Consumo Consciente
A ANEEL desenvolve campanhas para esclarecer o público sobre suas decisões e outras medidas importantes para o desenvolvimento do setor elétrico.
Desde 2015, a Agência incentiva o consumo consciente por meio de campanhas no âmbito do Programa de Eficiência Energética (PEE). No entanto, o tema não está regulamentado, o que deve mudar, segundo a atividade P&E22-02 da Agenda Regulatória para o biênio 2023-2024. A primeira medida com o objetivo de debater a regulamentação se deu com a Tomada de Subsídios 12/2022.
Também em 2015 foi criado o sistema de Bandeiras Tarifárias para sinalizar os custos reais de geração de energia elétrica a cada mês. Essa informação fornece ao consumidor a oportunidade de usar a energia elétrica de forma mais consciente.
Já em 2021, dado o pior período de escassez hídrica da história do País, foi realizada a campanha nacional Consumo Consciente Já. O intuito foi incentivar os consumidores a usarem eletricidade sem desperdícios. A campanha foi uma parceria entre ANEEL, Ministério das Minas e Energia (MME), e Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e alerta para um esforço nacional de uso consciente da energia dando dicas de eficiência energética.
Ainda com vistas a incentivar o consumo consciente, a ANEEL disponibiliza:
- vídeos relacionados ao tema em seu canal do YouTube;
- cartilha de consumo consciente (disponível em "Centrais de Conteúdo", "Conteúdo Educativo", "Cartilhas Educativas").