Notebooks
Publicidade


Copilot+ é um novo selo da Microsoft que certifica computadores e notebooks aptos a oferecer a melhor experiência com recursos de inteligência artificial (IA), com prompts realizados diretamente no PC com Windows 11. Para isso, os dispositivos contam com NPUs integradas nos novos modelos de processadores, que dispensam a necessidade de aplicações executadas remotamente via web — algo visto em aplicações como ChatGPT, Gemini Google e outras.

Desta forma, equipamentos certificados com o Copilot+ prometem executar muitos recursos de IA nativamente, o que abre um leque de possibilidades e otimiza o desempenho com os recursos. Para entender melhor sobre o assunto, o TechTudo preparou um guia sobre o novo padrão desenvolvido pela Microsoft, assim como os modelos compatíveis e recursos oferecidos.

Copilot+PC é o novo padrão de laptops com recursos de IA da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft
Copilot+PC é o novo padrão de laptops com recursos de IA da Microsoft — Foto: Divulgação/Microsoft

📝 Processador melhor ou mais GHz? Saiba no Fórum TechTudo

Copilot e Copilot+

Copilot é um assistente virtual com integração com ChatGPT que já está disponível e integrado ao Windows 11, Microsoft Edge, Bing e outros serviços da Microsoft. Por isso, antes de entendermos o que é o Copilot+, é importante criar uma separação entre o novo selo e o programa em si.

Não à toa, o Microsoft Copilot é apenas parte do que o Copilot+ pode oferecer. Assim como outras IAs generativas, este é um serviço no qual você pode obter informações, designs e respostas por meios de buscas no navegador, sistema e até mesmo por meio de app do Bing ou Copilot para smartphones. O programa depende de conexão com a internet para funcionar, acessando dados de um servidor externo, sendo assim, um serviço que pode ser executado de qualquer PC.

Copilot+

O novo selo da Microsoft indica quais computadores e laptops estão prontos para executar os recursos do Copilot+ nativamente. Ou seja, entre outros pontos, os modelos certificados contam com uma NPU — ou Unidade de Processamento Neural —, responsável por otimizar o trabalho com recursos de inteligência artificial.

Além de necessariamente contarem com uma NPU, os computadores compatíveis com Copilot+ precisam atender alguns requisitos de hardware. Isso é algo que já ocorre com os laptops com selo Intel Evo por exemplo, que também atribuem algumas exigências para que os modelos sejam certificados.

Exigências do Copilot+

Um equipamento com acesso ao Copilot+ necessariamente precisa utilizar sistema Windows, afinal, o recurso é desenvolvido pela Microsoft e integra de forma nativa o sistema da fabricante. No hardware, além de exigir uma NPU, que está integrada em chips modernos, o dispositivo deve ter ao menos 16 GB de memória RAM e armazenamento em SSD mínimo de 256 GB.

Os equipamentos compatíveis, ainda têm de contar com uma tecla dedicada ao Copilot+, que pode ser associada a algum outro botão. Os modelos também não podem trazer displays com o notch, que é um tipo de recorte na tela que normalmente abriga sensores e webcams.

NPU é uma das exigências para laptops compatíveis com Copilot+ — Foto: Divulgação/Microsoft
NPU é uma das exigências para laptops compatíveis com Copilot+ — Foto: Divulgação/Microsoft

O que o Copilot+ pode oferecer?

Dispositivos com o selo Copilot+ prometem ter um sistema mais inteligente e funcional, justamente por conta da IA integrada no sistema. O recurso, entre outras coisas, funciona literalmente como um copiloto, com o objetivo de auxiliar o usuário sempre que for solicitado. A ferramenta de busca desses aparelhos, por exemplo, promete trazer resultados muito mais abrangentes e assertivos.

Além disso, até mesmo mudanças na configuração do sistema passam a ser realizadas de maneira mais simples. Com o Copilot+, o usuário precisa apenas chamar o assistente e solicitar que altere recursos como resolução, cores e até mesmo configurações de rede por exemplo.

Janela do Copilot+ dentro do Windows 11 — Foto: Divulgação/Microsoft
Janela do Copilot+ dentro do Windows 11 — Foto: Divulgação/Microsoft

A Microsoft também já demonstrou que o Copilot+ é capaz de entender no que o usuário está trabalhando, como se o recurso fosse capaz de entender o que é exibido no display, para interpretar e trazer informações que possam auxiliar na tarefa.

Até em jogos o Copilot+ pode se fazer presente. Em um vídeo demonstrativo, a Microsoft mostrou a integração do recurso com o jogo Minecraft, um dos títulos mais populares no segmento de sobrevivência. No vídeo, o jogador solicita auxílio para construir alguns itens e encontrar abrigo para se defender de inimigos, e o Copilot+ é capaz de, por meio de uma conversa em áudio, auxiliar o usuário indicando quais procedimentos devem ser realizados.

Modelos compatíveis

O Copilot+ está presente em modelos de fabricantes como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo e Samsung, além dos laptops Surface, que são de fabricação própria da Microsoft.

Dispositivos como Acer Swift 14 IA, por exemplo, devem chegar com um dos novos chips da Qualcomm, o Snapdragon X, que prometem uma autonomia muito acima da média. O notebook será equipado com chip Snapdragon X Elite com 12 núcleos ou X Plus com dez núcleos, tendo ainda até 32 GB de memória RAM e armazenamento em SSD NVMe de 1 TB.

Além do notebook da Acer, o Asus Vivobook S 15, é mais um modelo que vai trazer o chip da Qualcomm, tendo basicamente as mesmas opções de RAM e armazenamento do modelo apresentado anteriormente. Equipamentos da linha XPS, Inspiron e Latitude da Dell; Omnibook e EliteBook Ultra da HP; além da Yoga Slim e ThinkPad da Lenovo também devem chegar em breve ao mercado, sendo mais opções que trarão o novo chip da Qualcomm.

O mercado ainda deve receber soluções de NPUs de fabricantes como AMD e Intel. No momento, além da linha Meteor Lake da Intel, também já tivemos o anúncio dos chips Lunar Lake, que prometem trazer ganhos substanciais em performance em recursos de IA em relação à geração anterior. Os novos processadores devem aparecer em novos laptops até o final de 2024.

Com informações de The Verge

🎥 Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Galaxy Book4 Pro: veja Hands-On do notebook Samsung com IA

Mais recente Próxima Apple pode lançar MacBook de 20 polegadas com tela dobrável
Mais do TechTudo