu o nome da empresa?

O nome do sistema operacional surgiu devido ao amor por robótica do seu criador, Andy Rubin. “Android” foi o apelido que ele recebeu dos colegas e, posteriormente, batizou a empresa. Curiosamente, o endereço "android.com" era o site pessoal de Rubin até 2008.

7. De onde surgiu o robô?

O mascote da empresa foi criado pela designer russa Irina Blok. A inspiração veio dos desenhos que ficam na porta dos banheiros distinguindo o acesso entre o masculino e o feminino. A única exigência da empresa era que a logo fosse um robô. Internamente, esse mascote é chamado de Bugdroid.

Também é possível notar a semelhança entre o robozinho verde e o personagem Android do jogo Gauntlet: The Third Encounter, lançado em 1990 para Atari Lynx.

8. Por que as versões têm nomes de doces?

Você já deve ter percebido que todas as versões do Android têm nomes de doces, seguindo uma sequência alfabética. Oficialmente, a tradição começou a partir do Android 1.5. São eles: Cupcake, Donut, Eclair, Froyo, Gingerbread, Honeycomb, Ice Cream Sandwich, Jelly Bean, KitKat, Lollipop, Marshmallow, Nougat, Oreo e Pie.

Segundo Randall Sarafa, porta-voz do Google, os nomes surgiram como uma piada interna na empresa, começando com o Android 1.5 Cupcake. Durante a apresentação do Android 4.4 KitKat, em 2013, a empresa explicou que esta tradição ocorre porque os smartphones e tablets com seu sistema adoçam a vida dos usuários.

Rodando Android 4.4.2 (KitKat)no OneTouch POP2 — Foto: Lucas Mendes/TechTudo
Rodando Android 4.4.2 (KitKat)no OneTouch POP2 — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

9. Quais versões foram mais marcantes?

Entre tantas versões, várias delas marcaram época com suas novidades. Um dos destaques fica para o Android 1.5 Cupcake, que introduziu o teclado virtual como conhecemos. O Android 2.3 Gingerbread, primeiro a ter giroscópio, tornou possível usar aplicativos que necessitam do posicionamento do dispositivo ou da identificação de movimento.

O Jelly Bean (4.1, 4.2 e 4.3) teve como destaque o surgimento do Google Now, o assistente pessoal da empresa que permite responder dúvidas e fazer indicações baseadas nas pesquisas e interesses do usuário. O Android 5.0 Lolllipop renovou a interface do aparelho, introduzindo o conceito de Material Design.

O Android 6.0 Mashmallow trouxe o desbloqueio por toque e a mudança dos conectores para o padrão USB-C. O Android 7.0 Nougat foi o primeiro a ter a função de tela dividida, enquanto o Android 10 (Q) inclui suporte para a rede móvel 5G.

10. Além de smartphones e tablets?

O Android tem como foco dispositivos móveis, como smartphones e tablets, mas não é exclusivo para eles. Por ser um sistema aberto e customizável, também está disponível em outros equipamentos eletrônicos. Isso inclui smart TVs (Android TV e Google TV), câmeras fotográficas (Samsung Galaxy Camera) e até mesmo videogames (Ouya).

Novo Android 10 (Q) é anunciado em evento do Google: saiba tudo

Novo Android 10 (Q) é anunciado em evento do Google: saiba tudo

Quais são os melhores aplicativos para Android? Comente no Fórum do TechTudo

Mais recente Próxima Windows 10 ganha tema nostálgico; saiba instalar
Mais do TechTudo