Robô aspirador
Publicidade
Por , para o TechTudo


Robôs aspiradores oferecem diversas vantagens em comparação a modelos tradicionais ou outros métodos de limpeza. Existem opções disponíveis no mercado com recursos, qualidade e preços diferentes. Por isso, saber qual modelo atende às suas necessidades é fundamental na hora de decidir qual comprar.

Entre os principais aspectos que o consumidor deve levar em consideração estão a duração da bateria, o barulho durante o uso, recursos e, claro, a qualidade de limpeza. Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com os principais fatores a que você deve ficar atento antes de escolher o seu robô aspirador.

Robô aspirador em chão de madeira — Foto: Pexels
Robô aspirador em chão de madeira — Foto: Pexels

📝 Aspirador de pó robô limpa mesmo? Saiba no Fórum TechTudo

1. Pense nas características da sua casa

Antes de conhecer as especificações dos robôs aspiradores, é preciso ter em mente as principais características da sua casa. Esse exercício vai ajudar você a alinhar o investimento necessário com suas reais necessidades. Primeiramente, é fundamental saber o tamanho da área que deve ser coberta pelo dispositivo, assim como verificar quais tipos de piso existem na casa.

Além disso, vale observar a quantidade de objetos e móveis que o aspirador robô deverá transpor. Outra preocupação é a presença de escadas, que podem ser um perigo caso seu dispositivo não tenha recursos como mapeamento ou sensores de qualidade. Feito isso, você deve ser capaz de determinar quais são as principais necessidades que o modelo a ser comprado deve suprir.

2. Mapeamento e recursos smart

Os aspiradores robôs utilizam uma variedade de sensores para navegar e mapear o ambiente, úteis para evitar obstáculos, detectar quedas e determinar sua posição no espaço. Alguns modelos utilizam câmeras para capturar imagens do local, para que, assim, o software do dispositivo crie um mapa e determine a sua posição dentro da casa.

Mais recentemente foram lançados aparelhos com o telêmetro a laser, conhecido como LiDAR. Com essa tecnologia, o robô emite um feixe que reflete nos objetos e retorna ao sensor, com a promessa de calcular a distância e criar um mapa detalhado.

Um Robô aspirador de alta qualidade tende a ter recursos de mapeamento  — Foto: Reprodução/Freepik
Um Robô aspirador de alta qualidade tende a ter recursos de mapeamento — Foto: Reprodução/Freepik

Nos melhores dispositivos do mercado, o mapa da sua residência fica armazenado nos aplicativos disponibilizados pela fabricante, que também podem ser úteis para escolhas de funções ou controle do aparelho. Além disso, aspiradores robô podem vir equipados com recursos smart, como controle por voz por meio de assistentes virtuais como Alexa, Google Assistente e Siri.

3. Qualidade de limpeza

Os aspiradores robôs podem oferecer uma qualidade de limpeza bastante variada, dependendo de fatores como tecnologia de navegação, potência de sucção, tipos de escovas e filtros utilizados. Esse é um dos fatores mais cruciais na decisão de compra, justamente por determinar a eficácia do aparelho em manter sua casa limpa.

Por exemplo, a potência de sucção é fundamental para a capacidade do robô de retirar sujeira, poeira, detritos maiores e pelos animais. Uma dica é verificar a especificação de potência de sucção, geralmente medida em Pascals (Pa). Quanto maior for esse valor, mais eficaz o dispositivo será na tarefa de limpar tapetes ou sujeiras mais pesadas.

Também é importante levar em consideração a quantidade e a qualidade das escovas do aparelho. Esses componentes garantem a limpeza de cantos e bordas que outros tipos de aspiradores podem não alcançar.

4. Modos de limpeza

A variedade de modos de limpeza disponíveis em aspiradores robôs é um fator chave na decisão de compra, pois determina quão bem o dispositivo pode se adaptar às necessidades específicas da sua casa. Existem modelos que, além de contar com rotinas de sucção, estão equipados com recurso de esfregão.

Nesse modo, o robô utiliza um reservatório de água para passar pano, algo que tende a proporcionar uma limpeza mais profunda em pisos duros. Inclusive, isso pode ser complementado com a função aspiração — mais um fator que é interessante estar presente.

Por fim, alguns dispositivos são capazes de detectar a presença de carpetes e tapetes, com o objetivo de mudar automaticamente da função esfregão para modos de limpeza seca. Esses são recursos que tendem a aumentar o preço do robô aspirador. Por isso, é necessário entender quais modos são indispensáveis para sua rotina, assim como de quais você pode abrir mão e economizar.

A qualidade de limpeza e os modos disponíveis nos robôs aspiradores podem impactar no seu preço — Foto: Divulgação/Xiaomi
A qualidade de limpeza e os modos disponíveis nos robôs aspiradores podem impactar no seu preço — Foto: Divulgação/Xiaomi

5. Duração de bateria

A duração de bateria do robô aspirador é outro fator que os consumidores devem levar em consideração, ainda que os modelos disponíveis no mercado sejam capazes de abranger a maioria das residências com uma única carga. Caso a área de limpeza seja a de um apartamento ou uma casa pequena, não é necessário adquirir aparelhos com foco na bateria. Por outro lado, em locais maiores, um dispositivo com autonomia de 120 minutos ou mais pode ser o ideal.

Como dito anteriormente, é sempre importante que o usuário tenha em mente as especificações da sua residência para adquirir o produto correto. No caso da bateria, além do tamanho a ser percorrido, vale levar em consideração se o aspirador robô terá que lidar com diferentes pisos durante as rotinas programadas. A limpeza de carpetes é um exemplo de limpeza que demanda uma carga maior de bateria.

6. Barulho durante o uso

O nível de ruído produzido pelo robô aspirador durante o seu funcionamento também é algo a ser levado em conta — assim como acontece em outros eletrodomésticos. Para pessoas que trabalham de casa, por exemplo, o barulho pode ser uma distração significativa.

Um aspirador robô silencioso permite manter o ambiente limpo sem interromper a concentração ou chamadas de trabalho. Além disso, esses aparelhos podem funcionar durante a noite sem causar perturbações ou atrapalhar o sono.

Um robô aspirador com alta autonomia pode ser útil para grandes casas — Foto: Divulgação/Electrolux
Um robô aspirador com alta autonomia pode ser útil para grandes casas — Foto: Divulgação/Electrolux

Com informações de Ecovac e Tom's Guide

🎥 Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça

Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça

Ballie é o robô assistente multitarefas da Samsung; conheça

Mais recente Próxima Robô aspirador vale a pena? 3 motivos para comprar — e 3 para não comprar
Mais do TechTudo