Escolher um domínio

Como escolher um domínio?

Escolher um domínio para o seu site é uma etapa crucial para dar inicio à sua atividade online! Referenciamento natural, notoriedade, imagem de marca: tudo se joga logo a partir da reserva do nome de domínio.

Existe sempre a possibilidade de transferir um domínio para uma nova identidade digital, mas é preferível começar com o pé direito e escolher um nome pertinente logo desde a conceção do seu website.

A OVHcloud apresenta-lhe nove conselhos e algumas ferramentas para que possa encontrar o nome ideal para o seu website, selecionar a melhor extensão e registar o seu novo nome de domínio.

RADIX domain names

Escolher a melhor extensão do nome de domínio

Um endereço web é a associação de um nome de domínio, ou seja, um conjunto de palavras que representam a sua marca online (por ex.: omeuwebsite), e de uma extensão (por ex.: .com, .pt ou .org). A combinação destes dois elementos representa o URL do seu site. A extensão reflete o tipo de website, a sua localização geográfica e/ou o seu objetivo (comercial ou não).

Entre os milhares de extensões de domínios disponíveis na Internet, as mais comuns são as extensões como .org, .com e .net, bem como as extensões geográficas como .pt e .eu.

Para escolher a correta extensão de um nome de domínio, é preciso compreender as suas vantagens e inconvenientes.

Vantagens e inconvenientes das extensões .com, .net e .org

Atualmente, mais de 50% dos websites de todo o mundo têm .com como extensão (extensão de primeiro nível genérico - generic Top-Level Domain ou gTLD), ou seja, não apresenta restrições geográficas.

Criada para sites de e-commerce internacionais, esta extensão já é utilizada por todos os tipos de websites. As organizações sem fins lucrativos e as ONG também possuem a sua própria extensão de nomes de domínio: .org.

O .net é a terceira extensão mais popular e constitui uma alternativa ao .com. Inicialmente, a abreviação de network (rede), estava destinada aos fornecedores de acesso à Internet e aos fornecedores de alojamento, tais como a OVHcloud.

Tenha em conta que a interface dos browsers móveis não favorece os websites com uma extensão .net. A maioria dos telemóveis propõe diretamente a extensão .com no teclado digital. Assim, os utilizadores de smartphones poderão deparar-se com um site concorrente ao seu, se optar pelo .net.

Extensões nacionais, locais e específicas

A criação de um nome de domínio .pt ou .eu é reservada aos residentes da União Europeia. A extensão .pt garante aos utilizadores de língua portuguesa um acesso a conteúdos adaptados, mesmo quando existem em várias línguas.

A ICANN, a autoridade que regula os nomes de domínio em todo o mundo, já autorizou a criação de cerca de 1300 extensões específicas desde 2012. Algumas delas indicam uma localização, como as extensões .paris e .miami. Outras especificam a temática do website, como os .travel e .art.

Consideradas por alguns utilizadores como sendo menos dispendiosas do que as extensões .com e .net, estas extensões permitem destacar uma especificidade de uma marca.

Escolher um nome de domínio fácil de memorizar

Os endereços web têm um impacto importante na imagem de uma marca e na sua visibilidade. Os internautas raramente usam favoritos e escrevem diretamente o nome do website que querem na barra de pesquisa.

A sua identidade digital constrói-se em torno do seu website, pelo que é preferível escolher um nome com o mesmo cuidado que quando regista uma marca tradicional no INPI.

Adquirir um domínio

Escolher um nome de domínio fácil de pronunciar e de escrever

Um domínio fácil de memorizar será mais vezes procurado pelos internautas do que um nome complicado ou difícil de escrever. Isto explica o facto de muitas empresas utilizarem o seu próprio nome de marca como nome de domínio. Algumas chegam a comprar vários nomes de domínio semelhantes, com diferentes ortografias ou extensões, para evitar que outras pessoas os utilizem de forma incorreta.

Além disso, é possível reencaminhar vários domínios para o seu website principal de forma a orientar os internautas, mesmo quando se enganam de extensão.

Importante saber: é possível alojar vários websites num serviço de alojamento web, mesmo que nem todos os domínios estejam registados na OVHcloud.

Privilegiar um nome de domínio curto

Quanto mais curto for um domínio, mais fácil será memorizá-lo. Se o seu nome de domínio tiver menos de 12 caracteres, os internautas irão encontrá-lo facilmente.

Porquê 12 caracteres? Porque qualquer nome com mais de três sílabas será mais difícil de escrever e porque também é mais rápido introduzir um nome deste tamanho num smartphone ou num tablet, mesmo com um teclado pequeno.

O comprimento máximo que um nome de domínio deverá ter é de 63 caracteres, ou seja, uma frase completa. Algumas extensões, como a .fr, aceitam caracteres especiais. Contudo, não o aconselhamos uma vez que:

  • os internautas não estão habituados a isso e procurarão o site sem caracteres especiais;
  • a adição de caracteres especiais no nome de domínio provoca problemas na codificação dos URL;
  • a sua comunicação gráfica será menos eficaz, nomeadamente aquando da impressão em papel ou da criação de visuais para as redes sociais.

Mais do que uma combinação de palavras, o nome do seu website deve ser uma sigla, uma marca, que se tornará uma referência.

Portanto, manter a simplicidade é uma boa forma de ser memorável.

Escolher um nome de domínio adaptado à sua imagem de marca

O seu nome de domínio deve refletir o conceito do seu site, a sua marca ou a temática dos seus artigos. O ideal é haver uma ligação com a sua empresa ou os produtos que comercializa, no caso de ser um site de comercialização.

No caso do e-commerce, o valor semântico faz sentido. O eBay, por exemplo, representa à sua maneira um modo de compra por barra de pesquisa. Numa altura em que a venda online era principalmente feita por categorias, com um sistema de filtros imperfeito, este tipo de nome era particularmente diferente. O Cdiscount, por sua vez, é um website que destaca os seus preços baixos em nove letras fáceis de memorizar.

Verificar que um domínio está disponível

Antes de comprar um nome de domínio, é indispensável assegurar a sua disponibilidade. A OVHcloud oferece um serviço de verificação dos nomes de domínio. A sua página dedicada apresenta os resultados de disponibilidade das diferentes extensões, das mais comuns às mais específicas, permitindo identificar rapidamente os nomes de websites disponíveis e os respetivos preços.

Verificar a disponibilidade do meu domínio

Em certos casos, o domínio procurado já tem proprietário, mas está disponível para venda. No site da OVHcloud, esses tipos de domínio aparecem nos resultados com o rótulo "mercado secundário". Poderá comprá-lo ao preço indicado pelo proprietário do site.

Verificar o histórico do domínio disponível

Não é porque um domínio está livre ou disponível que este não tenha sido utilizado para criar um website. A sua renovação não é automática e o seu direito de utilização é limitado durante um período de um a dez anos, consoante os contratos. Uma vez expirado o prazo, o proprietário deverá realizar a renovação. No entanto, alguns domínios são abandonados devido a cessações de atividade, esquecimentos de renovação, etc.

Assim, muitos nomes de domínio não renovados ficam disponíveis para compra nos registrys.

Estes websites têm um passado que pode ser benéfico. Por vezes, são reencaminhados (links e âncoras) a partir de outras páginas web, o que gera tráfego. Antes de adquirir um domínio expirado, verifique se este possui um histórico de qualidade ou se, pelo contrário, foi colocado em black list pela Google ou por outros motores de busca.
Neste último caso, é preferível escolher um domínio nunca antes utilizado, encontrar um nome comercial ou avaliar uma nova palavra-chave para destacar.

Registar um domínio

Se pretender utilizar um nome de domínio, pode reservá-lo junto dos agentes de registo: os registrys. Frequentemente, este depósito é gerido pelos fornecedores de alojamento web como a OVHcloud, ficando assim acreditados pelos organismos oficiais. Estes últimos incluem o .PT para os sites em .pt, o EURid para os nomes de domínio com .eu e o ICANN para os .com, .net e .org.

Muitas vezes, registar um nome de domínio implica a escolha de um alojamento web e, eventualmente, de um sistema de gestão de conteúdos (CMS). Este último facilita a criação do website associado a este domínio.

Registar o meu domínio

Comunicar com o seu novo nome de domínio

A notoriedade do futuro do seu website baseia-se em parte na sua comunicação! Para que o seu novo domínio seja conhecido, atualize o seu endereço de e-mail e a sua assinatura. É possível obter um domínio de e-mail junto de um fornecedor de alojamento web.

Não se esqueça de reencaminhar os e-mails a partir do endereço anterior para não perder nenhuma mensagem.