< Menu DCult
Nossos projetos

AÇÕES DCULT

Ícone - Cine DCULT

Cine Dcult

O Cine DCult é um projeto criado em 2022 que visa promover a cultura cinematográfica dentro da Unicamp, por meio da apresentação de filmes ao ar livre ou em salas fechadas, acompanhados de debate com cineastas, professores, estudantes, cinéfilos, roteiristas ou simplesmente pessoas que gostam de cinema.

Suas edições buscam enriquecer a experiência cinematográfica junto a um público de estudantes, professores, servidores não-docentes e comunidade em geral, por meio de atividades que contribuem para a formação acadêmica e cultural do público ao incentivar o pensamento crítico e o diálogo transdisciplinar.

O projeto trabalha em parceria com produtores e exibidores internos e externos da universidade com o propósito de fortalecer laços e o intercâmbio cultural.

Ícone - Palco DCULT

Palco Dcult

Em continuidade a uma extensa história de apresentações musicais no campus, em 2021 foi criado o Projeto Palco DCult que tem como sua principal conceituação sistematizar a promoção de apresentações musicais destinadas a toda a comunidade da universidade e ao seu entorno.

Seu principal objetivo é a difusão da cultura musical, bem como demais artes performativas, através da apresentação de artistas renomados, bem como de músicos oriundos da comunidade universitária.

Essa forma de intercâmbio, entre músicos experientes e outros iniciantes, muitos deles formados pelos cursos da Unicamp, adota variados formatos tais como shows, masterclasses e workshops.

Icone - Casa dos Saberes Ancestrais

Casa dos Saberes Ancestrais

Este projeto dá continuidade ao empenho da Unicamp em trazer para a universidade uma maior presença das sabedorias ancestrais, gestadas e mantidas em muitas práticas culturais que compõem a sociedade brasileira, tais como aquelas dos povos indígenas, quilombolas, caiçaras e curandeiras. 

Desdobrado do Projeto Oca, realizado pela DCult em 2017, como resultado de inúmeras ações e atividades que envolveram pessoas de dentro e de fora da universidade vinculadas à cultura afro-diaspórica, trata-se de uma proposta baseada em múltiplas plataformas e organizada a partir de gestões experimentais. 

No ano de 2020, tempos de pandemia, o grupo envolvido no projeto lança o e-book “Casa dos Saberes Ancestrais – Diálogos com Sabedorias Indígenas”, sob o Selo Jurema, em parceria com a Diretoria Executiva de Direitos Humanos. 

Em 2024, um primeiro espaço físico do projeto é ativado, próximo à Casa do Lago. É um lugar aberto à receber diversas atividades – principalmente aquelas promovidas pela comunidade indígena presente na universidade. A Casa inaugura uma rede maior, pretendida para a construção de novos pontos capazes de ampliar a diversidade dos grupos sociais e dos saberes ancestrais na Unicamp. 

Selo Editorial Jurema

O selo editorial Jurema, coordenado pela Diretoria de Cultura da Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Unicamp, dirige-se à promoção de publicações artístico culturais produzidas a partir dos saberes ancestrais e de suas vizinhanças com as demais formas de cultura. 

Seu título, de origem indígena, carrega consigo uma vasta rede de significados importantes para o bom direcionamento do trabalho a ser realizado editorialmente. Jurema é uma árvore espinhosa e encantada, presente em inúmeras tradições indígenas. Assim também atravessa tradições cristãs e rituais afro-brasileiros. Os produtos elaborados a partir de suas partes vegetais curam o corpo material e abrem passagens ao corpo espiritual. Palavra indígena que persiste viva, empregada à língua portuguesa do Brasil, denomina corpos humanos e inumanos, materiais e espirituais, tal qual a Cabocla Jurema. O termo nomeia também a mata e a floresta como um todo e é utilizada para nomear uma tarefa difícil, trabalhosa ou extenuante. Define o feminino como força persistente em meio à destruição e ao abandono. Como árvore da caatinga, é símbolo de resistência em um ambiente semi-árido. Jurema é um lugar sagrado, cuidado e cultuado.

De modo vasto e atento ao sincretismo próprio das ancestralidades culturais, o selo Jurema visa produzir e difundir, na forma da coleção editorial, a amplitude desses sentidos e forças ancestrais, às quais coaduna a perspectiva contemporânea dos direitos humanos como direitos ambientais. 

•  Conheça as obras publicadas pelo Selo Jurema!

Editais

Os editais DCult são pensados para abraçar a diversidade e a pluralidade de expressões culturais, abrangendo uma ampla gama de áreas de expressões artísticas e culturais. 

Ao navegar por nossos editais, você encontrará informações detalhadas sobre critérios de elegibilidade, prazos de inscrição, documentação necessária e os financiamentos oferecidos. Estamos comprometidos em fornecer orientação clara e apoio durante todo o processo de candidatura, garantindo que cada proposta receba a devida consideração. 

Entendemos a importância do financiamento e do suporte adequados para o desenvolvimento e a realização de projetos culturais na Unicamp. Explore nossos editais, inspire-se e participe ativamente na construção de um cenário cultural dinâmico e enriquecedor. Juntos, podemos transformar ideias em realidade e fortalecer os laços que nos conectam por meio da arte e da cultura. 

Fique atento às atualizações regulares em nossa página de editais. Estamos aqui para te apoiar em cada etapa do caminho. 

Edital de Premiação Arte e Cultura 2024/2025