Sistemas Operacionais
Publicidade
Por , e , para o TechTudo

Os sistemas operacionais são softwares que gerenciam os aplicativos e os recursos de um dispositivo. Alguns dos mais usados em computadores são o Windows, da Microsoft, o macOS, da Apple, e o Linux, de código aberto. Em celulares, Android e iOS são exemplos de sistemas operacionais populares. Todos esses softwares realizam tarefas para garantir o bom funcionamento dos aparelhos, mas existem diferentes tipos de sistema operacional. Os programas são categorizados de acordo com sua aplicação e têm características próprias do fabricante.

Apesar de cumprirem os mesmos papéis, cada sistema operacional fornece seus próprios recursos, interface e política de segurança. O sistema Windows, por exemplo, é compatível com uma variedade maior de aplicativos terceiros do que o macOS, devido às restrições de segurança mais duras do ecossistema da Apple. O software de cada dispositivo costuma ser facilmente identificável, mas muitos usuários também têm dúvidas sobre como saber o sistema operacional do PC. A seguir, confira um guia completo sobre os softwares e saiba como descobrir o que você usa.

O que é sistema operacional? Guia explica definição e traz exemplos de softwares — Foto: Reprodução/Apple
O que é sistema operacional? Guia explica definição e traz exemplos de softwares — Foto: Reprodução/Apple

📝Qual o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo

Entenda o que é e para que serve um sistema operacional

O TechTudo reuniu abaixo tudo o que você precisa saber sobre o que é sistema operacional. Confira, a seguir, os tópicos que serão abordados neste guia.

  1. O que é um sistema operacional
  2. Para que serve um sistema operacional
  3. Tipos de sistema operacional
  4. Exemplos de sistemas operacionais
  5. Como saber o sistema operacional do PC?

1. O que é um sistema operacional

Os sistemas operacionais são pontes que possibilitam a comunicação entre as aplicações e o hardware de um dispositivo. Todo software que roda em um computador ou celular precisa se relacionar com determinados componentes técnicos do aparelho, como processador, placa de vídeo e memória RAM, para realizar suas funções. Como esse processo acontece simultaneamente com vários programas de uma vez, é preciso que uma ferramenta extra organize esse fluxo de comandos enviados à peças. Esse é o papel do sistema operacional.

Para garantir o bom funcionamento de todas as aplicações, o sistema operacional cria uma interface comum para que os programas enviem comandos para o dispositivo. Então, o software analisa as prioridades e direciona os pedidos aos componentes da forma mais eficiente possível, evitando travamentos e a sobrecarga do aparelho. Além disso, o sistema operacional também é a interface por meio da qual o usuário pode acessar os aplicativos e executar tarefas no dispositivo.

Sistema operacional é o software responsável por mediar a relação entre as aplicações, o hardware e o usuário de um dispositivo — Foto: Reprodução/Unsplash/Windows
Sistema operacional é o software responsável por mediar a relação entre as aplicações, o hardware e o usuário de um dispositivo — Foto: Reprodução/Unsplash/Windows

Como é fundamental para o funcionamento dos aparelhos, o sistema operacional está sempre rodando, sendo desativado apenas quando o PC ou celular é desligado. No entanto, os computadores nem sempre tiveram esses sistemas. Antes da sua invenção, por volta da década de 1950, os PCs rodavam apenas um programa por vez e dependiam de um operador humano para executar determinados comandos.

Hoje, todos os dispositivos inteligentes têm um sistema operacional, como TVs, smartwatches, tablets e mais. Cada fabricante prioriza determinados aspectos no desenvolvimento desses softwares. Uns investem mais na personalização e no design, outros na segurança e praticidade. Assim, a interface final de um sistema operacional pode variar bastante entre marcas, o que impacta na experiência e no gosto dos usuários. Exemplo disso é a eterna disputa entre Android x iOS.

2. Para que serve um sistema operacional

O sistema operacional serve para coordenar a relação entre o hardware, as aplicações e o usuário de um dispositivo. O software centraliza e organiza os comandos enviados pelos diferentes programas que rodam em um dispositivo, garantindo o bom funcionamento geral do aparelho. Suas responsabilidades envolvem o gerenciamento das aplicações em execução e o envio de comandos aos componentes, como CPU, GPU e mais.

iOS é o sistema operacional da Apple para celulares — Foto: Reprodução/Apple
iOS é o sistema operacional da Apple para celulares — Foto: Reprodução/Apple

O sistema operacional também atua como a interface que permite que o usuário interaja com os serviços do aparelho. Isso é feito por meio da tradução do código binário dos computadores para a linguagem humana, e vice-versa. Por exemplo, quando o usuário clica duas vezes sobre um ícone, o comando é traduzido pelo sistema operacional para que o celular ou computador “entenda” que o usuário deseja abrir um programa.

3. Tipos de sistema operacional

Apesar de terem as mesmas funções básicas, existem diferentes tipos de sistemas operacionais, usados para diversos propósitos. Os mais comuns são aqueles utilizados em computadores pessoais e em dispositivos móveis, por exemplo, mas há ainda uma ampla variedade de sistemas usados em indústrias, redes locais, entre outras especificações. Conheça alguns dos tipos abaixo:

  • Sistema operacional de propósito geral: estes sistemas são compatíveis com um ampla gama de modelos de desktops e laptops, além de executar diversos tipos de aplicativos em uma multiplicidade hardwares. Essa categoria também permite que o usuário execute mais de um aplicativo ou tarefa ao mesmo tempo;
  • Sistema operacional móvel: são sistemas desenvolvidos para as necessidades de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Normalmente, são menores e menos complexos do que os demais tipos de sistemas;
  • Sistema operacional embarcado: este sistema é desenvolvido para fins específicos e funciona em pequenos computadores que controlam, por exemplo, eletrodomésticos, aeronaves e linhas de produção industriais;
  • Sistema operacional de rede: o NOS (sigla em inglês) é um tipo de sistema operacional que facilita a comunicação entre dispositivos que operam em uma rede local. Atualmente, o conceito de NOS é cada vez menos usado, já que outros tipos de sistemas operacionais lidam com a comunicação em rede. Ele ainda é usado em alguns dispositivos como roteadores e firewalls;
  • Sistema operacional de tempo real: o RTOS (sigla em inglês) é usado em situações em que o computador deve interagir com o mundo real de forma imediata e constante. É um sistema que precisar operar sem atrasos ou tempo de carregamento, com alta precisão. O RTOS é usado em indústrias como da saúde, robótica e gás e petróleo, por exemplo.

O Android é um exemplo de sistema operacional móvel — Foto: Divulgação/Samsung
O Android é um exemplo de sistema operacional móvel — Foto: Divulgação/Samsung

4. Exemplos de sistemas operacionais

Nos computadores pessoais e dispositivos móveis, alguns exemplos de sistemas operacionais são Windows, macOS, Linux, Android e iOS — os mais populares do mercado. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre cada um deles.

Windows é um sistema operacional de propósito geral da Microsoft, responsável por gerir e executar processos em computadores pessoais e empresariais de todo o mundo. Criado em 1985, hoje cerca de 90% dos PCs executam alguma versão do Windows. Foi a primeira Interface Gráfica do Usuário (GUI, sigla em inglês) para PCs compatíveis com IBM. O sistema é considerado intuitivo e "amigável".

Windows é um exemplo de sistema operacional de propósito geral, usado em computadores pessoais e empresariais — Foto: Unsplash/Windows
Windows é um exemplo de sistema operacional de propósito geral, usado em computadores pessoais e empresariais — Foto: Unsplash/Windows

  • Sistema operacional macOS

Desenvolvido pela Apple, o macOS foi um sistema operacional de propósito geral pioneiro na era da GUI, lançado originalmente em 1984. Ele só é licenciado para uso em computadores manufaturados pela Apple, ou seja, opera exclusivamente em dispositivos Mac.

O software tem recursos baseados em torno da continuidade entre dispositivos do fabricante, como por exemplo, desbloqueio automático, Apple Pay (para alguns países) e a assistente virtual Siri. Essas funcionalidades teriam a função de estender a experiência de usuário do iPhone para os desktops (e vice-versa), além de integrá-los ainda mais, criando o ecossistema Apple.

macOS é o sistema operacional do MacBook Air e de outros computadores e notebooks da Apple — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
macOS é o sistema operacional do MacBook Air e de outros computadores e notebooks da Apple — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

  • Sistema operacional Linux

O Linux é um sistema operacional de propósito geral baseado em Unix criado para desktops, mas que também é usado em servidores, smartphones, tablets e outros tipos de dispositivos, incluindo caixas bancários. Ao contrário de seus concorrentes mais famosos, o Linux não foi desenvolvido para fins comerciais e seu software e desenvolvimento são feitos em código aberto, o que significa que qualquer pessoa pode criar e distribuir aplicativos para ele.

Na liderança entre os sistemas operacionais móveis mais populares, o Android opera em cerca de 75% dos dispositivos móveis, como smartphones e tablets fabricados por marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi. Entre as funções nativas dos celulares Android, estão comandos de voz para a captura de fotos e vídeos, o rápido clique em atalhos de aplicativos e a possibilidade de mexer em dois aplicativos ao mesmo tempo.

Android é o sistema operacional de celulares da Samsung, Motorola e Xiaomi — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Android é o sistema operacional de celulares da Samsung, Motorola e Xiaomi — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

  • Sistema operacional iOS

O iOS é o sistema operacional móvel da Apple. O software é utilizado no iPhone e com o variante iPadOS no iPad, além de fazer integração com outros sistemas da marca, como o macOS, do Mac, e o tvOS, da Apple TV. A primeira versão do iOS foi lançada em 2007, com o objetivo de dar praticidade às operações básicas dos smartphones da maçã e ser um sistema mais funcional em relação ao Android, principal concorrente.

5. Como saber o sistema operacional do PC?

Para saber o sistema operacional do PC e sua versão, o usuário pode observar alguns aspectos. Antes de tudo, vale lembrar que o macOS só está disponível em dispositivos Mac, portanto, se o seu notebook ou PC não é da Apple, você deve estar usando o sistema da Microsoft ou o Linux.

O sistema operacional Linux conta com interfaces profundamente customizáveis, como o KDE Plasma (foto) — Foto: Reprodução/Filipe Garrett
O sistema operacional Linux conta com interfaces profundamente customizáveis, como o KDE Plasma (foto) — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O design é uma das principais formas de identificar um sistema operacional de outro. O Linux oferece uma interface altamente customizável, enquanto o Windows tem uma aparência única para todos os usuários. Por outro lado, PCs com Linux tem acesso a um número bem limitado de aplicações disponíveis na loja de apps. Muitas vezes, os programas são adaptações de softwares conhecidos no Windows.

Com essas dicas, você provavelmente já consegue saber qual é o sistema operacional do PC. Mas se quiser descobrir a versão do software que você usa, pode acessar as configurações do sistema. A Microsoft oferece um caminho simples para o usuário descobrir qual Windows está usando. Para conferir, basta seguir os passos abaixo. O procedimento funciona em qualquer versão do sistema.

  • Passo 1. No teclado, pressione o logotipo do Windows ao mesmo tempo em que pressiona a letra R (Win + R);
  • Passo 2. O sistema vai abrir um menu em Pop-up de "Executar". No espaço que aparece, digite "winver" e clique em "OK";
  • Passo 3. Por último, será aberta uma janela com todas as informações sobre o Windows que está instalado na máquina.

Procedimento padrão mostra a versão do Windows que está em uso — Foto: Reprodução/Raíssa
Procedimento padrão mostra a versão do Windows que está em uso — Foto: Reprodução/Raíssa

Com informações de Britannica e TechTarget

Veja também: Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema

Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema

Como atualizar seu celular Android e ter a versão mais recente do sistema

Mais recente Próxima Windows 12: tudo que se sabe até agora sobre o novo sistema operacional
Mais do TechTudo