Inteligência Artificial
Publicidade
Por e , para o TechTudo


Gemini e Bard são duas ferramentas de inteligência artificial (IA) do Google. Lançados respectivamente em dezembro e julho de 2023, os recursos são complementares e, juntos, tornaram-se um dos principais concorrentes do ChatGPT. O Bard é um chatbot, ou seja, uma interface que atende a pedidos dos usuários a partir de comandos; já o Gemini é um modelo de linguagem de IA multimodal que, aplicado ao Bard, potencializa o uso da plataforma. Em comparação direta, o Bard equivale ao ChatGPT, a ferramenta de IA da OpenAI, enquanto o Gemini é similar ao GPT-4, o modelo de linguagem utilizado no chatbot.

Diferente do GPT-4 e de outros modelos de linguagem de IA populares, o Gemini é um modelo de linguagem multimodal. Isso significa que ele pode compreender e operar com diferentes tipos de informação ao mesmo tempo, como texto, vídeo, áudio, imagem e até código. Lançado em dezembro de 2023, o recurso tem três versões — Ultra, Pro e Nano — e já pode ser testado no Bard. A seguir, entenda tudo sobre os recursos e saiba a diferença entre Gemini e Bard.

FO — Foto: Divulgação/Getty Images
FO — Foto: Divulgação/Getty Images

O que é Bard e como ele funciona?

O Bard é um chatbot de inteligência artificial desenvolvido pelo Google. Lançado em março de 2023, a nova ferramenta tem recebido atualizações constantes e evoluído para competir com o ChatGPT, da OpenAI. Desde seu lançamento, o chatbot utiliza um modelo de linguagem próprio produzido pelo Google capaz de fornecer informações relevantes, precisas e atualizadas de acordo com a web em tempo real. Assim, o Bard pode gerar textos criativos, responder perguntas, traduzir textos para diversos idiomas e até realizar tarefas como organizar uma base de dados ou montar uma planilha.

Bard Ai, inteligência artificial da Google, pode trabalhar com textos e imagens — Foto: Divulgação/Getty Images
Bard Ai, inteligência artificial da Google, pode trabalhar com textos e imagens — Foto: Divulgação/Getty Images

O que é Gemini e com ele funciona?

O Gemini é um modelo de linguagem de inteligência artificial multimodal desenvolvido para o Bard e para outras plataformas do Google. Diferente da tecnologia anteriormente utilizada no chatbot da empresa, o Gemini é capaz de lidar com diferentes tipos de informação ao mesmo tempo. Assim, o usuário pode misturar elementos como texto, imagem, vídeo e códigos em seus comandos e obter resultados de diferentes naturezas com a IA. Além disso, o Google afirma que o Gemini é um dos modelos de IA mais precisos do mercado e pode superar até mesmo o GPT-4 em testes.

Em sua primeira edição, o Gemini conta com três versões: Ultra (voltada para tarefas altamente complexas), Pro (voltada para o uso multitarefa e multimodal) e Nano (que leva os benefícios do Gemini para dispositivos mobile). Atualmente, já é possível testar o Gemini Pro, que está disponível na versão em inglês do Bard.

Gemini é o novo modelo de linguagem multimodal do Google, que já está disponível no Bard — Foto: Divulgação/Google
Gemini é o novo modelo de linguagem multimodal do Google, que já está disponível no Bard — Foto: Divulgação/Google

Qual a diferença entre Gemini e Bard?

A diferença entre Gemini e Bard é conceitual. O Gemini é um modelo de linguagem de IA, ou seja, é o software que faz a tecnologia funcionar nos produtos do Google. Já o Bard é um chatbot, um produto final que leva a inteligência artificial diretamente aos usuários. Todo chatbot precisa de um modelo de linguagem para funcionar e, como o Bard já foi atualizado com a implementação do Gemini, para o usuário final, não há diferença relevante entre Gemini e Bard, visto que não é possível utilizar um sem o outro.

Com informações de Google

Veja também: Bard, 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil; veja como usar agora

Bard, 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil; veja como usar agora

Bard, 'ChatGPT do Google', é lançado no Brasil; veja como usar agora

Mais recente Próxima Gemini X ChatGPT: saiba as diferenças entre as IAs do Google e OpenAI
Mais do TechTudo