Em cumprimento ao Decreto nº 7.133, de 19 de março de 2010, o processo de Avaliação de Desempenho (AD) foi implantado no âmbito do Ministério da Saúde. Trata-se do monitoramento das atuações tanto do servidor (AD-Individual), quanto do MS (AD-Institucional), que tem o objetivo de diagnosticar e analisar a atuação dos trabalhadores e da instituição MS.
A ideia é promover o desenvolvimento profissional e institucional e, consequentemente, aprimorar o desempenho do órgão e de seus servidores. Além disso, o processo pode fornecer informações que auxiliem a revisão de estratégias e metodologias de trabalho, minimizando os problemas encontrados e melhorando as práticas na gestão do SUS.
Para além do atendimento às exigências legais, o objetivo geral da avaliação realizada no Ministério da Saúde é aferir o alcance das metas institucionais e individuais, por meio de ações que devem ser pautadas na cogestão, estabelecimento de compromissos e corresponsabilização entre os gestores das unidades de avaliação, gestores de planos de trabalho, chefias imediatas, avaliadores e avaliados.
Estes movimentos proporcionam a efetiva participação dos vários atores que atuam nos distintos processos de trabalho das áreas técnicas. Também é importante sua ressignificação, a fim de que ocorra de forma processual e dialógica e não pontualmente, a partir da obrigatoriedade de atendimento aos prazos estabelecidos pelos ciclos avaliativos.
Destaques
Saiba mais
"Para mais informações sobre o processo de avaliação de desempenho individual no MS, entre em contato com a equipe da CODEP/COGEP/SAA/SE/MS pelo e-mail: [email protected].