Sistemas Operacionais
Publicidade
Por , para o TechTudo


A Apple anunciou um novo sistema operacional para seus computadores, o macOS Sequoia. O anúncio foi feito durante a WWDC 2024, Conferência Anual da Apple para Desenvolvedores (em tradução literal), que apresenta os principais lançamentos da empresa. Uma das grandes novidades do software será o Apple Intelligence, que levará a inteligência artificial (IA) a diversas ferramentas do sistema. Além disso, haverá uma função nativa para espelhamento do iPhone, sendo possível controlar o aparelho por meio do Mac. Neste guia, saiba tudo sobre o macOS Sequoia, quais os novos recursos, como baixar e mais.

Novo sistema operacional da Apple permitirá o espelhamento de tela do iPhone e outros recursos; confira — Foto: Reprodução/Apple
Novo sistema operacional da Apple permitirá o espelhamento de tela do iPhone e outros recursos; confira — Foto: Reprodução/Apple

📝Como entrar em contato com a assistência técnica da Apple? Usuários respondem no Fórum TechTudo

A seguir, confira tudo que você vai encontrar neste guia sobre o macOS Sequoia. Confira o índice:

  1. macOS Sequoia: tudo que se sabe até agora
  2. macOS Sequoia: o que muda?
  3. Apple Intelligence
  4. iPhone Mirroring
  5. Antecessores do macOS Sequoia
  6. Como baixar a demo do macOS Sequoia

1. macOS Sequoia: tudo que se sabe até agora

A Apple revelou o macOS Sequoia durante a WWDC 2024, demonstrando os novos recursos que prometem deixar o sistema operacional mais produtivo e inteligente. Assim como os outros produtos da marca, o software terá acesso ao Apple Intelligence, a ferramenta com IA integrada que pode ser usada para ajudar em tarefas diárias, como escrever, revisar e resumir textos em diversos produtos, incluindo Mail, Notas, Pages e aplicativos de terceiros.

O novo sistema operacional também terá uma maior integração com o ecossistema da Apple, sendo possível espelhar e controlar outros dispositivos pelo macOS. Além disso, o Safari receberá uma grande atualização, apresentando o recurso “Destaques”, que ressalta as informações relevantes dos sites, aprimorando a experiência de navegação. Outro recurso relevante é o novo aplicativo Senhas, que permite salvar e organizar as informações de login em diferentes dispositivos.

macOS Sequoia terá ferramenta de IA integrada e outros recursos — Foto: Divulgação/Apple
macOS Sequoia terá ferramenta de IA integrada e outros recursos — Foto: Divulgação/Apple

2. macOS Sequoia: o que muda?

O macOS Sequoia apresenta alguns avanços em relação aos sistemas anteriores. Além de integrar IA, espelhar o iPhone e deixar o Safari mais inteligente, o novo software conta com outras novidades interessantes. No quesito produtividade, o sistema operacional trará maior facilidade na organização de janelas, sendo possível posicioná-las de maneira customizada para que mais aplicativos fiquem visíveis.

Outro recurso bastante relevante para quem usa um computador da Apple para trabalho será o “Presenter preview”, que permite que o usuário ensaie uma apresentação vendo exatamente o que será compartilhado em aplicativos de chamadas de vídeo antes de iniciar a apresentação. Para os gamers, a Apple promete uma experiência mais imersiva, além da chegada de novos títulos, como Assassin’s Creed Shadows, Frostpunk 2, entre outros.

Alguns aplicativos também receberão atualizações relevantes. O Maps, por exemplo, apresentará mapas topográficos com informações detalhadas sobre trilhas e caminhadas. No app Notas, será possível gravar áudios e gerar automaticamente uma transcrição da fala. Já a galeria irá organizar de forma inteligente as fotos, separando-as por tópicos como “Recentes”, “Viagens”, etc.

O Safari apresentará os Destaques na página e terá uma navegação aprimorada — Foto: Divulgação/Apple
O Safari apresentará os Destaques na página e terá uma navegação aprimorada — Foto: Divulgação/Apple

3. Apple Intelligence

O Apple Intelligence foi uma das grandes novidades apresentadas pela empresa no WWDC 2024. O sistema com inteligência artificial generativa estará disponível para todos os dispositivos da marca, incluindo iPhone, iPad e MacBook. Com a ferramenta, será possível reescrever e-mails, corrigir erros de escrita e resumir textos longos, tudo isso dentro dos próprios aplicativos.

Além dos recursos de texto, a IA também será usada para criar imagens a partir de comandos de texto e gerar emojis personalizados. A ferramenta ainda permitirá criar filmes personalizados a partir de fotos, buscar mais facilmente um item na galeria, edição de fotos inteligente, dentre outras funcionalidades.

Apple Intelligence vai integrar IA a vários aplicativos — Foto: Reprodução/Apple
Apple Intelligence vai integrar IA a vários aplicativos — Foto: Reprodução/Apple

A Apple Intelligence também será utilizada para aprimorar as habilidades da Siri, que deve se tornar muito mais poderosa e útil. O modelo de linguagem irá ajudar a assistente virtual a entender melhor os comandos, aumentando sua capacidade de comunicação e deixando-a mais natural. Além disso, a Siri conseguirá aprender os seus costumes e configurações, oferecendo respostas mais personalizadas. De acordo com a Apple, esta atualização marcará "uma nova Era para a Siri".

4. iPhone Mirroring

Como já mencionado, um dos recursos mais interessantes do macOS Sequoia é o Espelhamento de iPhone. No novo sistema, além de ser possível ver a tela do dispositivo móvel no computador, o usuário também poderá controlar o aparelho a distância, permitindo uma maior integração do ecossistema Apple. O recurso ainda permitirá que o usuário receba as notificações do iPhone diretamente no Mac.

Em uma atualização futura, o Espelhamento do iPhone possibilitará que documentos, fotos e vídeos sejam transferidos entre o smartphone e o Mac facilmente, apenas arrastando e soltando os arquivos. Isso permitirá uma maior continuidade, sendo possível iniciar um trabalho no celular e terminá-lo no computador de maneira descomplicada.

Com o macOS Sequoia, será possível espelhar e controlar o iPhone pelo computador — Foto: Divulgação/Apple
Com o macOS Sequoia, será possível espelhar e controlar o iPhone pelo computador — Foto: Divulgação/Apple

5. Antecessores do macOS Sequoia

O macOS Sequoia é o sistema operacional mais recente da Apple, previsto para ser lançado no último trimestre deste ano, ainda sem data definida. Atualmente, o sistema operacional disponível para o público geral é o macOS Sonoma, que está em sua versão 14.5. Lançado em 2023, o software trouxe alguns aprimoramentos que melhoraram o desempenho e usabilidade dos aparelhos, como widgets na Mesa do computador, aplicativos do iPhone, videoconferências e enquadramentos inteligentes, entre outros. A seguir, relembre a evolução do macOS:

  • Mac OS X Cheetah;
  • Mac OS X Puma;
  • Mac OS X Jaguar;
  • Mac OS X Panther;
  • Mac OS X Tiger;
  • Mac OS X Leopard;
  • Mac OS X Snow Leopard;
  • OS X Lion;
  • OS X Mountain Lion;
  • OS X Mavericks;
  • OS X Yosemite;
  • OS X El Capitan;
  • macOS Sierra;
  • macOS High Sierra;
  • macOS Mojave;
  • macOS Catalina;
  • macOS Big Sur;
  • macOS Monterey;
  • macOS Ventura;
  • macOS Sonoma.

6. Como baixar a demo do macOS Sequoia

Por enquanto, o macOS Sequoia só estará disponível em versão Beta, ou seja, continua em fase de testes. Desenvolvedores cadastrados no Apple Developer Program poderão fazer o download antecipado do sistema operacional para que consigam analisar a compatibilidade de programas e aplicativos, corrigindo possíveis erros e reportando bugs do software.

Para se cadastrar no programa, basta acessar o site “https://developer.apple.com/” e clicar em “Enroll”. Será necessário criar um cadastro usando o ID Apple que está conectado no dispositivo. Para baixar o macOS Sequoia, o usuário precisará acessar o link “https://beta.apple.com/” e fazer login com o ID de desenvolvedor. O download estará disponível a partir do próximo mês. Vale ressaltar, no entanto, que o software ainda está em fase de testes, sendo assim, pode apresentar muitos erros, bugs e travamentos. Por isso, seu uso só é indicado para desenvolvedores experientes.

Com informações de Apple 1, 2, 3.

Veja também: iOS 18: tudo que você precisa saber sobre o novo sistema do iPhone

iOS 18: tudo que você precisa saber sobre o novo sistema do iPhone

iOS 18: tudo que você precisa saber sobre o novo sistema do iPhone

Mais recente Próxima Windows 11 vale a pena? Confira os prós e contras do sistema operacional
Mais do TechTudo