Gambling Therapy logo

Vícios comportamentais

O que é um vício comportamental?

Um vício comportamental é uma compulsão ou uma vontade de empreender uma determinada atividade – apesar das possíveis consequências negativas de o fazer. Vícios de qualquer tipo são geralmente associados com sentimentos de fazer algo em excesso e com sentimentos de arrependimento ou vergonha. Os vícios comportamentais podem afetar qualquer pessoa e podem ser difíceis de detetar.

Não é necessário consumir substância para se tornar viciado. O próprio sistema de recompensa do cérebro responde a algumas atividades libertando químicos poderosos que podem produzir uma sensação agradável. É amplamente acordado que é este mecanismo interno que é a força motriz de qualquer tipo de vício, seja de substância ou de comportamento.

Embora o comportamento possa levar a uma sensação de prazer, o cérebro adapta-se rapidamente. Com o tempo, isto pode significar que a quantidade ou intensidade de uma atividade precisa de ser aumentada para experimentar o mesmo sentimento. Esta é a espiral reconhecível do vício.

O que causa um vício comportamental?

Algumas das razões pelas quais as pessoas desenvolvem vícios comportamentais são também essas coisas que podem levar a vícios em substâncias:

  • Sentimentos de baixa autoestima
  • Um evento traumático ou período de vida
  • Tristeza esmagadora
  • Sentimentos de culpa ou vergonha
  • Más capacidades sociais e de comunicação

Quais são os sinais de um vício comportamental?

Embora todos sejam diferentes, alguns dos sinais exteriores mais comuns de um vício comportamental são padrões de sono perturbados, agitação e mudanças de humor. As pessoas com vícios comportamentais podem descobrir que tentam esconder a sua atividade dos outros, que perdem o interesse por outras coisas que costumavam ser agradáveis e que se retiram do contacto social.

Exemplos de vícios comportamentais

Existe o potencial de qualquer atividade se tornar um vício, mas existem algumas atividades que estão mais associadas ao desenvolvimento do vício:

  • Jogo
  • Negociação
  • Sexo
  • Comida *
  • Internet
  • Jogos
  • Pornografia
  • Compras
  • Cirurgia estética
  • Comportamento de risco
  • Exercício **

* A comida é considerada um vício comportamental, mesmo que haja algo a ser ingerido – porque o alimento em si não produz um ‘alto’ como o álcool ou o consumo de drogas… é o sistema de recompensa do cérebro que é provocado, como com outros vícios comportamentais.

** O exercício é por vezes descrito como um “vício saudável”, mas – como acontece com outros vícios – também pode ser prejudicial quando tomado em excesso ou quando está a ser usado para evitar outros sentimentos.

As ações ou bitcoin estão a negociar viciantes?

Qualquer atividade que desencadeie os circuitos de recompensa do cérebro pode ser viciante. A negociação de ações, ou a negociação em moedas/criptomoedas provavelmente envolverá o cérebro desta forma. Embora haja potencialmente um elemento de competência necessário para fazer transações lucrativas, no final – há um grande elemento de acaso, tal como acontece com o jogo de qualquer tipo.

Algumas das mesmas questões são tão relevantes para os comerciantes de ações ou moedas como para os apostadores: Só está a negociar com dinheiro que pode dar-se ao luxo de perder? Estás a gastar mais do que queres trabalhar em negócios? Está preocupado com a negociação à custa de outras atividades sociais? Estás a esconder a extensão da tua negociação dos outros?

Pode ajudar a falar sobre algumas destas questões com um conselheiro de Terapia de Jogo.

O que fazer com um vício comportamental

Se sente que está a fazer algo em excesso ou que as suas relações estão a sofrer como resultado, então é uma boa altura para recuar e avaliar a sua situação.

É útil pensar no que levou ao comportamento, em vez de se concentrar apenas em abandonar o comportamento em si. Talvez o comportamento seja, em parte, uma resposta a um problema de vida que está a enfrentar. Isto é algo que se pode explorar com um conselheiro ou num grupo de apoio.

É sempre útil falar com outra pessoa sobre um vício. Começar a falar vai ajudá-lo a reconhecer que não está sozinho, seja lá o que for que está a enfrentar.

Para algumas pessoas, pode ser mais fácil permanecer anónimo – por isso um serviço de suporte ao vivo baseado em texto pode ser um bom primeiro passo. O serviço de apoio ao vivo da Gambling Therapy está disponível para qualquer pessoa que tenha dificuldades em jogar ou negociar – e existem muitos serviços semelhantes em todo o mundo criados para ajudar aqueles com outros vícios comportamentais.