stakely case study image
Pessoa Feliz

Mais de 40 000 utilizadores a fazer staking

network

Mais de 40 redes de blockchain suportadas

Revenue opportunity OVHcloud

Valor total bloqueado de mais de 700 milhões de dólares

O contexto

A Stakely é um fornecedor líder de nós de staking sem custódia, que permite que os seus utilizadores ganhem por fazer staking com os seus ativos em criptomoedas. Atualmente, a Stakely suporta mais de 40 redes de blockchain PoS (Prova de Participação) e oferece preços baixos aos seus clientes, ao mesmo tempo que mantém uma infraestrutura de nós segura e de alta qualidade.

Baseada nos protocolos PoS, a Stakely oferece uma solução de staking muito mais sustentável, em comparação com as soluções que utilizam métodos que recorrem à Prova de Trabalho (PoW). Com a PoW, os utilizadores validam blocos e ganham recompensas, utilizando hardware que consome muita energia para resolver os puzzles criptográficos. No entanto, com a PoS, os utilizadores só precisam de possuir criptomoedas, das quais podem fazer staking em troca de validações e recompensas. Como nenhum hardware caro ou potente é necessário para a PoS, acaba por ser mais eficiente em termos energéticos e acessível a um maior leque de pessoas.

O desafio

Para alojar a sua infraestrutura complexa - prestando também um serviço constante aos seus clientes - a Stakely necessitava de servidores dedicados com elevada disponibilidade. Uma vez que a tecnologia de blockchain se baseia na descentralização, é composta por vários nós (dispositivos com um endereço IP ligados à rede de blockchain) distribuídos em várias localizações, pelo que a Stakely também precisava de um fornecedor com vários datacenters pelo mundo. A empresa tinha explorado várias opções, mas concluiu que muitos fornecedores tinham uma gama de produtos limitada, não podendo assim fornecer o desempenho necessário.

« Precisávamos de uma plataforma potente e fiável para alojar os nossos serviços de staking e os servidores da OVHcloud têm estas características em todos os sentidos. Os outros fornecedores não conseguiam simplesmente igualar a OVHcloud em termos de custo, desempenho, suporte ou geolocalização, e ficámos satisfeitos por encontrar um parceiro que partilhasse os nossos valores de sustentabilidade. Desejamos que a nossa parceria com a OVHcloud tenha continuidade, pois trabalhamos para oferecer mais serviços aos nossos clientes e fazer a Stakely crescer para um nível superior. »

Jose Antonio Hernandez, CEO da Stakely

A solução

A OVHcloud foi capaz de cumprir todas as exigências técnicas da Stakely, oferecendo uma gama variada de servidores com as capacidades necessárias para a inovação em blockchain. Este aspeto, aliado a um forte compromisso com a sustentabilidade, fez da OVHcloud a escolha perfeita para a Stakely.

A Stakely utiliza múltiplas arquiteturas para suportar as suas operações numa variedade de blockchains, incluindo soluções de escalabilidade Ethereum Layer 2, como Rollups, a Solana e as redes baseadas em Substrate. Além disso, a Stakely opera num número significativo de redes construídas com o Cosmos SDK, um framework open source para criar blockchains PoS que incluem nós sentinela (que contêm toda a blockchain e isolam os validadores do público) e nós de signatário (para escrever dados na blockchain e validar o conteúdo de cada bloco). A Stakely optou por alojar os nós sentinela do Cosmos SDK nos servidores Advance da OVHcloud, enquanto que os e nós de signatário estão alojados em máquinas virtuais que utilizam as instâncias Public Cloud da OVHcloud.

Com base nos mais recentes processadores AMD™ e Intel® e discos SSD NVMe super-rápidos, os servidores Advance oferecem o desempenho necessário para alojar bases de dados complexas, como a blockchain contida nos nós sentinela. Os servidores Advance incluem uma tecnologia de segurança de ponta, como o AMD Infinity Guard, que protege os dados de ataques à memória do sistema e à camada do hipervisor. Contêm também uma proteção anti-DDoS, que mitiga ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) até 1,3 Tbit/s. Isto é particularmente útil para as redes de blockchain, uma vez que podem estar sujeitas a ataques de « inundação de transações ». Os servidores Advance também incluem o Link Aggregation, para uma disponibilidade melhorada, e possui uma opção « Burst » para aumentar a largura de banda e garantir um melhor desempenho durante picos de tráfego. Para facilitar a descentralização e distribuir os nós, a Stakely aloja os seus servidores nos datacenters da OVHcloud em França, na Alemanha, na Polónia e no Canadá.

Graças às instâncias Public Cloud, os nós de signatário estão alojados em várias máquinas virtuais. As instâncias Public Cloud conservam a mesma disponibilidade e as mesmas funcionalidades Anti-DDoS que os servidores dedicados, mas oferecem uma maior escalabilidade e simplicidade, uma vez que os recursos podem ser personalizados e escalados com um simples clique. Este sistema é ideal para alojar os nós de signatário, pois estes contêm as chaves privadas dos validadores e realizam assinaturas, que são depois transmitidas para a rede através dos nós sentinela. Cada máquina virtual está alojada nos datacenters da OVHcloud no Reino Unido, em França e na Alemanha e ligada aos servidores Advance através da Rede privada vRack, que isola os dados da Internet através de uma ligação estável de alta velocidade.

Por fim, a OVHcloud oferece uma tecnologia amiga do ambiente, alinhada com a missão da Stakely enquanto fornecedor de blockchains PoS. Todos os servidores da OVHcloud utilizam soluções de arrefecimento por água para reduzir o consumo de energia e são montados internamente, utilizando componentes reciclados para eliminar cadeias de abastecimento complexas, que muitas vezes ocultam práticas pouco éticas ou insustentáveis. Além de oferecer uma tecnologia mais sustentável, isto também permite reduzir os custos das soluções da OVHcloud, uma vez que não há terceiros envolvidos ou taxas de importação a pagar.

Infraestrutura da Stakely

O resultado

Graças à sua parceria com a OVHcloud, a Stakely ganhou uma plataforma potente mas energeticamente eficiente, para alojar a sua infraestrutura de blockchain. Tanto os servidores Advance como as instâncias Public Cloud oferecem a velocidade e o desempenho necessários para suportar a tecnologia de blockchain, com várias funcionalidades de segurança e de largura de banda para proteger os dados das transações e assegurar uma elevada disponibilidade para a Stakely e para os seus clientes. Além disso, os datacenters mundiais da OVHcloud suportam a infraestrutura distribuída exigida pela blockchain, ao passo que os seus servidores ecológicos dão paz de espírito a empresas como a Stakely, que estão a construir um futuro mais sustentável para a indústria de blockchain.

No futuro, a Stakely prevê uma colaboração mais estreita com a OVHcloud, já que planeia fazer crescer o seu negócio e construir uma gama de soluções PoS para clientes empresariais.