Foram 693 horas de curso em desenvolvimento web junto à turma de 2022, mais de 60 horas de apoio psicológico e de serviço social, 15 mentoras e mentores voluntários apoiando essa turma, duas jovens contratadas para a área da programação, parceria com Senac para continuidade de apoio e orientação profissional de quatro jovens, e nove jovens realizando período de treinamento prático de dois meses na Involves, aplicando na prática o que aprenderam com o curso.
O Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) e o Involves Zero, fundo social da Involves, criaram o projeto <tectrampo/>, unindo empresas e a sociedade civil organizada na promoção de um desenvolvimento sustentável, justo e solidário para a Grande Florianópolis.
Jovens com idade entre 17 e 29 anos completos;
Com ensino médio completo;
Residentes em Florianópolis, Biguaçu,Palhoça ou São José;
Com renda per capita de até um salário mínimo estadual (a renda média de cada pessoa da casa não pode ultrapassar R$ 1.467,00 – jan/2021);
Disponibilidade de se dedicar aos estudos todas as tardes, de segunda à sexta-feira, além de um sábado por mês.
No <tectrampo/> valorizamos a diversidade. Assim, queremos que pelo menos 50% da participação seja composta por pessoas negras (pretas ou pardas) e 50%, por mulheres. Esses, porém, serão critérios de priorização, e não de exclusão. Como critério de desempate, a população LGBTQIA+
terá prioridade.
Curso Fellowship em Desenvolvimento Web de 626 horas (seis meses);
Ajuda de custo no valor de R$ 1.100,00 mensais durante seis meses;
Computador e infraestrutura para participação com qualidade no curso;
Orientação educacional, psicológica e de serviço social às pessoas participantes;
Apoio à inserção das pessoas participantes no mercado de trabalho, no setor de tecnologia.
Inscrição e Envio da Documentação
Teste de Racioocínio Lógico e Matemática Básica
Divulgação das pessoas selecionadas para a etapa de entrevistas
Entrevistas
Divulgação das pessoas selecionadas
Início do Curso e do Apoio
Uma parte expressiva das pessoas desempregadas no Brasil, e também em Florianópolis, é jovem. A pesquisa mais recente do IBGE concluiu que o país tem 14,8 milhões de pessoas desempregadas, o que representa 14,7% da população economicamente ativa. Mas esse índice é ainda maior entre as pessoas mais jovens.
Na faixa etária de 14 a 17 anos, 46% estão em busca de trabalho. E, de 18 a 24 anos, o desemprego afeta 31% das pessoas. Em Florianópolis, em 2018, esse público compreendia 35% do total de pessoas desempregadas, que enfrentam problemas singulares quanto à inserção no mundo do trabalho, o que, em alguma medida, deve-se à exigência de experiência. É também uma população que tem demandado novos enfoques da educação e qualificação profissional, como conhecimentos em informática e línguas estrangeiras.
Por outro lado, a capital catarinense tem se consolidado como um polo de empresas de base tecnológica. A cidade tem mais de 4 mil empreendimentos de tecnologia e inovação, e o setor representa 14% do PIB, de acordo com dados da prefeitura. No entanto, Floripa enfrenta o desafio de preencher as vagas de trabalho abertas por carência de profissionais qualificados.
O <tectrampo/> quer construir uma ponte entre essas duas realidades, transformando a vida de pessoas jovens e, por consequência, de suas famílias.
Seja um patrocinador do <tectrampo/> e tenha a oportunidade de:
// Integrar a governança e participar das decisões sobre os rumos do projeto-piloto;
// Aprender sobre o contexto das comunidades mais vulneráveis de Florianópolis;
// Aprimorar suas estratégias de investimento social privado;
// Ampliar a visibilidade de sua marca;
// Participar das rodadas de seleção dos jovens para contratação
// Contribuir com a transformação social a partir da ampliação das oportunidades de carreira e renda para os jovens em situação de vulnerabilidade.