Produtividade
Publicidade
Por , para o TechTudo


Microsoft Word e Google Docs são dois dos processadores de texto mais populares do mundo. O primeiro se trata de um programa clássico, lançado com o nome “Multi-Tool Word” ainda na década de 1980, rodando por meio do DOS. Atualmente, o programa tem integração com a inteligência artificial (IA) do Microsoft Copilot, verificação ortográfica e gramatical, entre outros recursos. Já o segundo é uma ferramenta mais recente, mas já conquistou os usuários por sua interface intuitiva, salvamento automático e compartilhamento eficiente. Neste comparativo, confira os pontos fortes de cada ferramenta e descubra qual melhor editor de textos entre o Microsoft Word e o Google Docs.

Google Docs ou Microsoft Word, qual o melhor? Confira um comparativo — Foto: Reprodução/Canva
Google Docs ou Microsoft Word, qual o melhor? Confira um comparativo — Foto: Reprodução/Canva

Nesta matéria, você vai encontrar informações sobre o Google Docs e o Microsoft Word e, no fim, verá qual editor de textos mais se encaixa com o seu perfil de uso. Veja o índice abaixo.

  1. Google Docs: o que é e como funciona
  2. Microsoft Word: o que é e como funciona
  3. Vantagens do Google Docs
  4. Vantagens do Microsoft Word
  5. Google Docs x Word: qual é o melhor?

1. Google Docs: o que é e como funciona

O Google Docs foi lançado em 2006 como parte do Google Workspace (anteriormente conhecido como G Suite), que inclui ferramentas como Google Planilhas e Google Apresentações. A ferramenta de texto pode ser usada para escrever trabalhos acadêmicos, currículos, anotações, resumos, transcrições de áudios e mais. Entre os maiores atrativos dos softwares, estão o uso gratuito (sendo necessário ter uma conta Google apenas) e a compatibilidade com outros serviços da big tech.

O "Google Documentos" ainda conta com salvamento automático na nuvem, galeria de modelos, compartilhamento facilitado e corretor gramatical. O editor pode ser acessado facilmente pelo navegador por meio do menu de aplicativos do Google, localizado no canto superior direito da tela, ou no app para Android e iOS (iPhone).

Google Docs é gratuitos e conta com ferramentas de edição e formatação — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho
Google Docs é gratuitos e conta com ferramentas de edição e formatação — Foto: Reprodução/Juliana Villarinho

2. Microsoft Word: o que é e como funciona

Microsoft Word é um dos editores de textos mais antigos que ainda estão em atividade. Lançado em 1983 com o nome de “Multi-Tool Word”, o programa era acessado pelo MS-DOS e foi pioneiro ao apresentar o modelo "WYSIWYG" (“What You See Is What You Get” ou “O que você vê é o que você recebe”, em tradução livre), o que significa que o que era visto na tela era o que aparecia na impressão. Além disso, foi o primeiro programa com os recursos quebra de linha, fontes em negrito e itálico.

Após décadas de inovações, o Word conta, hoje, com recursos de inteligência artificial integrada, salvamento na nuvem, editor de textos com sugestões de correções de gramática e ortografia, entre outros. O programa faz parte do Pacote Office, que conta com outras ferramentas, como o Microsoft Excel, Powerpoint e Outlook. Para acessá-lo, é preciso comprar o pacote Microsoft 365, que custa cerca de R$ 359 por ano.

Word é uma ferramenta bastante completa para criação e edição de textos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre
Word é uma ferramenta bastante completa para criação e edição de textos — Foto: Reprodução/Caroline Silvestre

3. Vantagens do Google Docs

Como dito anteriormente, o Google Docs tem vantagens como a compatibilidade com outros serviços do Google e a possibilidade de usar todos os recursos da plataforma de forma gratuita. Veja todos os benefícios do editor abaixo.

3.1. Armazenamento na nuvem

O Google Docs conta com armazenamento automático na nuvem, o que permite que um documento seja acessado em qualquer dispositivo com acesso à Internet. Além disso, como o salvamento é feito em tempo real, cada edição que o usuário faz no arquivo é registrada. Sendo assim, o trabalho não será perdido caso haja qualquer problema no processo. Para retomar um arquivo, basta entrar no Docs e procurá-lo na lista.

O Google Docs só para de salvar um documento caso perca o acesso à internet. No entanto, o usuário pode escolher entre baixar o arquivo para o dispositivo ou continuar trabalhando offline para que o armazenamento seja retomado assim que a conexão for normalizada.

Google Docs tem salvamento automático na nuvem — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo
Google Docs tem salvamento automático na nuvem — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

3.2. Colaboração em tempo real

A plataforma disponibiliza diversas configurações de compartilhamento, facilitando a colaboração entre os usuários. Com o salvamento automático e em tempo real, é possível que diferentes pessoas trabalhem no mesmo arquivo simultaneamente. O compartilhamento é feito por meio de um link, ou seja, sem precisar enviar o documento anexado no e-mail ou outra ferramenta. As mudanças feitas por qualquer colaborador são atualizadas para todos os outros, descomplicando o processo de revisão e feedback. O Docs permite que os usuários adicionem comentários, sugestões e correções de forma prática.

3.3. Recursos de edição e formatação

O Google Docs oferece diversos recursos de edição e formatação. Além da galeria de modelos, que disponibiliza layouts prontos para diferentes objetivos – como currículos, cartas, apresentação de projetos, dentre outros –, a ferramenta permite que o usuário faça customizações ao documento, como estilo de parágrafo, texto, cabeçalhos e rodapés, fácil inserção de imagens e tabelas, entre outros. A verificação ortográfica e gramatical do Google Docs também é bastante confiável, conseguindo compreender frases e contextos, sugerindo correções adequadas.

A ferramenta permite editar e formatar textos facilmente — Foto: Getty Images
A ferramenta permite editar e formatar textos facilmente — Foto: Getty Images

3.4. Histórico de versões

O recurso Histórico de Versões permite que os usuários consultem todo o histórico de alterações de um documento, sendo possível ainda reverter as mudanças. Essa função é muito útil em um ambiente colaborativo, já que é uma maneira simples de controlar as edições feitas por terceiros e voltar atrás de uma mudança, caso necessário. O recurso também é muito útil quando é preciso recuperar alguma informação importante que foi deletada indevidamente.

3.5. Integração com outros recursos do Google

O ecossistema do Google tem integração bastante funcional entre seus serviços. Por isso, os arquivos do Google Docs podem ser enviados facilmente para outras ferramentas, como Gmail, Apresentações e Planilhas, por exemplo. Além disso, o Documentos conta com o Google Tradutor integrado, sendo possível traduzir os textos em diversos idiomas diretamente na plataforma.

O Docs integra bem com outros produtos da Google — Foto: Marlon Câmara/TechTudo
O Docs integra bem com outros produtos da Google — Foto: Marlon Câmara/TechTudo

4. Vantagens do Microsoft Word

Apesar da recente popularização do Google Docs, muitos usuários ainda preferem tradicional Microsoft Word. A seguir, veja as vantagens do editor da Microsoft.

4.1. Ferramentas de edição e formatação de texto

O Microsoft Word conta com diversas opções de formatação, diagramação e edição. Assim como o Google Docs, o Word tem uma galeria com modelos prontos para diferentes tipos de documentos, como relatórios, currículos, folhetos, entre outros. Vale citar que o Word vai além do seu concorrente, permitindo que os usuários criem modelos personalizados para uso futuro, o que facilita bastante quando é necessário usar uma padronização específica nos documentos

Para o texto, o Word também oferece ferramentas complexas de edição, como diferentes estilos de parágrafo, fontes, espaçamento entre linhas e recursos avançados de formatação, como SmartArt e WordArt. Além disso, conta com funções de correção gramatical e ortográfica eficazes

Word conta com diversas ferramentas de edição e formatação — Foto: Foto: Reprodução/Mayara Aguiar
Word conta com diversas ferramentas de edição e formatação — Foto: Foto: Reprodução/Mayara Aguiar

4.2. Integração com ferramentas Microsoft

O Word consegue se integrar facilmente com outros recursos da Microsoft, sendo possível importar planilhas do Excel, slides do PowerPoint ou enviar textos diretamente para o Outlook ou salvar os arquivos no OneDrive. Recentemente, a Microsoft também integrou sua ferramenta de inteligência artificial ao Word. Com o auxílio do Microsoft Copilot, é possível pedir para que o chatbot reescreva seu texto para que seja melhor compreendido, faça um resumo simplificado ou, até mesmo, gerar um documento do zero a partir de comandos simples.

4.3. Possibilidade de colaboração

O Word também conta com ferramentas que facilitam a colaboração entre indivíduos. Como parte do Microsoft 365, o editor de texto permite que uma pessoa ou um time acessem e editem os arquivos compartilhados, facilitando o processo de correção e revisão dos documentos. Ainda é possível inserir comentários e sugestões, que podem ser respondidos pelo autor, deixando todos os passos registrados dentro do próprio documento.

Word permite uma fácil colaboração entre usuários — Foto: Getty Images
Word permite uma fácil colaboração entre usuários — Foto: Getty Images

4.4. Ferramentas de bibliografia e citações

Quem já precisou escrever um texto acadêmico sabe a dificuldade que é seguir todos os padrões de bibliografia, citações e referências. Para ajudar os usuários, a Microsoft implementou no Word a ferramenta Referências, que facilita esse processo. Com o recurso, é possível escolher o tipo de citação ou bibliografia e adicionar uma fonte para que seja inserido no documento. Dessa forma, o Word consegue padronizar as citações e bibliografias automaticamente, sem que o usuário precise se preocupar com as regras exigidas para esse tipo de referência.

4.5. Recursos avançados

O Word é um dos processadores de texto mais complexos que existem. Além dos recursos já citados, o software conta com ferramentas que talvez não estejam presentes nos concorrentes. Um exemplo é o “Teste de legibilidade”, que apresenta estatísticas para indicar se o texto está fácil de ler ou se precisa ser aprimorado. Outro recurso interessante é a Leitura Avançada, que permite que o usuário escute o texto em voz alta e oferece opções para que a leitura fique mais confortável.

Vale ressaltar também que um dos principais atributos do Microsoft Word é sua alta possibilidade de customização, permitindo que o usuário crie atalhos, layouts, formatações e regras personalizadas.

Word conta com recursos mais avançados e maior personalização — Foto: Reprodução/ Techtudo
Word conta com recursos mais avançados e maior personalização — Foto: Reprodução/ Techtudo

5. Google Docs x Word: qual é o melhor?

Tanto o Google Docs quanto o Microsoft Word são processadores de texto bastante eficientes, que permitem criar, armazenar, compartilhar e imprimir documentos de forma descomplicada. No entanto, a indicação do melhor pode variar de acordo com a necessidade do usuário.

Para quem precisa apenas de um editor de texto mais prático, com recursos básicos de edição e revisão, o Google Docs é a melhor opção. Com interface simples e salvamento automático, a ferramenta é indicada para quem precisa redigir textos sem exigências mais avançadas de formatação ou diagramação. Além disso, vale citar que o Google Docs é gratuito.

Já o Microsoft Word é um processador de textos mais complexo e robusto, que engloba praticamente todos os recursos necessários para a elaboração de um documento, desde opções personalizadas de formatação e edição, até ferramentas de impressão e publicação dos arquivos. Seu uso é indicado para quem precisa elaborar trabalhos acadêmicos ou projetos para empresas que usem o Pacote Office como padrão. Vale lembrar que o Word não é gratuito e seu custo-benefício precisa ser levado em conta antes de optar pelo software.

Com informações de Software Advice e Microsoft 1, 2 e 3.

Veja também: Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Como trancar conversas no WhatsApp? Veja tutorial e saiba OCULTAR!

Mais recente Próxima Onde fica o NIS na carteira de trabalho digital? Saiba como consultar
Mais do TechTudo

CONHECE TODOS?

Erros nos jogos durante torneios já foram motivo de risada entre o público e narradores

Foto: (Reprodução/ESL)

EU QUERO!

Novo parque conta com diversas atrações inspiradas na franquia de jogos Super Mario

Foto: (Reprodução/Felipe Vinha)

Segurança

Especialistas encontraram apps maliciosos que se ocultam no celular do usuário para exibir anúncios indesejados

Foto: (Thássius Veloso/TechTudo)

VIU ISSO?

Um jogador desconhecido resolveu esperar pelo voo em um aeroporto internacional dos Estados Unidos com uma partida de Apex Legends em seu PlayStation 4

Homem usa monitor do aeroporto para jogar PS4; veja caso

NOVIDADE!

Navegador muda código e adota versão open source do Chrome

Foto: (Divulgação/Microsoft)

APROVEITE!

Apps para viagens ajudam turistas a conferir taxa de câmbio, traçar rotas e traduzir em tempo real

Foto: (Pond5)

PROIBIDÃO

China e Índia, nações onde o game é muito popular, restringiram a reprodução do game

Foto: (Divulgação)

ESTAMOS DE OLHO!

Stalkerwares, clonagem de WhatsApp e invasão de redes Wi-Fi estão entre possibilidades de invasão da privacidade digital dos usuários

Foto: (Anna kellen Bull/TechTudo)