Sistemas Operacionais
Publicidade

Por Maria Dias, para o TechTudo


O Google prepara a próxima atualização do sistema operacional, o Android 10 (Q). A nova versão do Android é aguardada por usuários e desenvolvedores que especulam as novidades que devem ser lançadas. Entre elas estão o "Modo Escuro", para um maior conforto da visão em ambientes com pouca luz; sistema de reconhecimento facial, já usado pela rival Apple no Face ID; telas simultâneas para otimizar uso de vários apps ao mesmo tempo; e botão de emergência para casos de urgência. O lançamento do software e as funcionalidades devem ser oficializados no evento Google I/O 2019, que ocorre entre os dias 7 e 9 de maio, nos Estados Unidos.

Os mais ansiosos puderam experimentar uma primeira versão de teste do Android 10 (Q), liberada em março apenas para desenvolvedores e usuários do celular Google Pixel. Entre as novidades já conferidas na versão beta, estavam recursos adicionais de privacidade e segurança, velocidade na inicialização de aplicativos e personalização de itens de interface, como fontes, ícones e cores. Para saber mais sobre as possíveis inovações do Google, o TechTudo reuniu uma lista com dez funcionalidades aguardadas para o novo sistema operacional.

Celulares vão receber nova versão do sistema Android ainda neste ano — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo
Celulares vão receber nova versão do sistema Android ainda neste ano — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Tarefas simultâneas

A fim de acompanhar a tendência do mercado de aparelhos celulares, que aposta em telas dobráveis, o Google anunciou uma melhoria no suporte para a nova tecnologia no Android 10 (Q). Com ela, é possível utilizar duas aplicações de maneira simultânea, em tela dividida. As mudanças para a próxima versão do sistema devem aperfeiçoar a função e sua usabilidade.

Outra novidade para a execução de tarefas simultâneas é a função "Bubble". Disponível na segunda versão teste do Android 10 (Q), ela permite que o usuário tenha fácil acesso a um aplicativo com o qual queira interagir, sem deixar de lado a ação em andamento no outro. Um bom uso do recurso é para a visualização de mensagens – como já ocorre com o app Messenger –, e que deve estar embutido na nova versão do sistema para qualquer outro software.

Android 10 (Q) pode trazer maior suporte para telas dobráveis — Foto: Divulgação/Google
Android 10 (Q) pode trazer maior suporte para telas dobráveis — Foto: Divulgação/Google

2. Privacidade do usuário

A privacidade do usuário é um dos objetivos principais das atualizações no sistema operacional. No Android 10 (Q), isso deverá ser confirmado com as iniciativas do Projeto Strobe, divulgado pelo Google em 2018. A iniciativa estabelece novas diretrizes de proteção para uso do sistema, entre elas está a possibilidade do usuário limitar a coleta de dados de aplicativos apenas para quando estiverem ativos ou em segundo plano.

Além disso, outra expectativa é que os usuários possam ter um controle detalhado sobre a aplicação dos dados compartilhados com os aplicativos, com a autonomia de escolher quais desejam ou não dividir com outras empresas. As permissões para acessar histórico de chamadas e SMS por parte dos softwares também serão limitadas.

Usuário deverá controlar mais a proteção de seus dados no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google
Usuário deverá controlar mais a proteção de seus dados no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

3. Reconhecimento facial

Recurso disponível em celulares iPhone (iOS) desde setembro de 2017, o reconhecimento facial para desbloqueio e acesso ao aparelho é esperado no Android 10 (Q). Com base em informações vazadas da próxima versão do Android, o Google teria investido em um suporte nativo para habilitar a função. Além das alternativas de desbloqueio, é esperado que o reconhecimento facial seja utilizado para autorizar compras e acessar aplicativos.

Suposta aposta do Google em reconhecimento facial deve chegar com Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google
Suposta aposta do Google em reconhecimento facial deve chegar com Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

4. Modo Escuro

O "Modo Escuro" já está presente na versão teste do Android 10 (Q) com o objetivo de trazer mais conforto para o usuário em ambientes de pouca luz. O ajuste do brilho da tela é feito automaticamente em todo o sistema, o que evita futuros problemas de visão pela exposição exagerada à luminosidade. A alternativa também é aguardada no WhatsApp em 2019 – rede social mais popular do mundo.

De acordo com o site Android Police, o uso na versão beta está incompleto e apresenta algumas dificuldades. Além das configurações terem sido removidas pelo Google, a execução do recurso pode comprometer o funcionamento de alguns aplicativos. A possível novidade já foi apresentada de forma limitada no Android 9 (Pie), última atualização do sistema operacional. A expectativa é de que o tema seja expandido para o Android 10 (Q).

Modo escuro já pode ser acessado de modo limitado no Android 9 Pie — Foto: Helito Beggiora/TechTudo
Modo escuro já pode ser acessado de modo limitado no Android 9 Pie — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

5. Personalização da interface

A primeira versão beta do Android 10 (Q) também já apresenta a possibilidade do usuário definir ajustes temáticos para o sistema. A personalização pode ser feita na escolha de cores para os destaques, assim como nos formatos de ícones e fontes para textos. A ação é limitada: apenas algumas cores podem ser escolhidas (azul padrão, verde, preta e roxa) e sua incorporação à versão final da atualização não está garantida.

6. Atalhos de compartilhamento

Com o objetivo de facilitar para o usuário o compartilhamento de informações, o Android 10 (Q) deve apresentar a função "Atalho de Compartilhamento". Com ela, será possível visualizar um conteúdo e, a partir dele, abri-lo em outro aplicativo para realizar ações específicas. O recurso é parecido com os atalhos da versão da atual do Android e também deve ser exibido no menu de compartilhamento do sistema.

Atalhos de compartilhamento prometem facilitar a disseminação de conteúdo no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google
Atalhos de compartilhamento prometem facilitar a disseminação de conteúdo no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

7. Modo Desktop

Uma ideia aguardada no mundo da tecnologia é a possibilidade dos sistemas operacionais de celulares mostrarem uma versão desktop nativa. A Samsung foi pioneira no experimento e trouxe à interface do Galaxy Note 9 um comportamento limitado, semelhante ao de um computador. Aparentemente, o Google também está desenvolvendo aplicações nesse sentido e, por isso, a expectativa é de que o Android 10 (Q) entregue um suporte nativo para interface desse tipo.

O indício de que a funcionalidade pode estar a caminho vem da nova versão teste do software, liberada apenas para desenvolvedores. Eles conseguem acessar uma opção que força o modo experimental de desktop em telas secundárias. Para ser ativada, a função ainda requer implementação de um código.

8. Deep Press

Um desenvolvedor identificado como Till Kottmann (@deletescape) utilizou sua conta no Twitter durante esta semana para divulgar um possível novo recurso do Android 10 (Q): o Deep Press. A funcionalidade é basicamente um 3D Touch, semelhante ao implementado pela Apple em 2014.

Não se sabe exatamente o objetivo principal da funcionalidade para a nova atualização do sistema, mas especula-se que o uso seja parecido ao realizado pela concorrente. A informação não é oficial e foi divulgada pelo desenvolvedor com base em códigos identificados em versões prévias do sistema Android.

Touch ID já é recurso em iPhone desde 2014; usuários aguardam função semelhante no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Apple
Touch ID já é recurso em iPhone desde 2014; usuários aguardam função semelhante no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Apple

9. Câmera

O efeito "Dynamic Depth" deve ser aplicado de forma nativa pela câmera do Android 10 (Q). Dessa forma, o software irá oferecer funções que já apliquem efeitos de profundidade e fundo borrado às imagens. A tecnologia consiste em um JPEG combinado aos metadados de mapeamento de profundidade – alternativa já usada por apps de edição de imagens com a mesma intenção. Ao ser incorporado ao mecanismo de captura, a função entrega ao usuário resultados ainda melhores que os aplicativos de edição.

Aplicativo de câmera deverá apresentar efeitos de profundidade e fundo borrado no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google
Aplicativo de câmera deverá apresentar efeitos de profundidade e fundo borrado no Android 10 (Q) — Foto: Divulgação/Google

10. Botão de emergência

Um recurso presente na versão de teste do Android 10 (Q) é a nova forma de disponibilizar informações ou realizar chamadas de emergência. Quando o usuário pressiona o botão de ligar/desligar o aparelho é possível ver uma seção no menu que indica "Emergência". Ao acessar, é exibido um discador na tela, além de uma barra superior para que sejam preenchidas informações sobre si, como medicação, alergias, contatos etc. O objetivo da funcionalidade é facilitar ações em casos urgentes.

Via XDA Developers (1 e 2), Android Police e TechRadar

Como baixar Fortnite em celulares com Android

Como baixar Fortnite em celulares com Android

Mais recente Próxima Celular Android pode ser usado como chave de segurança contra phishing
Mais do TechTudo