metropoles.com

Só 5 estados brasileiros tiram nota boa em transparência. Veja quais

Organização Transparência Internacional divulgou nesta terça-feira o Índice de Transparência e Governança Pública dos 27 governos estaduais

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Manifestantes bolsonaristas acompanham troca de bandeira em Brasília1 (1)
1 de 1 Manifestantes bolsonaristas acompanham troca de bandeira em Brasília1 (1) - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A organização de Transparência Internacional (ITGP) divulgou, nesta terça-feira (16/7), índices de transparência dos governos das 27 regiões administrativas do Brasil. Na lista, apenas cinco estados apresentam um desempenho considerado ótimo, acima de 80 pontos, e três apresentam um desempenho ruim, com pontuações inferiores a 40 pontos.

Os governos ótimos em transparência são Espírito Santo com 90,4 pontos, Minas Gerais com 90, Paraná com 89, Rondônia com 85,2 e Goiás com 83.

O Índice de Transparência e Governança Pública foi desenvolvido pela organização “como uma ferramenta regular de avaliação da transparência dos Poderes subnacionais brasileiros. A cada atualização do índice, será possível comparar a evolução dos entes avaliados e estimular melhorias contínuas da transparência pública. O ITGP classifica os entes avaliados em formato de ranking e atribui notas entre 0 e 100 pontos. Quanto maior a nota, melhores os níveis de transparência daquele ente”.

Já na outra ponta da tabela, com o piores valores na pontuação do ITGP, estão o Acre com 26,7 pontos, Pará com 30,5 e Sergipe 36,2.

Segundo a entidade, “o resultado preocupa, em particular, num ano eleitoral, já que as obras e emendas representam riscos de corrupção e são recursos frequentemente turbinados, e que podem distorcer a resposta das urnas”.

A organização de Transparência Internacional (ITGP) é “um movimento global com uma mesma visão: um mundo em que governos, empresas e o cotidiano das pessoas estejam livres da corrupção. Mas nossa luta contra a corrupção não é e nunca será um fim em si mesmo. É uma luta por justiça social, realização de direitos e paz. Entendemos que a corrupção possui raízes profundas e se vale de diferentes condicionantes, desde aspectos legais e institucionais, até comportamentais”.

Veja o mapa e o gráfico com o índices de transparência dos governos

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?