Inteligência Artificial
Publicidade
Por , para o TechTudo

O ChatGPT é um chatbot com inteligência artificial (IA) que interage com humanos e fornece soluções em texto para diferentes questionamentos e solicitações. Desenvolvido pela OpenAI, o software é capaz de criar histórias, responder a dúvidas, aconselhar, resolver problemas matemáticos e muito mais — tudo isso com uma linguagem fluida e natural, semelhante à humana. O chatbot se tornou bem popular nos últimos meses, chegando a atingir a marca de um milhão de usuários em apenas uma semana de lançamento. É possível usar o site do ChatGPT em navegadores do computador, ou baixar o app do ChatGPT no Android ou iPhone (iOS).

Diversos comandos podem ser usados com o ChatGPT a fim de explorar as milhares de possibilidades do robô. Quer saber o que é ChatGPT, como fazer login e como usar? O TechTudo preparou um guia completo sobre o chatbot da OpenAI para que você aprenda prompts úteis para serem usados com a IA e utilidades do chat no dia a dia. Conheça também perigos e controvérsias da plataforma e veja se há formas ou não de ganhar dinheiro com ela. Confira a seguir.

ChatGPT: guia completo ensina como usar ferramenta da OpenAI  — Foto: Reprodução/Unsplash
ChatGPT: guia completo ensina como usar ferramenta da OpenAI — Foto: Reprodução/Unsplash

Guia completo sobre o ChatGPT

No guia abaixo, o TechTudo reuniu 12 tópicos para você entender tudo sobre o ChatGPT. Confira os temas que serão abordados nesta lista.

  1. O que é o ChatGPT?
  2. Como fazer login, como acessar e como usar o ChatGPT?
  3. O ChatGPT tem app? Como acessar pelo celular?
  4. Como colocar o ChatGPT em português?
  5. Quais são as limitações do ChatGPT?
  6. Dicas de comandos do ChatGPT
  7. Aplicações do ChatGPT no dia a dia
  8. Perigos do ChatGPT
  9. Como ganhar dinheiro com o ChatGPT?
  10. Alternativas ao ChatGPT
  11. Bard vs ChatGPT
  12. ChatGPT-4 e uso no Bing

Guia completo sobre o ChatGPT — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Guia completo sobre o ChatGPT — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

1. O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é um chatbot que utiliza inteligência artificial para interagir com humanos. O robô foi criado pela empresa OpenAI no final de 2022 e fornece soluções e respostas variadas para os mais diversos tipos de problemas e questões. Ele funciona de forma semelhante a assistentes virtuais, como Alexa e Siri, com a diferença de que seu algoritmo fornece respostas mais complexas, e dadas somente em formato de texto.

A tecnologia da OpenAI é capaz de resolver questões matemáticas, criar histórias, responder a dúvidas, gerar roteiros de viagens, criar cronogramas e muito mais. O sistema é treinado por meio do aprendizado de máquina e tem acesso a um vasto banco de textos publicados na Internet. Por meio da coleta e organização desses conteúdos, o robô consegue produzir respostas lógicas.

Vale lembrar, contudo, que a versão 3.5 do chatbot — a mais popular atualmente — só tem acesso a conteúdos publicados até o ano de 2021. Isso significa que, caso o internauta pergunte sobre assuntos recentes, o software pode se confundir e compartilhar informações falsas ou imprecisas. Por isso, vale ter atenção e sempre checar os dados.

ChatGPT pode melhorar a produtividade do seu trabalho — Foto: Gabriel Pereira/TechTudo
ChatGPT pode melhorar a produtividade do seu trabalho — Foto: Gabriel Pereira/TechTudo

2. Como fazer login, como acessar e como usar o ChatGPT?

Quer saber como usar o ChatGPT? Para usar o ChatGPT em português, é necessário entrar no site "https://chat.openai.com/" (sem aspas) e clicar em “Login”, caso já tenha cadastro na plataforma, ou em “Sign up”, para criar um registro. Se estiver criando uma conta, é preciso inserir um endereço de e-mail e gerar uma senha. O chatbot enviará uma mensagem ao seu e-mail com um link de confirmação para que seu perfil seja validado. Após a verificação, você será redirecionado para a página do ChatGPT.

Uma outra opção de login é utilizar as contas do Gmail ou da Microsoft para se cadastrar. Depois do registro, o software apresentará várias informações referentes ao sistema e uso da plataforma. Pressione “Next” para avançar. Em seguida, a página inicial do ChatGPT estará disponível. Clique na barra inferior e digite sua pergunta ou comando e clique na setinha no canto esquerdo.

Vale dizer que, de primeira, o chatbot pode falar em inglês – mas, para usar o ChatGPT em português, basta escrever "Falar em português".

É preciso informar e-mail cadastrado para fazer login no ChatGPT — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak
É preciso informar e-mail cadastrado para fazer login no ChatGPT — Foto: Reprodução/Ana Letícia Loubak

3. ChatGPT tem app? Como acessar pelo celular?

O ChatGPT agora conta com um aplicativo oficial disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

Outra possibilidade é usar o chatbot por meio do navegador do celular. Para isso, entre em "https://chat.openai.com/" (sem aspas) pelo navegador do aparelho e toque em “Try ChatGPT”. Em seguida, realize o login ou crie uma conta para começar a utilizar o serviço. Confira o tutorial completo de como usar o ChatGPT no celular sem baixar apps ou assista ao vídeo abaixo.

Como usar o ChatGPT no seu celular sem instalar aplicativos

Como usar o ChatGPT no seu celular sem instalar aplicativos

4. Como usar o ChatGPT em português?

Usar o ChatGPT em português é bem simples. O chatbot pode entrar automaticamente em inglês, mas, para mudar o idioma dele, basta solicitar. Para isso, você pode enviar alguma frase como "podemos falar em português?". Pronto! A IA responderá em português.

5. Limitações do ChatGPT

O ChatGPT apresenta algumas limitações. Uma das principais é o fato de seu banco de dados estar atualizado apenas até 2021 — na prática, isso significa que acontecimentos posteriores a esse ano podem ser ignorados pelo robô. Além disso, como o sistema aprende por meio de textos disponíveis na Internet, algumas informações podem ser distorcidas ou falsas, visto que nem tudo que está na web é verdadeiro.

Nesse sentido, como as respostas do chatbot são bem formuladas e aparentam coerência, as produções podem favorecer problemas como a disseminação de fake news e desinformação. Além disso, já que o conhecimento adquirido pelo ChatGPT é proveniente de conteúdos publicados na Internet, ele também corre o risco de perpetuar discursos preconceituosos e racistas existentes em artigos da web.

6. Dicas de comandos do ChatGPT

A interação com o ChatGPT pode ser mais assertiva e alinhada aos seus objetivos a depender da forma como os prompts são enviados ao robô. Algumas dicas para otimizar as respostas do chatbot são: não ser genérico; exemplificar exatamente o que você quer que ele faça; fornecer o contexto da situação; e explicar a ele o que você espera da resposta. Um outro conselho é refazer a resposta até encontrar a melhor opção. Isso pode ser feito por meio do botão “Regenerate response”, que aparece no chat.

Também pode ser interessante pedir para que o chatbot assuma um “papel”. Por exemplo, se você deseja receber uma resposta relacionada à área financeira, você pode dizer a ele “Você é um diretor financeiro. Responda ao seguinte questionamento...”.

Uma outra dica é definir exatamente quem é o público-alvo e o canal de comunicação da produção. Esse formato pode ser muito útil, por exemplo, para criar scripts para conteúdos de redes sociais. Um exemplo de comando que pode ser usado nessa situação é “Crie um roteiro para vídeo no YouTube, com público-alvo de pessoas entre 18-25 anos, sobre o assunto...”.

ChatGPT pode ser acessado facilmente via celulares — Foto: Divulgação/Pexels
ChatGPT pode ser acessado facilmente via celulares — Foto: Divulgação/Pexels

A seguir, confira algumas dicas de comandos que você pode usar para interagir com o ChatGPT.

  • Perguntas de conversação: você pode fazer perguntas e conversar com o ChatGPT normalmente, como faria com qualquer outra pessoa;
  • Perguntas gerais: você pode fazer perguntas gerais para obter informações sobre um tópico específico. Por exemplo: "O que é inteligência artificial?" ou "Qual é a capital da França?";
  • Perguntas sobre fatos: você pode fazer perguntas sobre fatos específicos. Por exemplo: "Quando foi fundada a NASA?" ou "Qual é a maior montanha do mundo?";
  • Perguntas sobre opiniões: você pode fazer perguntas sobre as opiniões do ChatGPT. Por exemplo: "O que você acha do filme Star Wars?" ou "Você acha que devemos investir mais em energias renováveis?";
  • Perguntas sobre conselhos: você pode pedir conselhos ou sugestões do ChatGPT. Por exemplo: "O que devo fazer para me preparar para uma entrevista de emprego?" ou "Que livro você recomenda para ler?";
  • Comandos especiais: existem alguns comandos especiais que você pode usar para interagir com o ChatGPT de maneiras diferentes. Por exemplo:

Comandos do ChatGPT

/ajuda Exibe informações sobre como usar os comandos
/reiniciar Reinicia a aplicação ou dispositivo em que você está utilizando a plataforma
/cancelar Cancela a última solicitação feita
/tempo Fornece informações meteorológicas para uma localização específica
/notícias Fornece as últimas notícias em uma determinada categoria
/wikipedia Fornece um resumo de uma página da Wikipédia sobre um determinado tópico
/traduzir Traduz um texto de um idioma para outro
/piada Conta uma piada engraçada
/curiosidade Compartilha uma curiosidade aleatória
/citação Fornece uma citação inspiradora
/data Retorna a data atual

7. Aplicações do ChatGPT no dia a dia

O ChatGPT pode ser usado para auxiliar os usuários em tarefas do dia a dia, como estudar, trabalhar, planejar viagens, criar lista de tarefas e muito mais. Para estudar com o ChatGPT, por exemplo, você pode copiar e colar algum texto e pedir para que ele o resuma, ou ainda solicitar que ele explique algum conceito complexo de uma forma mais fácil. O robô também é capaz de desenvolver simulados sobre determinado assunto para que você possa praticar com perguntas e alternativas.

Outra possibilidade do ChatGPT é criar roteiros de viagem. Para isso, basta dizer ao robô o local a que você pretende ir e a quantidade de dias que vai ficar. Assim, a tecnologia vai criar um cronograma com os principais pontos turísticos e passeios que podem ser feitos no destino indicado.

Além disso, o chatbot também pode desenvolver templates de e-mail e textos para redes sociais, preparar os internautas para entrevistas de emprego e até resolver operações matemáticas complexas. Você pode aprender inglês e mais idiomas de graça pelo ChatGPT; veja como.

ChatGPT formula template de e-mail  — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes
ChatGPT formula template de e-mail — Foto: Reprodução/Flávia Fernandes

A seguir estão 10 possíveis aplicações do ChatGPT no dia a dia.

  1. Busca de informações: o ChatGPT pode ajudar a responder perguntas sobre uma ampla variedade de tópicos, desde o clima até receitas de culinária;
  2. Ajuda em tarefas domésticas: o ChatGPT pode ajudar a criar listas de compras, receitas e até mesmo a encontrar soluções para manutenção de equipamentos em casa;
  3. Aprendizado: o ChatGPT pode ajudar a aprender novas palavras, fatos e conceitos, além de praticar habilidades em uma variedade de assuntos;
  4. Comunicação: o ChatGPT pode ajudar a enviar mensagens e fazer ligações para seus contatos, além de ajudar a traduzir mensagens em diferentes idiomas;
  5. Entretenimento: o ChatGPT pode contar piadas, compartilhar curiosidades e jogar games simples para ajudar a passar o tempo;
  6. Organização: o ChatGPT pode ajudar a criar listas de tarefas, definir lembretes e agendar compromissos para você se manter organizado;
  7. Fitness: o ChatGPT pode ajudar a definir metas fitness, fornecer sugestões de rotinas de exercícios e até mesmo monitorar seu progresso em direção a essas metas;
  8. Controle de gastos: o ChatGPT pode ajudar a acompanhar seus gastos, definir orçamentos e fornecer insights sobre suas finanças pessoais;
  9. Planejamento de viagens: o ChatGPT pode ajudar a encontrar destinos, passagens aéreas, hotéis e até mesmo fornecer informações sobre atrações turísticas em diferentes países;
  10. Assistência pessoal: o ChatGPT pode ajudar em uma ampla variedade de tarefas pessoais, desde a reserva de restaurantes até a compra de presentes para amigos e familiares.

Template de currículo gerado pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira
Template de currículo gerado pelo ChatGPT — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

8. Perigos do ChatGPT

Apesar de todas as utilidades do chatbot, algumas questões relacionadas ao seu uso podem ser controversas. Uma delas é o fato de que, por apresentar um texto muito fidedigno à escrita humana e com aparente coerência e coesão, o chatbot pode fornecer respostas falsas que soam verdadeiras, impulsionando a propagação de fake news. Um outro perigo é o mau uso do sistema para gerar códigos maliciosos e e-mails de phishings, que podem infectar dispositivos com malwares.

Um outro tema divergente é a questão dos direitos autorais, já que o robô pode criar textos completos e que “imitam” o formato de linguagem de diversos autores. Nesse caso, ainda não há um acordo na lei que estabeleça a quem a produção seria atribuída – isto é, se ao autor original ou ao chatbot. Ainda nessa situação, um outro problema possível é que escolas e faculdades, por exemplo, tenham mais dificuldade para distinguir produções originais das criadas pelo robô.

Apresentação do ChatGPT — Foto: Gisele Souza/TechTudo
Apresentação do ChatGPT — Foto: Gisele Souza/TechTudo

9. Tem como ganhar dinheiro com o ChatGPT?

Não há formas de ganhar dinheiro diretamente com o ChatGPT. Recentemente, um suposto curso chamado Chat Money prometia lucros de até R$ 7,5 mil por mês utilizando o robô. No entanto, a promessa não passava de um golpe, com diversas vítimas apresentando relatos no site Reclame Aqui de que sequer receberam o curso por completo pela empresa.

O que é possível com o ChatGPT, porém, é otimizar algumas tarefas e, assim, maximizar ganhos. Os usuários podem pedir para que o chatbot sugira conteúdos para redes sociais, crie um template de e-mail, gere um roteiro de vídeo para o YouTube ou outras atividades. Assim, é possível receber insights para a realização de trabalhos, mas não ganhar dinheiro, de fato, pelo site. A seguir, confira 5 formas de ganhar dinheiro com o ChatGPT:

  1. Criar ou sugerir conteúdo para as redes sociais da sua empresa;
  2. Ajudar a criar e programar aplicativos;
  3. Criar chatbots para empresas;
  4. Criar templates de e-mail marketing;
  5. Criar templates de roteiros para vídeos do YouTube;
  6. Bônus (se nenhuma delas der certo): criar currículos.

Tem como ganhar dinheiro com o ChatGPT? — Foto: Mariana Saguias/TechTudo
Tem como ganhar dinheiro com o ChatGPT? — Foto: Mariana Saguias/TechTudo

10. Alternativas ao ChatGPT

É comum que alguns usuários comentem que o ChatGPT não funciona em determinados momentos do dia. Em diversos casos, ao abrir o site, uma mensagem que diz “ChatGpt is at capacity right now” é exibida ao internauta. O aviso indica que o servidor está sobrecarregado e não pode ser acessado.

Nessas horas, o que pode ser feito é recarregar a página apertando F5 ou solicitar que o site o avise quando estiver ativo novamente. Para isso, basta clicar em "Get notified when we're back", digitar o seu e-mail e clicar em "Submit". Uma outra alternativa é entrar em plataformas que oferecem serviços semelhantes ao ChatGPT, como ChatSonic, Jasper Chat, Character.AI, You Chat, Perplexity AI e Replika.

ChatGPT é um chatbot criado pela OpenAI — Foto: Reprodução/Getty Images
ChatGPT é um chatbot criado pela OpenAI — Foto: Reprodução/Getty Images

Vale dizer também que o Google lançou a sua própria IA de chatbot. Conhecida como Bard, a inteligência artificial, que foi anunciada em fevereiro de 2023, será aplicada a diversos produtos da empresa, como Google Docs e Gmail. Veja algumas curiosidades sobre o Bard.

11. Bard vs ChatGPT

Bard e ChatGPT são chatbots desenvolvidos pelo Google e OpenAI, respectivamente. Apesar de operarem de maneira similar, as plataformas apresentam grandes diferenças. A principal está no modelo de linguagem utilizado: enquanto Bard se baseia no LaMDA (Language Model for Dialogue Application, ou "modelo de linguagem para aplicação em diálogos"), ChatGPT faz uso dos modelos GPT-3.5 e GPT-4 em suas versões gratuita e paga, respectivamente.

Essa combinação de elementos, somada ao conjunto de informações disponíveis para os chatbots, torna o Bard uma escolha mais apropriada quando se busca informações precisas na web. Por outro lado, o ChatGPT pode ser mais eficiente como um assistente pessoal. Bard vs ChatGPT: veja comparativo entre a IA do Google e a da OpenAI.

Bard vs ChatGPT — Foto: Divulgação/Getty Images
Bard vs ChatGPT — Foto: Divulgação/Getty Images

12. ChatGPT-4 e uso no Bing

No final de março de 2023, a OpenAI liberou para o público pagante a nova versão do chatbot, o ChatGPT-4. A atualização trouxe melhorias como redução na taxa de erros, otimização em idiomas diversos e leitura e produção e imagens.

Para usá-lo, é preciso assinar o plano premium do ChatGPT, que custa cerca de R$ 104 mensais. Mas alguns produtos já incorporaram o novo sistema – como é o caso do buscador Bing, que é gratuito e pode ser acessado facilmente pelo celular ou pelo PC. Confira um guia completo sobre o ChatGPT-4: tudo o que você precisa saber sobre a nova versão do chatbot.

Com informações de Elevatodigital, The-decoder e Instagram

Mais recente Próxima
Mais do TechTudo