Placas
Publicidade
Por , para o TechTudo


O Snapdragon X Elite é o novo processador da Qualcomm para notebooks com foco no suporte de atividades relacionadas a inteligência artificial (IA). Anunciado inicialmente no final de 2023, o chip foi lançado com a capacidade recorde de, segundo a empresa, 45 TOPS — trilhões de operações de segundo. Além disso, conta com até 12 núcleos, sendo dois deles responsáveis pelo alto desempenho. A Microsoft afirmou que, graças a estas configurações técnicas, notebooks com Snapdragon X Elite chegam a ser 50% mais rápidos que os MacBook Air com M3 da Apple.

O processador também já está presente em diversos novos notebooks de empresas como Samsung, Acer, Asus, Dell, HP e Lenovo. O chip promete facilitar a realização de tarefas do dia a dia, principalmente com o Copilot, o assistente virtual inteligente para notebooks da Microsoft. Com ele, é possível fazer pesquisas na internet, criar conteúdos criativos ou até mesmo gráficos em cima de uma base de dados. Veja, a seguir, mais detalhes sobre o Snapdragon X Elite.

Veja mais detalhes sobre o novo Qualcomm Snapdragon X Elite — Foto: Divulgação/Qualcomm
Veja mais detalhes sobre o novo Qualcomm Snapdragon X Elite — Foto: Divulgação/Qualcomm

O que é e como funciona o Snapdragon X Elite?

O Snapdragon X Elite é um processador anunciado pela Qualcomm pela primeira vez no final de 2023, descrito pela fabricante como um novo e promissor chip baseado em ARM para laptops Windows. O chip promete um alto desempenho, tornando possível a navegação no notebook de forma mais rápida e em um ambiente de trabalho multitarefa, aumentando a criatividade e a produtividade do usuário.

O processador X Elite conta uma CPU Qualcomm Oryon de 12 núcleos, indicado para as cargas de trabalho mais exigentes, e um Dual-Core Boost para uma capacidade de resposta mais rápida. Além disso, o chip é indicado para os gamers devido à GPU Qualcomm Adreno, que é promete oferecer taxas de gráficos satisfatórias e gameplay mais fluido.

Apesar do alto desempenho, o Snapdragon X Elite também oferece um suporte de baixo consumo de energia para o sistema superalimentado, chegando a ter uma autonomia energética de vários dias com apenas uma carga. Inclusive, vale dizer que uma versão mais econômica, chamada Snapdragon X Plus, também foi anunciada posteriormente.

Snapdragon X Elite marca uma era focada em inteligência artificial nos computadores — Foto: Divulgação/Qualcomm
Snapdragon X Elite marca uma era focada em inteligência artificial nos computadores — Foto: Divulgação/Qualcomm

Quais são os benefícios do Snapdragon X Elite?

O Snapdragon X Elite tem foco em apresentar unidades de processamento neural (NPUs) robustas para melhorar atividades que envolvem inteligência artificial. A Qualcomm destaca que o processador é capaz de executar grandes modelos generativos de IA em velocidades extremamente rápidas. Além disso, também oferece segurança de nível empresarial no momento de login, graças à Micro NPU dupla incorporada em sua estrutura, que pode até mesmo ativar o notebook quando ele estiver em modo de suspensão.

Com o foco em inteligência artificial, o chip é capaz de processar até 45 TOPS, e oferece uma experiência mais rápida e fluida para os usuários. De acordo com a Microsoft, os notebooks Windows com Snapdragon X Elite são mais poderosos do que o MacBook Air com M3, o lançamento mais recente da Apple para notebooks, chegando a ser 50% mais rápidos que os concorrentes.

Com arquitetura ARM, o novo processador é líder em operações por segundo e tem 12 núcleos de desempenho, dois dos quais podem ser usados para turbo de 4 nm (nanômetros). Este é um fator que não deve mudar com o chip M4 da Apple, presente nos novos iPad Pro, que apresenta capacidade de 38 trilhões de operações por segundo e tecnologia de 3 nm. Apesar disso, os dois chipsets ainda não podem ser comparados.

Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus — Foto: Divulgação/Qualcomm
Snapdragon X Elite e Snapdragon X Plus — Foto: Divulgação/Qualcomm

Quais notebooks têm Snapdragon X Elite?

O Snapdragon X Elite já está presente em notebooks da Samsung, Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Microsoft. Veja uma lista de dispositivos anunciados com o chip:

  • Samsung Galaxy Book4 Edge
  • Acer Swift 14 IA
  • Asus Vivobook S 15
  • Dell Inspiron 14 Plus
  • Dell XPS 13
  • Dell Inspiron 14
  • Dell Latitude 7455
  • Dell Latitude 5455
  • HP Omnibook X AI
  • HP EliteBook Ultra G1q AI
  • Lenovo Yoga Slim 7x
  • Lenovo ThinkPad T14s Gen 6
  • Microsoft Surface Laptop
  • Microsoft Surface Pro

Novo Galaxy Book4 Edge tem foco em recursos de inteligência artificial — Foto: Divulgação/Samsung
Novo Galaxy Book4 Edge tem foco em recursos de inteligência artificial — Foto: Divulgação/Samsung

O que é o Copilot?

Copilot é uma ferramenta que ajuda os usuários a criar conteúdo com mais qualidade e velocidade em aparelhos com IA. Desenvolvido em parceria com a OpenAI, empresa dona do ChatGPT, o assistente virtual inteligente é vinculado aos aplicativos da Microsoft, como Windows 11 ou Microsoft Office 365, com o objetivo de ajudar nas tarefas do dia a dia. Além disso, é capaz de realizar pesquisas online e montar resumos para apresentações, assim com procurar arquivos no notebook e até mesmo gerenciar operações de negócios, como contabilidade e faturamento.

O recurso foi disponibilizado no dia 26 de setembro de 2023 no novo Windows 11 e também vai poder ser utilizado em todos os notebooks com Snapdragon X Elite, que tem como foco facilitar o uso de funções de inteligência artificial. Também vale dizer que o Copilot permite que o assistente virtual inteligente faça chamadas, reserve voos ou hotéis e crie conteúdo criativo como gráficos e imagens. Por fim, a ferramenta consegue resumir os pontos-chave de uma reunião no Microsoft Teams, ou criar automaticamente tabelas com dados fornecidos no Microsoft Excel.

Com informações de 9to5 Google, PCMag, Qualcomm e Windows Central

🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Mais recente Próxima Intel Lunar Lake: novos chips poderosos com IA chegam ainda em 2024
Mais do TechTudo