RESUMO
O QUE É: O Programa Estudante-Convênio (PEC) visa internacionalizar a educação superior brasileira e facilitar o acesso de alunos estrangeiros à graduação (PEC-G), à pós-graduação (PEC-PG) e a cursos de português como língua estrangeira (PEC-PLE).
ETAPA DE ENSINO: Educação Superior.
UNIDADES RESPONSÁVEIS: Secretaria de Educação Superior (Sesu), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
LANÇAMENTO: fevereiro de 2024.
PARCEIROS: Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
APRESENTAÇÃO
O Programa de Estudantes-Convênio (PEC) é uma ferramenta de política externa e de apoio à internacionalização da educação que visa ampliar o horizonte cultural dos brasileiros e fomentar as relações bilaterais com países com os quais o Brasil tenha firmado acordo de cooperação educacional, cultural, científico e/ou tecnológico. O PEC objetiva a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros, por meio de oferta de vagas em cursos de língua portuguesa, de graduação ou de pós-graduação (mestrado e doutorado), em instituições de educação superior brasileiras. Há vagas para cursos em todas as áreas do conhecimento, sem custos nem exames de admissão.
O programa possui três modalidades: Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G); Programa de Estudantes-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG); e Programa de Estudantes-Convênio de Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE).