Deseja aprender mais sobre a teoria e a história da visualização de dados? Quer se inspirar em exemplos de visualizações fascinantes? Gostaria de poder criar visualizações mais eficazes? Tem interesse em absorver cada informação que os expoentes da visualização de dados têm para ensinar? Todas essas são ótimas metas e, ao atingir qualquer uma delas, você poderá usar melhor o Tableau. Como parte de nosso Guia prático da visualização de dados, veja a seguir uma lista de livros que lemos nos últimos anos e achamos extremamente úteis. Essa lista está longe de ser definitiva, e obviamente há uma infinidade de outros títulos.
Uma versão anterior deste artigo foi escrita no blog do Tableau por Andy Cotgreave.
1. “Information Dashboard Design: Displaying Data for At-a-glance Monitoring” (Criação de painéis informativos: como exibir dados para monitoramento imediato) de Stephen Few
Autor: Stephen Few
Site: Perceptual Edge | Amazon
Este é um recurso fantástico, repleto de exemplos de bons e maus painéis. Ao explicar como criar bons painéis, Stephen Few também faz uma introdução aos princípios da teoria de visualização e design de dados. Também recomendaríamos outros livros de Stephen Few, mas este é o mais acessível.
Este livro se concentra menos na visualização de dados em si e mais no uso de técnicas de visualização para monitorar dados importantes de forma eficiente e imediata. Os painéis são uma forma comum de acompanhar vários conjuntos de dados, e o objetivo de Few é ajudar a evitar que os painéis sejam complicados e ineficientes, como muitas vezes são. Neste livro, ele aponta erros comuns de criação de painéis, bem como práticas recomendadas para não cair nessas armadilhas.
2. “Beautiful Visualization, Looking at Data Through the Eyes of Experts” (A beleza da visualização: vendo os dados pelo olhar de especialistas) de Julie Steele e Noah Iliinsky
Autores: Julie Steele, Noah Iliinsky
Site: O’Reilly Media | Amazon
O livro de Steele e Iliinsky investiga o processo de concepção e o design de exemplos reais de projetos de visualizações de dados. Vinte e quatro especialistas comentam sobre seus métodos, abordagens e perspectivas ao criar visualizações de dados para seus respectivos campos de atuação. O livro explora como contar histórias com os dados, comunicar ideias usando indicadores visuais, como cores, e empregar métodos de pesquisa para criar visualizações completas.
Este livro descreve o design e o desenvolvimento de algumas visualizações famosas. Trata-se de uma ótima fonte para conferir como outras pessoas abordam o design visual. Um dado interessante é o fato de que todos os autores afirmam que a coleta e a organização dos dados são a parte mais difícil de qualquer projeto. É reconfortante saber que isso é um desafio até mesmo para os melhores analistas!
3. “The Accidental Analyst: Show Your Data Who’s Boss” (O analista acidental: mostre aos seus dados quem é que manda) de Eileen e Stephen McDaniel
Autores: Eileen McDaniel, Stephen McDaniel
Site: Freakalytics
Comprar: Amazon
Este livro aborda o que fazer quando você cai de paraquedas em projetos de análise, mesmo quando não tem capacitação como analista. Muitos usuários corporativos se deparam com essa situação todos os dias. Muitas vezes, temos acesso aos dados, mas nossa formação é em vendas, RH, editorial ou operações. Este livro oferece um ótimo modelo para dividir qualquer projeto de análise em partes menores e chegar a resultados excelentes e eficazes.
Não importa se você conseguiu um novo emprego de analista de dados ou se jogaram essa responsabilidade no seu colo inesperadamente: esse livro é ótimo para qualquer pessoa que precisa transformar dados em resultados. O livro oferece um guia passo a passo para decidir as perguntas que você deve responder, coletar os dados, organizar as informações, exibi-las em gráficos visuais e comunicar os resultados.
4. “The Functional Art” (A arte funcional) de Alberto Cairo
Autor: Alberto Cairo
Site: The Functional Art
Alberto Cairo é jornalista de dados e professor de gráficos informativos e visualização. O forte deste livro é que ele explica a importância de seguir à risca as práticas recomendadas, mas também de garantir a beleza da sua criação para conquistar o usuário final.
Como conceito, a “arte funcional” é algo que serve determinado propósito, mas, ao mesmo tempo, preserva qualidades estéticas para ser atraente e cativante. Cairo defende que esse é o objetivo central da visualização de dados. Neste livro, Cairo examina as qualidades estéticas da visualização de dados e como criar obras belas sem deixar de seguir as práticas recomendadas do setor. Ele se concentra em como usar as cores e o design para aprimorar a estética e em como aproveitar os mecanismos do cérebro ao perceber e recordar informações.
5. “The Visual Display of Quantitative Information” (A exibição visual de informações quantitativas) de Edward R. Tufte
Autor: Edward R. Tufte
Site Edward Tufte | Amazon
Embora este livro de Edward Tufte tenha sido publicado pela primeira vez em 1983 e já não seja tão atual, ele aborda a teoria e o design de gráficos de dados e é ilustrado com alguns dos melhores e piores exemplos. Lançado há mais de 30 anos, ele continua sendo uma ótima introdução a algumas teorias de design atemporais e faz uma contextualização histórica da visualização de dados. O livro inclui 250 ilustrações de exemplos de visualizações de dados de gráficos estatísticos, bem com análises explicativas detalhadas.
6. “Cartographies of Time: A History of the Timeline” (Cartografias do tempo: uma história da linha do tempo) de Daniel Rosenberg e Anthony Grafton
Autores: Daniel Rosenberg, Anthony Grafton
Site Amazon
Se você tem interesse em ler sobre a história da visualização de dados, este livro é excelente. Ele se concentra no desenvolvimento da representação visual do tempo, algo que sempre foi um grande desafio. O livro é fascinante e revela que os obstáculos que enfrentamos na visualização de dados hoje são parecidos àqueles de séculos atrás.
O estudo da visualização de dados pode ser uma empreitada moderna, mas os desafios de representar informações de formas visualmente acessíveis não são muitos diferentes ao longo da história. De painéis a mapas antigos, há gerações buscamos formas de exibir dados temporais. “Cartographies of Time” apresenta um relato abrangente das tentativas da civilização ocidental de criar linhas do tempo visuais no decorrer das eras. O livro aborda representações gráficas do tempo na Europa e na América do Norte ao longo de quase 600 anos e é repleto de ilustrações.
7. “Information Graphics” (Gráficos informativos) de Sandra Rendgen e Julius Wiedemann
Autores: Sandra Rendgen, Julius Wiedemann
Site: Amazon
Este é um daqueles ótimos livros para folhear tomando um café. Ele traz mais de 400 exemplos de gráficos informativos de todo o mundo, abordando a visualização de dados em campos como jornalismo, governo, educação, negócios e muitos outros. Também há alguns ensaios introdutórios sobre a história e a teoria da visualização de dados e jornalismo de dados.
Este livro serve como um verdadeiro almanaque da visualização de dados. A primeira metade traz ensaios sobre contexto histórico e prática. Na segunda metade do livro, mais de 200 projetos e 400 exemplos de gráficos informativos de todo o mundo e diversas disciplinas são apresentados, divididos em capítulos organizados por localização, época, categoria e hierarquia.
8. “Visual Thinking for Design” (Pensamento visual aplicado ao design) de Colin Ware
Autor: Colin Ware
Site: Data Visualization Research Lab | Amazon
Se você tem interesse na ciência por trás da visualização de dados, este livro é fantástico. Trata-se de uma ótima introdução ao design e à psicologia cognitiva. Ao compreender esses conceitos, você poderá se tornar um melhor designer de visualizações.
Este livro explora a ciência e a psicologia por trás do design e como você pode aplicar isso à visualização de dados para transmitir sua mensagem de forma mais eficaz. Ele apresenta o design mais como uma ferramenta, em que técnicas específicas são usadas para aproveitar o processo de percepção e pensamento do cérebro. Ele inclui centenas de exemplos em forma de texto e também de diagramas visuais coloridos.
9. “Storytelling With Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals” (Contando histórias com dados: um guia da visualização de dados para profissionais empresariais) de Cole Nussbaumer Knaflic
Autor: Cole Nussbaumer Knaflic
Site: Storytelling With Data
Embora muitos livros sobre visualização de dados se concentrem na teoria do sujeito ou em tutoriais passo a passo detalhados sobre como usar os gráficos na prática, o foco deste livro é “POR QUE” usamos a visualização com os dados. Os dados em si são uma ferramenta, e depende de nós criar uma história com eles. Da mesma forma que os escritores almejam “mostrar em vez de contar”, este livro enfatiza o uso de elementos visuais para transmitir o significado dos dados em vez de esperar que eles falem por si sós. O livro explica como reforçar a mensagem dos seus dados escolhendo o tipo certo de elemento visual ou gráfico para prender a atenção do leitor e como comunicar ideias de forma eficaz usando os dados.
10. “Knowledge is Beautiful” (A beleza do conhecimento) de David McCandless
Autor: David McCandless
Site: Information Is Beautiful
Escrito pelo mesmo autor do blog de visualização de dados Information is Beautiful, “Knowledge is Beautiful” usa elementos visuais para revelar o mundo. O livro traz infográficos para apresentar informações complexas, mostrando as conexões e relações nas exibições visuais. Ele explora dados sobre arte, ciência, saúde, mídias populares e muito mais para mostrar padrões e relações em nossas vidas. Apresentando gráficos de raças populares de cães, mapeando as relações exatas do Oriente Médio e muito mais, este livro certamente matará sua curiosidade.
11. “Visualize This: The Flowing Data Guide to Design, Visualization, and Statistics” (Visualize isto: guia de design, visualização e estatísticas da Flowing Data) de Nathan Yau
Autor: Nathan Yau
Site: Flowing Data | Amazon
Neste livro, Nathan Yau oferece dicas práticas e tutoriais passo a passo sobre como estruturar os dados para contar uma história. O livro se concentra principalmente em dados estatísticos com referências técnicas e em como dar forma à visualização através da programação. “Visualize This” também traz recomendações de ferramentas e softwares para criar gráficos tanto para a Web como para impressão, além de exemplos de código para programação Web, como Python e JavaScript.
12. “The Big Book of Dashboards” (A bíblia dos painéis) de Steve Wexler, Jeffrey Shaffer e Andy Cotgreave
Autores: Steve Wexler, Jeffrey Shaffer e Andy Cotgreave
Site: Tableau | Amazon
Se você deseja explorar uma infinidade de painéis para se inspirar, encontrou o que procura. “The Big Book of Dashboards” traz todo tipo de painéis de vários setores e departamentos, usando exemplos das áreas da saúde, marketing, finanças, atendimento ao cliente, esportes e muitos mais.
O livro dá destaque a painéis do mundo real, abordando a necessidade de garantir que os dados possam ser exibidos seja em um computador, em uma apresentação na sala de reuniões ou em um celular onde quer que o usuário esteja. Como vimos em “Information Dashboard Design”, o design de um painel é quase tão importante quanto os dados em si, e “The Big Book of Dashboards” aborda os fatores práticos e psicológicos com os quais você pode se deparar antes que eles surjam.