Internet
Publicidade
Por , para o TechTudo


A paralisação lunar vai acontecer nesta sexta-feira (19), a partir de 17h30 (horário de Brasília), com transmissão gratuita no canal English Heritage, no YouTube. O fenômeno raro acontece quando a Lua nasce e se põe nos pontos mais extremos ao norte e ao sul, a última aparição ocorreu 18 anos atrás. Devido à paralisação, a Lua alcança posições mais distantes da Terra e causa a impressão de estar parada no mesmo lugar. A seguir, confira mais detalhes sobre o fenômeno e como acompanhá-lo pela Internet.

Entenda o que é paralisação lunar e como acompanhar o evento ao vivo pela Internet — Foto: Unsplash/Reprodução/Farzad Mohsenvand
Entenda o que é paralisação lunar e como acompanhar o evento ao vivo pela Internet — Foto: Unsplash/Reprodução/Farzad Mohsenvand

📝 Gmail ou Outlook, qual o melhor? Comente no Fórum do TechTudo

Paralisação lunar: o que é e de onde será vista

Paralisação lunar, também chamada de lunistício, é o fenômeno que acontece quando Lua nasce e se põe nos extremos ao norte e ao sul. O evento astronômico é raro e leva mais de 18 anos para aparecer, pois as posições de subida e descida que a Lua ocupa no horizonte mudam devido aos movimentos da Terra. Na paralisação lunar, portanto, a Lua fica mais tempo no céu, pois ela sobe no ponto mais alto, no extremo norte, causando a impressão de estar parada, o que origina o nome deste evento.

A grande paralisação lunar não será visível no Brasil nem em outro lugar do hemisfério sul, apenas no hemisfério norte. O fenômeno astronômico atingirá seu ponto mais extremo em setembro de 2024 e março de 2025. A visibilidade depende de alguns fatores, como fase da Lua, localização e clima, mas os momentos mais indicados para olhar são quando a Lua nasce e o Sol se põe, e vice-versa, especialmente durante a Lua Cheia.

Paralisações lunares anteriores

No ciclo de 18,6 anos, o lunistício pode ser maior ou menor, dependendo do extremo em que a Lua se encontra. A seguir, confira as paralisações lunares anteriores:

  • A última paralisação lunar maior aconteceu em junho de 2006;
  • A última paralisação lunar menor ocorreu em outubro de 2015.

Como assistir à paralisação lunar ao vivo?

Apesar da paralisação lunar não estar visível no hemisfério sul, será possível assistir ao fenômeno pelo YouTube por meio do canal English Heritage. A seguir, veja como acompanhar a transmissão. Vale ressaltar que o passo a passo serve tanto para o acesso pelo computador quanto para o aplicativo disponível em aparelhos Android e iPhone (iOS). Confira.

Passo 1. Acesse o YouTube e pesquise na barra de buscas pelo canal English Heritage, que possui o ícone em branco e vermelho. Logo após, clique na guia "Ao vivo", a transmissão da paralisação lunar é o primeiro vídeo disponível na seção "Mais recentes";

Veja como acompanhar a paralisação lunar pela Internet — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
Veja como acompanhar a paralisação lunar pela Internet — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Passo 2. Em seguida, clique na transmissão com o título "Major Lunar Standstill Moonrise, Live from Stonehenge (Online Only)". A live vai começar nesta sexta-feira (21) às 17h30 (horário de Brasília). Para receber um lembrete, basta clicar no botão "Receber notificação".

Clique em "receber notificação" para não perder a live do evento astronômico — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho
Clique em "receber notificação" para não perder a live do evento astronômico — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho

Com informações de Space.com e English Heritage

Mais recente Próxima Frases de Festa Junina 2024: 6 sites para encontrar mensagens temáticas
Mais do TechTudo