FitGirl Repacks é pirataria? Tudo que você precisa saber sobre o site

Site é conhecido por oferecer jogos “comprimidos”, em menor tamanho, mas pode ser considerado como ilegal; conheça e confira mais detalhes sobre a plataforma

Por , para o TechTudo


FitGirl Repacks é um site conhecido pela prática de “repack” de jogos. Este é um termo utilizado quando o game é comprimido, para ficar em tamanho reduzido na hora de ser instalado no computador. Por outro lado, o site também utiliza material considerado pirataria, ou seja, de origem ilegal, e isso pode trazer problemas a quem baixa e quem consome, inclusive por questões de segurança. Pensando nisso, o TechTudo traz a seguir um guia com tudo sobre o site, como funciona e o que está disponível por lá, assim como o porquê de não recomendá-lo aos leitores.

🎮 Eneba é confiável? Tudo sobre site de jogos baratos para Xbox, Steam e mais
➡️ Canal do TechTudo no WhatsApp: acompanhe as principais notícias, tutoriais e reviews

The Last of Us Part 1 é um dos jogos encontrados no FitGirl Repacks — Foto: Reprodução/PlayStation

👉 Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo

O que é FitGirl Repacks?

“FitGirl” é apenas um nome fictício. Não se sabe o nome verdadeiro de quem criou o site e nem mesmo o gênero da pessoa. Muitos assumem que se trata de uma mulher por conta do “Girl”, ou “Garota”, em inglês, e por conta das fotos femininas genéricas encontradas na página. Porém, não há confirmação a respeito disso. Ainda assim, para fins informativos, trataremos a responsável no feminino para padronização, até o fim deste texto.

O que se sabe é que a FitGirl começou a comprimir jogos ainda em 2012, apenas para uso próprio. Depois, ela descobriu que outras compressões disponíveis em sites piratas estavam ainda menores que as suas. Assim, a FitGirl resolveu se especializar e oferecer jogos cada vez mais compactados e, assim, em 2016, inaugurou o site – que funciona desde então, sem interrupções. A única informação pública da FitGirl é que ela se diz ser moradora da Letônia, um país europeu.

Site foi formado em 2016 pela FitGirl — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Para que serve o FitGirl Repacks?

Hoje em dia um jogo pode ocupar muito espaço em seu computador. Games como GTA 5, The Last of Us Parte 1, Red Dead Redemption 2 ou Marvel’s Spider-Man são enormes. Com os “Repacks”, eles ocupam menos espaço e são otimizados na hora de instalar na máquina. Também existem alguns repacks para consoles no site da FitGirl, mas em menor número. O foco está em games de PC e os repacks normalmente removem arquivos considerados desnecessários ou em outros idiomas para reduzir seu tamanho.

O site, portanto, tem como proposta disponibilizar estes repacks e também trazer detalhes de futuros lançamentos, que são mantidos em sua página inicial. Mas, vale ressaltar: o download, apesar de gratuito e menor que o oferecido de formas oficiais, não é seguro e tampouco é legal, já que se trata de pirataria. Além disso, mesmo que a distribuição seja grátis, o site pede doações para pagamento de servidor e outros custos para manter o site.

FitGirl Repacks oferece jogos em menor tamanho — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

O que tem por lá?

Praticamente todos os jogos recentes e grandes sucessos de PC estão disponíveis no FitGirl Repacks, em tamanhos reduzidos, mas oferecidos de forma ilegal. A dona do site mantém uma base de dados atualizada com informações técnicas gerais e seus tamanhos diminutos, para quem tiver interesse em saber exatamente quanto espaço ocupará no computador. GTA 5, por exemplo, pode ser baixado sem custos com tamanho de 49 GB, sendo que o original é pago e tem 122 GB, por padrão. Apesar dessa "vantagem", o download não é considerado legal e o TechTudo não recomenda a prática.

FitGirl Repacks oferece jogos comprimidos, entre lançamentos e clássicos — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

FitGirl Repacks é ilegal?

Sim! O FitGirl Repacks é considerado um site “pirata”, já que usa games de origem ilegal para criar e disponibilizar seus repacks ao público. Mas, assim como no caso do Steam Verde, o site não hospeda nenhum conteúdo: a distribuição é feita por Torrent ou serviços de hospedagens externos. Ainda assim, baixar por meio do FitGirl Repacks é adquirir um produto de origem ilega, e o TechTudo não recomenda a prática.

Sendo assim, baixar qualquer conteúdo do FitGirl Repacks representa riscos para seu computador. Como não são jogos oferecidos por fontes oficiais, eles podem conter arquivos danosos e maliciosos, que roubam dados ou causam algum tipo de problema em sistemas operacionais. O FitGirl Repacks não oferece qualquer garantia de funcionamento aos seus usuários e nem mesmo algum tipo de suporte técnico em caso de problemas.

FitGirl Repacks pode, sim, ser considerado pirataria — Foto: Reprodução/Felipe Vinha

Com informações de FitGirl Repacks

4 jogos com finais impactantes que surpreenderam os jogadores

Mais recente Próxima Crazy Games conheça site para jogar Minecraft, bloxd.io e mais de graça

Leia mais