EVENTOS PARALELOS

Workshop Virtual Governo Digital e Inclusão

Neste Workshop Virtual, o Brasil convida governos, organizações internacionais e especialistas para discutir como os governos digitais podem promover a inclusão e promover a economia digital.

13/05/2024 13:40 - Modificado há 2 meses

Veja como foi o evento

DIA 1 - 18 DE JUNHO

DIA 2 - 19 DE JUNHO

Sobre o evento

A presidência brasileira do G20 está comprometida em promover um debate sobre a economia digital [1], onde o potencial transformador da tecnologia se torne uma força para o desenvolvimento inclusivo. As prioridades do G20 no Brasil se fundamentam nos sucessos de presidências anteriores, com o objetivo de promover uma abordagem inclusiva e centrada no ser humano que garanta visibilidade das prioridades do Sul Global.

No âmbito do Grupo de Trabalho de Economia Digital (DEWG), o Brasil fez do governo digital uma de suas principais prioridades. O objetivo é entender como as políticas e serviços governamentais digitais podem melhorar o relacionamento dos governos com os cidadãos, permitir serviços públicos de alta qualidade e alavancar as oportunidades da economia digital. Além disso, também há potencial da Infraestrutura Pública Digital (DPI), como identidade digital e soluções de compartilhamento de dados, para serem ferramentas poderosas para tornar os serviços públicos mais inclusivos e centrados no usuário.

Neste Workshop Virtual, o Brasil convida governos, organizações internacionais e especialistas para discutir como os governos digitais podem promover a inclusão e promover a economia digital.

O Workshop tem como objetivo incentivar discussões e compartilhar as melhores práticas entre a comunidade internacional. O objetivo principal é explorar soluções inovadoras de governo digital como meio de enfrentar os desafios atuais de inclusão - que afetam cerca de um terço da população global, limitando seu acesso a ferramentas essenciais - e oferecer os serviços públicos necessários para a participação ativa na sociedade.

Ao longo do workshop serão incentivadas discussões interativas e a troca de experiências entre os participantes. A colaboração com a OCDE e outras organizações internacionais será crucial para enriquecer o debate e ajudar a criar políticas eficazes. 

O evento será uma oportunidade única para fortalecer a cooperação entre os membros do G20, compartilhar conhecimento entre a comunidade internacional e impulsionar o desenvolvimento em direção a governos digitais mais inclusivos, confiáveis e adaptados ao século 21.

[1] O governo digital refere-se ao uso de tecnologias digitais, como parte integrante das estratégias de modernização dos governos, para criar valor público. Fonte: Recomendação da OCDE sobre Estratégias de Governo Digital.

Datas:

O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de junho, das 9h às 13h (UTC -3).

Temas:

Governo digital; Inclusão; Infraestrutura Pública Digital; Identificação Digital; Interoperabilidade e Compartilhamento de Dados; Governança de Dados; Infraestrutura de Dados; Serviços de governo digital.

Pontos de discussão:

O impacto significativo do governo digital levanta as seguintes questões que serão discutidas no evento:
1. Que estratégias, melhores práticas e salvaguardas bem-sucedidas para projetar e implementar programas de governo digital os países implementaram que priorizam a inclusão e abordam as divisões digitais?
2. Como diferentes países têm alavancado as Infraestruturas Públicas Digitais para promover a inclusão digital, social e econômica em diferentes segmentos de suas populações, incluindo grupos carentes?
3. Como os governos e as partes interessadas podem apoiar a governança de sistemas de identidade digital que são centrados no ser humano, seguros e interoperáveis?
4. Como os governos podem melhorar o compartilhamento e a reutilização de dados para melhorar os serviços de governo digital de forma ética e inclusiva?
5. Quais são os principais desafios que os países enfrentam para garantir o acesso equitativo aos serviços públicos, particularmente para grupos desassistidos, e como o uso de ferramentas digitais pode ajudar a melhorar o acesso inclusivo?

Objetivos:

1. Identificar os principais desafios e oportunidades para alavancar o governo digital e promover a digitalização dos serviços públicos para um acesso mais inclusivo;
2. Discutir a abordagem DPI para promover a inclusão digital e reduzir a exclusão digital;
3. Fortalecer a colaboração em governo digital entre membros do G20, organizações internacionais e partes interessadas.

Público-alvo:

O Workshop Virtual é aberto ao público e reunirá delegados do G20; formuladores de políticas públicas; gestores públicos e privados; Diplomatas; Acadêmicos; especialistas interessados em questões científicas e tecnológicas; funcionários de organizações internacionais; Investidores; a Sociedade Civil Organizada, Think-Tanks e Startups.

Conferencistas

Alexandre Amorim
Presidente do Serpro

Alexandre Gonçalves de Amorim assumiu como diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em fevereiro de 2023. Com mais de 20 anos de experiência nas áreas de gestão corporativa e governamental, Amorim liderou, nos últimos anos, diversos projetos de Tecnologia da Informação e transformação digital na gestão pública. 

É formado em Gestão Pública Municipal pela Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e graduado em Sociologia e Política pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). 

Barbara-Chiara Ubaldi
Chefe da Unidade de Governo Digital e Dados da OCDE

Barbara lidera o trabalho de transformação digital dos governos, o que inclui qualquer política ou iniciativa que utilize tecnologias e dados digitais para aumentar a abertura, a eficiência e a inovação nos governos. Ela é responsável pelas análises dos países, pelo monitoramento da implementação das Recomendações da OCDE sobre Estratégias de Governo Digital, Melhoria do Acesso e Compartilhamento de Dados e sobre Identidade Digital, bem como pelo Índice OURdata da OCDE e Índice de Governo Digital.

Carlos Santiso
Chefe de Divisão, Governo Digital, Inovador e Aberto da OCDE 

Carlos Santiso dedicou sua carreira a melhorar vidas por meio de melhor governança e inovação digital, com ampla experiência em governança pública e financiamento do desenvolvimento. Trabalhou em mais de 40 países nas Américas, África e Europa. Atualmente, Carlos lidera a Divisão de Governo Digital, Inovador e Aberto da OCDE. Anteriormente, gerenciou as práticas de governança do Banco de Desenvolvimento da América Latina, do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Africano de Desenvolvimento. Ele também trabalhou no governo no Ministério do Desenvolvimento Internacional da Grã-Bretanha e no gabinete do primeiro-ministro da França. É doutor em economia política pela Universidade Johns Hopkins e mestre em políticas públicas pela Universidade de Columbia e pelo Institut d'Etudes Politiques de Paris.

Ciro Avelino
Assessor da Secretaria de Governo Digital

Designer e Pai, desde então paladino por um mundo melhor. Especialista em Estratégia, Pessoas e TI. Hoje Assessor na Secretaria de Governo Digital, empregado Caixa e já atuou como executivo no mercado financeiro. Defensor responsável da subversão. Como? Promover conexão. "São sempre as pessoas".

David Eaves
Professor Associado de Governo Digital e Co-Diretor Adjunto do Institute for Innovation and Public Purpose na University College London

Os cursos de David se concentram na governança da infraestrutura pública digital e no conhecimento mínimo viável que os administradores públicos precisam ter sobre tecnologia para serem eficazes em uma era digital. Ele é cofundador do Teaching Public Service in a Digital Age, que busca aumentar o número de funcionários públicos que recebem habilidades de administração pública da era digital.

Elsa Pilichowski
Diretora de Governança Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Possui mais de 20 anos de experiência em governança pública na OCDE e em países parceiros. Ingressou na OCDE em 2000, na Diretoria de Governança Pública, onde trabalhou, até 2012. 

Pilichowski assumiu o cargo de vice-chefe da unidade para a região euroasiática do Secretariado de Relações Globais da OCDE e do Gabinete do Secretário-Geral em 2014, onde foi assessora. Antes de ingressar na OCDE, Elsa Pilichowski ocupou cargos no Banco Mundial. 

Francisco Gaetani
Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado

Atualmente, atua como Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado, no Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). É Doutor em Administração Pública e Mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE), Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tendo ocupado, entre outros, o cargo de responsável pela área de governança e de coordenador-geral das ações do PNUD no Brasil. Na Administração Pública Federal desempenhou cargos de Secretário-executivo, Secretário-Executivo Adjunto e Secretário Nacional de Gestão do Ministério do Planejamento. Foi também Secretário-Executivo no Ministério do Meio Ambiente e presidiu a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). 

Frank Leyman
Chefe de Relações Internacionais do Escritório de Transformação Digital da Bélgica e Chair do e-Leaders da OCDE

Frank Leyman é mestre em Marketing e em Economia Aplicada pela Universidade de Mons, na Bélgica. Passou metade de sua carreira no setor privado (IBM Bélgica, operadora de telecomunicações belga Belgacom e uma empresa de cartões inteligentes Proton World) antes de ingressar no setor público. Desde meados de 2005 trabalha para o Escritório de Transformação Digital dentro do Federal Public Service Policy and Support (BOSA), onde lidera as Relações Internacionais, bem como as relações com a Comissão Europeia, OCDE e Banco Mundial.

Hudson Mesquita
Diretor de Identidade Digital

Mestre em administração pública pela FGV. Há 14 anos atuando em iniciativas de governo digital, tendo coordenado diversos projetos de transformação digital, em especial nas áreas de acessibilidade, interoperabilidade, governança de dados e identidade digital. Atualmente é Diretor de Identidade Digital na Secretaria de Governo Digital, responsável pelas plataformas de identificação e autenticação do gov.br. 

Luanna Roncaratti
Secretária Adjunta de Governo Digital

Doutora em Ciência Política pela Universidade de Brasília e Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2006, vem atuando no setor de inovação e tecnologias digitais. Está em exercício na Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, atuando como Diretora de Portfólio, responsável pelas equipes de Relacionamento e de Projetos Estratégicos da Secretaria. A primeira interage com todos os órgãos do governo federal, apoiando a transformação digital de serviços públicos. A segunda coordena o Programa Startup Gov.br que acelera cerca de 30 projetos de transformação digital de grande impacto para a população. Em 2020, foi vencedora do Prêmio Espírito Público, na categoria Governo Digital. 

Priya Vora
CEO da Digital Impact Alliance

Priya é CEO da Digital Impact Alliance e tem mais de 20 anos de experiência trabalhando para garantir que as comunidades mais marginalizadas do mundo sejam empoderadas com voz política e oportunidade econômica. Uma líder amplamente reconhecida e respeitada no desenvolvimento global, Priya forjou parcerias estratégicas e redes com alguns dos maiores campeões de desenvolvimento em todo o mundo e tem um histórico comprovado de excelência na concepção de intervenções para promover a inclusão financeira e o desenvolvimento digital.

Natalia Teles
Presidenta Substituta da Escola Nacional de Administração Pública

Diretora Executiva na Escola Nacional de Administração Pública - Enap. Possui mais de 20 anos de atuação no setor público. Psicóloga, Mestre em Educação pela The Open University. Sua atuação no serviço público é marcada pelo desenvolvimento de novas lideranças e fortalecimento da governança institucional. Eleita em 2024 pela Apolitical uma das 35 pessoas mais pioneiras do mundo na área de desenvolvimento de talentos. Em 2021, recebeu o Prêmio Espírito Público por sua atuação a frente da Escola Virtual de Governo - EV.G, que acumula 4 milhões de usuários, 750 cursos à distância e está presente em diversos países do mundo. 

Pramod Varma
Co-presidente do Center for Digital Public Infrastructure (CDPI)

Pramod Varma foi o arquiteto-chefe da maioria dos esforços de Infraestrutura Pública Digital da Índia, começando com Aadhaar - o sistema de identificação exclusivo da Índia que abrange 1,4 bilhão de pessoas; eSign - um protocolo de assinatura digital interoperável; DigiLocker - sistema de credenciamento digital e carteira na Índia, que atualmente é usado por 250 milhões de pessoas com quase 6,5 bilhões de credenciais; e UPI - o sistema unificado de pagamentos em tempo real que foi lançado em 2016 e atualmente faz 13,5 bilhões de transações por mês. 

Ele é co-presidente do Center for Digital Public Infrastructure (CDPI) e conselheiro de muitas entidades e iniciativas na Índia e globalmente. 

Rodrigo Assumpção
Presidente da Dataprev

Com mais de 30 anos de atuação sobre o tema transformação digital e melhores práticas de inovações tecnológicas para gestão pública, Rodrigo Ortiz D' Avila Assumpção esteve à frente da Dataprev de 2008 a 2017, onde liderou uma profunda transformação na empresa, que resultou em um aumento de rentabilidade e eficiência. 

Foi consultor especializado em gestão de TIC e modernização digital junto a organismos internacionais como Banco Mundial e a Associação Internacional de Seguridade Social (AISS). 

Rogério Mascarenhas
Secretário de Governo Digital

Rogério Mascarenhas é Especialista em Gestão de Negócios e Tecnologia da Informação, Governo Eletrônico e Ciência de Dados e Big Data. Tem 25 anos de experiência no setor público, tendo atuado no INSS, Dataprev e Secretaria da Receita Federal do Brasil. Profissional com experiência na implantação de projetos complexos na área da tecnologia da informação, inovação tecnológica, planejamento estratégico, remodelagem organizacional, restruturação operacional, auditoria fiscal e governança corporativa. Atualmente é Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. 

Adam Lebech
Diretor-Geral Adjunto da Agência Dinamarquesa para a Administração Digital

Adam Lebech é diretor-geral adjunto da Agência Dinamarquesa para o Governo Digital, que é responsável pela implementação da política de governo digital e pelo desenvolvimento e operações dos principais sistemas de TI do governo. Ele é, entre outras coisas, responsável pelo sistema nacional de eID que trabalha com serviços bancários e governamentais na Dinamarca, bem como comunicações digitais do governo e acesso a serviços para cidadãos e empresas. Ele trabalhou anteriormente como diretor administrativo da Federação Dinamarquesa de TIC e Eletrônica e ocupou cargos de gerência sênior em vários ministérios e agências, trabalhando nas áreas de governo digital, bem como política de TI e telecomunicações desde 2001. Adam Lebech é mestre em ciência política pela Universidade de Aarhus.

Esther Dweck
Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

Esther Dweck é ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Professora Associada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ). Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - durante o período de doutorado realizou estudos na Scuola Superiore Sant'Anna, em Pisa, na Itália. Entre 2011 e 2016, atuou no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, onde foi Chefe da Assessoria Econômica e Secretária de Orçamento Federal. Foi subchefe de análise e acompanhamento de políticas governamentais da Casa Civil. Também foi assessora parlamentar do Senado em 2016-2017.

Jutta Treviranus
Diretora do Inclusive Design Research Centre (IDRC) e professora da Faculdade de Design da Universidade OCAD em Toronto

Jutta estabeleceu o IDRC em 1993 como o elo de uma comunidade global crescente que trabalha proativamente para garantir que nossa sociedade digitalmente transformada e globalmente conectada seja projetada de forma inclusiva.  Dr. Treviranus também fundou um programa de pós-graduação inovador em design inclusivo na Universidade OCAD.  Jutta é creditada por desenvolver uma metodologia de co-design inclusiva que tem sido adotada por grandes empresas como a Microsoft, bem como organizações do setor público internacionalmente. Jutta coordenou muitas redes de pesquisa com e por pessoas com deficiência. Jutta foi reconhecida por seu trabalho em IA pela Women in AI com o prêmio AI for Good - DEI AI Leader of the Year, bem como pela Women in AI Ethics. Ela é a presidente do comitê de padrões de Inteligência Artificial Acessível e Equitativa para o Accessible Canada Act. 

Renan Gaya
Diretor de Infraestrutura de Dados

Renan Gaya é diretor de infraestrutura de dados na Secretaria de Governo Digital, onde atua há 5 anos para promover o uso inteligente e seguro de dados no serviço público, por meio de normas e programas que fortalecem a governança, a interoperabilidade e a proteção de dados nos órgãos e entidades públicas. É o atual presidente do Comitê Central de Governança de Dados - CCGD, colegiado que define regras sobre o compartilhamento de dados no âmbito do Poder Executivo Federal. Também é membro do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos - CGINDA. É administrador de empresas, pós-graduado em engenharia de software e analista de planejamento e orçamento do Governo Federal.

Morten Meyerhoff Nielsen
Conselheiro EGOV e Coordenador de Linha de Pesquisa na Universidade das Nações Unidas

Morten Meyerhoff Nielsen é Conselheiro EGOV e Coordenador de Linha de Investigação na Universidade das Nações Unidas, Unidade Operacional para a Governação Eletrônica Orientada por Políticas, um think tank internacional sobre a transformação digital do setor público em Portugal. Nas últimas duas décadas, trabalhou com parceiros em mais de 40 países em todos os continentes. Com uma visão aprofundada do potencial e dos desafios da transformação digital do setor público e da sociedade em geral, Morten trabalha na interseção de tecnologia, processo e reengenharia organizacional para aumentar a eficiência do serviço e a facilidade de uso, a transparência e a inclusão dos serviços públicos e o envolvimento do usuário na melhoria contínua do serviço, no design de serviços e políticas.

Alessandra Lustrati
Chefe de Desenvolvimento Digital do Governo no Reino Unido

Alessandra lidera a equipe responsável pela Estratégia de Desenvolvimento Digital (2024-2030) e supervisiona o Programa Global de Acesso Digital. Seu trabalho está focado em apoiar a transformação digital inclusiva, responsável e sustentável de países em desenvolvimento e emergentes. Alessandra é economista de desenvolvimento por formação e conselheira sênior de desenvolvimento do setor privado credenciada pela FCDO. Antes de ingressar no governo do Reino Unido, Alessandra trabalhou com as Nações Unidas, a Comissão Europeia e nos setores privado e sem fins lucrativos - com ênfase no crescimento econômico inclusivo e sustentável e um profundo interesse no papel das tecnologias digitais para a redução da pobreza e da desigualdade. Ela viveu e trabalhou extensivamente na África, Ásia e Europa, e fala sete idiomas.

Andrea Cabello
Professora de economia e consultora

Desde 2012, é professora do Departamento de Economia da Universidade de Brasília. Publicou mais de 40 trabalhos, em diversas revistas nacionais e internacionais de renome, sobre diversos temas como educação, inovação, setor espacial, setor elétrico, transição energética, comportamento eleitoral, história do pensamento econômico, organizações sociais e os determinantes da pesquisa científica. Orientou mais de 100 alunos em diversos temas de economia, ciências sociais e administração pública. Foi professora visitante da Universidade de Antuérpia, na Bélgica, da Universidade da Cantábria, na Espanha, e da Escola Econômica de Praga, na República Tcheca. Também gerenciou o departamento da Universidade de Brasília responsável por estatísticas e dados de estudantes e trabalhou em projetos para organizações internacionais em temas como indústria 4.0, educação e digitalização.

Camila Medeiros
Diretora de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública

Designer e servidora pública desde 2008. Formada em comunicação pela Universidade de Brasília (UnB), especializou-se em gestão pública pela UnB e em design e comunicação pela Coco International School, na Espanha. Servidora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), foi co-fundadora do Laboratório de Inovação LABiVISA. Hoje é Diretora de Inovação da GNova/Enap, onde foi responsável pelo desenvolvimento do gov.br/desafios e da Estratégia de Inovação Aberta da escola. É docente na graduação de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. É uma das fundadoras do movimento iGOVnights, um coletivo de servidores públicos para a promoção da inovação no governo.

Gail Hodges
Diretora Executiva da OpenID Foundation

Gail Hodges joined the OpenID Foundation as Executive Director in May 2021. She is also the Founder of the Future Identity Council, a global non-profit that seeks to empower citizens with mobile identity credentials that are private, secure, and easy to use.

Guilherme Almeida
Diretor de Programa da Secretaria de Transformação do Estado

Guilherme Almeida de Almeida é Diretor de Programa da Secretaria de Transformação do Estado do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. É advogado, pesquisador e membro do Serviço Executivo Sênior do Brasil, com carreira focada em inovação e direito e políticas de TIC, com ênfase em inovação do setor público. Possui graduação em Administração Pública pela Universidade de São Paulo (2000) e mestrado em Administração Pública pela Columbia University (2015). Ocupou diversos cargos na Presidência da República, Ministério da Justiça e Escola Nacional de Administração Pública.

José Luiz Esteves
Chair Global do ODS 4 e consultor

Consultor do PNUD DEWG/G20; Global Chair do ODS 4 pela GSFN-UK; Professor dos MBAs na PUC-PR com mais de vinte cinco anos de atuação docente nos Programas de Formação Executiva da FGV-RJ e outras IES; Pós-doutorado em Inovação para a Sustentabilidade Organizacional/ESG no PPAD/PUC-PR. Doutor em Administração de Empresas, MBA e Pós graduado em ABPP Aprendizagem Baseada em Problemas e Projetos (UNIVESP), em Comunicação Social (UNESA) e Educação; Pesquisador integrante do Think Tank ABES e da Academia ICE/ Instituto de Cidadania Empresarial; Diploma internacional em Gestão Urbana e Desenvolvimento Sustentável GUDS pela UNIBE/UN-CEPAL /UN-HABITAT/ World Bank, e em Governança e Políticas Públicas pela GWU/FGV/CAF. 

José Inostroza
Diretor de Governo Digital do Chile e Presidente da Rede Gealc

Advogado e Mestre em Gestão e Políticas Públicas, Engenharia de Produção pela Universidade do Chile. Foi pesquisador, consultor e associado do Centro de Sistemas Públicos (CSP) em Engenharia Industrial da Universidade do Chile. Fundador e primeiro diretor do Programa de Modernização do Setor Público do Ministério da Fazenda (2015-2018), atual Secretaria de Modernização, de onde contribuiu para o desenvolvimento de políticas de modernização e transformação digital como a Lei de Transformação Digital e o Laboratório de Governo em Inovação Pública, entre outros. É professor da Universidade do Chile, Universidade Alberto Hurtado, Universidade de Concepción e visitante da Universidade Católica do Peru. Possui diversas publicações acadêmicas, capítulos de livros e colunas. Atualmente é diretor da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Fazenda.

Kleber Canuto
Fundador da LinkedData e consultor

Doutor em Estratégia e Organizações pela UFPR. Fundador e Diretor de Pesquisa e Analytics na Linked Data. Consultor PNUD para o tema de Compartilhamento de Dados e Governo Digital. Mais de 15 anos de experiência em projetos de Big Data e ciência de dados aplicada à inteligência de mercado e competitiva, tendo atendido neste período diferentes organizações do setor público e privado.

Lincoln Moura
Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e consultor

Lincoln de Assis Moura Jr é engenheiro eletrônico, Mestre em Ciências pela COPPE/UFRJ e PhD pelo Imperial College London, com vasta experiência em tecnologia aplicada à medicina e à saúde. Ele foi presidente de diversas sociedades científicas nacionais e internacionais na área de informática em saúde, incluindo a Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS) e a International Medical Informatics Association (IMIA). Ele é consultor independente em estratégias de saúde digital, tendo participado ativamente da elaboração da Estratégia Global de Saúde Digital da OMS e da Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, ambas publicadas em 2021. Atualmente ele apoia o GOV.BR em iniciativas de Identidade Digital, como parte do G20.

Lorrayne Porciuncula
Diretora Executiva e Co-Fundadora da Datasphere Initiative

Lorrayne Porciuncula é diretora executiva e cofundadora da Datasphere Initiative, uma fundação internacional sem fins lucrativos com a missão de desbloquear de forma responsável o valor dos dados para todos. É internacionalista e economista, com mais de uma década de experiência em políticas públicas em governança de dados e Internet e regulação de infraestrutura de comunicações.

Mariano Lafuente
Especialista Principal em Modernização do Estado no BID

Mariano Lafuente é Especialista Principal em Modernização do Estado no BID, baseado em Brasília, e coordena o programa de governo digital, gestão pública e transparência do BID para o Brasil. Lidera a linha de crédito Brasil Mais Digital, por US$ 1 bilhão, dentre outros programas. Anteriormente, foi especialista em gestão pública no Banco Mundial para a região de América Latina e Caribe. Mariano é graduado de ciências políticas pela Universidade Católica Argentina, e tem um mestrado em Políticas Públicas da Universidade de Maryland nos Estados Unidos.

Mohammed Bin Taliah
Chefe de Serviços Governamentais do Governo dos Emirados Árabes Unidos

Mohammed Bin Taliah é o Chefe dos Serviços Governamentais do Governo dos Emirados Árabes Unidos. Ele desempenha um papel fundamental na elevação dos padrões dos serviços governamentais dos Emirados Árabes Unidos, por meio de sua liderança do "Programa de Excelência de Serviços Governamentais dos Emirados". Este programa emblemático é dedicado a melhorar a qualidade, os padrões e a eficiência dos serviços governamentais, enriquecendo a experiência do cliente em todos os canais de entrega.  Ao longo dos anos, o programa projetou e lançou uma série de iniciativas e programas de design instrumental, avaliação de design, incluindo o Global Star Rating, The Mystery Shopper, Services 2.0, Customer Pulse e o prestigioso prêmio anual, GovTech Prize, entre muitos outros.  Tais programas foram fundamentais para o sucesso e evolução dos Serviços Governamentais dos Emirados Árabes Unidos.

Peter Kusek
Gerente de Programas Globais na Prática Global de Desenvolvimento Digital do Banco Mundial

Gerente de Programas Globais na Prática Global de Desenvolvimento Digital do Banco Mundial, com foco em infraestrutura pública digital, governança de dados e indústria e habilidades digitais. Anteriormente, foi Líder Global do Programa de Pesquisa Aplicada sobre Clima de Investimento e editor-gerente da série Global Investment Competitiveness Report. Com mais de 20 anos de experiência em desenvolvimento internacional, Peter trabalhou com mais de 50 governos, particularmente na África Subsaariana, Ásia Oriental, Sul da Ásia e Europa Oriental. Suas publicações foram citadas no The Economist, Wall Street Journal, New York Times e Bloomberg, entre outros meios de comunicação. Antes de ingressar no Grupo Banco Mundial, Peter trabalhou no desenvolvimento de pequenas empresas em Bangladesh, microfinanças na Tanzânia e privatização no Ministério das Finanças da República Tcheca. Ele também foi gerente de programas do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, um think tank de política externa e de segurança com sede em Washington.

Rafael Figueiredo
Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação de Recife

Rafael Figueiredo Bezerra, atual Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Conselheiro do Porto Digital, é Procurador do Estado e já ocupou os cargos de Controlador-geral e de Procurador-geral. Um empreendedor público.

Sarah Lister
Chefe de Governança do PNUD

Sarah Lister é Chefe de Governança do PNUD e supervisiona o apoio de políticas e programas ao seu portfólio de governança globalmente, incluindo apoio ao ciclo eleitoral, desenvolvimento parlamentar, anticorrupção, integridade da informação, governança digital, identidade legal, empoderamento de jovens e inclusão de pessoas com deficiência. Ela tem mais de 25 anos de experiência trabalhando em governança democrática, incluindo engajamento cívico, mídia e comunicação, responsabilidade social, reforma da administração pública e medição de governança. De 2015 a 2019, ela foi diretora do Centro de Governança de Oslo do PNUD, onde liderou a equipe que uniu pesquisa, política e prática sobre governança e construção da paz em contextos de transição, com foco especial no ODS16. Entre outros cargos, ela também trabalhou para a BBC Media Action, a Unidade de Pesquisa e Avaliação do Afeganistão em Cabul e o Instituto de Estudos de Desenvolvimento, no Reino Unido. Viveu e trabalhou na Ásia, África, América Latina e Europa. Sarah é PhD e MSc em Política Social pela London School of Economics e bacharel em História pela Universidade de Cambridge, Reino Unido.

Amandeep Gill
Enviado Técnico da ONU

O Sr. Amandeep Singh Gill foi nomeado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas como seu Enviado para a Tecnologia em junho de 2022 e juntou-se à equipe de liderança sénior do Secretário-Geral como Subsecretário-Geral em meados de julho de 2022.

Um líder de pensamento em tecnologia digital, o Sr. Gill tem um profundo conhecimento de tecnologias digitais, juntamente com uma sólida compreensão de como alavancar a transformação digital de forma responsável e inclusiva para o progresso nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dongyub Baek
Gerente Principal da Agência Nacional da Sociedade da Informação na Coreia

Dongyub Baek é Gerente Principal da Agência Nacional da Sociedade da Informação (NIA) na Coreia, onde lidera iniciativas de cooperação internacional em dados abertos, compartilhando as experiências e lições aprendidas da Coreia. Recentemente, ele apresentou as estratégias da Coreia em workshops no Butão e Vanuatu, organizados pela UNDESA, com o objetivo de melhorar a capacidade de governança de dados. Ele também atuou como chefe do Centro de Cooperação de Governo Digital Coreia-Tunísia (DGCC) de 2021 a 2023. Durante seu mandato em Túnis, ele contribuiu para o desenvolvimento do governo digital da Tunísia. Ele supervisionou iniciativas projetadas para compartilhar a experiência em governo digital da Coreia, com foco em interoperabilidade, serviços governamentais digitais, infraestrutura e muito mais.

Jeanette Morwane
Diretora Chefe de Inovações em TIC e Governo Digital da África do Sul

Jeanette Morwane é atualmente a Diretora Chefe: Inovações em TIC e Governo Digital no Departamento de Comunicações e Tecnologias Digitais (DCDT) na África do Sul e também atuou no conselho da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (SITA) como representante do governo. É executiva de TIC e inovação com mais de 16 anos de experiência nos níveis operacional, tático e estratégico de gestão. Acumula experiência substancial, conhecimento e compreensão de governança de TIC, inovação e comercialização de tecnologia, desenvolvimento de sistemas de inovação, formulação de políticas, planejamento estratégico, gestão de programas e desenvolvimento de capital humano.

Luciano Mazza de Andrade
Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual e Chair do DEWG

Luciano é diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Propriedade Intelectual do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, com responsabilidades em economia digital e governança da internet. Ele é presidente do Grupo de Trabalho de Economia Digital da Presidência Brasileira do G20. Anteriormente, foi Chefe de Missão Adjunto nas Embaixadas do Brasil em Lisboa (2019-2021) e em Camberra (2016-2019). Em sua carreira no serviço diplomático, trabalhou extensivamente com comércio e integração regional, incluindo como chefe da Divisão de Negociações Comerciais Extrarregionais e como Coordenador Geral de Solução de Controvérsias da OMC, em Brasília, e como chefe da Seção de Política Comercial da Missão Brasileira junto à União Europeia, em Bruxelas. Obteve o título de Mestre em Direito Europeu pela LSE e defendeu tese de Altos Estudos sobre as instituições do Mercosul na Academia Diplomática Brasileira.

Adrienne Schmoeker
Membro Sênior, The GovLab

Adrienne Schmoeker é ex-vice-diretora de análise da cidade de Nova York. Durante seu mandato, ela ajudou a liderar a equipe do Escritório de Análise de Dados da Prefeitura de Nova York, expandiu o Programa de Dados Abertos de Nova York, co-fundou a NYC Open Data Week e fez parte da equipe fundadora do escritório inaugural do CTO de Nova York. Antes de trabalhar para o governo da cidade de Nova York, Adrienne liderou a expansão de novos mercados e o desenvolvimento do negócio corporativo para a empresa de impacto social Catchafire. Além de seu trabalho com o The GovLab, Adrienne também está atualmente assessorando startups de tecnologia urbana, governos municipais e ajudando a projetar novos programas de inovação de dados e IA.

Hebert Paguas
Diretor Executivo da Agência Uruguaia para Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento (AGESIC)

Hebert Paguas é Diretor Executivo da AGESIC e membro honorário de seu Conselho de Administração, responsável por desenhar as linhas estratégicas da AGESIC e supervisionar sua execução, propondo e assessorando o Poder Executivo na formulação de políticas relativas à Sociedade da Informação e ao desenvolvimento da tecnologia da informação do Estado. Avalia o desempenho e os resultados obtidos na gestão.

Programação

DIA 1 - 18 DE JUNHO

09:00 – 09:45

Sessão de Abertura: Governo digital e inclusão

Embaixador Luciano Mazza, Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Propriedade

Elsa Pilichowski, Diretora de Governança Pública da OCDE

Natália Teles, Presidenta Substituta da Escola Nacional de Administração Pública

Esther Dweck, Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

09:45 – 11:05

Painel 1: O potencial das Infraestruturas Públicas Digitais para um governo digital inclusivo

David Eaves, Professor Associado de Governo Digital e Co-Diretor Adjunto do Institute for Innovation and Public Purpose na University College London

Priya Vora, CEO da Digital Impact Alliance

Frank Leyman, Chefe de Relações Internacionais do Escritório de Transformação Digital da Bélgica e Chair do e-Leaders da OCDE

Pramod Varma, Co-Chair do Centre for Digital Public Infrastructure

Rogério Mascarenhas, Secretário de Governo Digital

Alessandra Lustrati, Chefe de Desenvolvimento Digital do Governo do Reino Unido

Moderador: Guilherme Almeida, Diretor da Secretaria de Transformação do Estado 

11:20 – 11:35

Entrevista 1: A infraestrutura da identidade digital brasileira Gov.br

Alexandre Amorim, Presidente do Serpro

Moderador: José Luiz Esteves, Chair Global do ODS 4 e consultor 

11:35 – 13:00

Painel 2: Identidade digital para inclusão social e econômica

Barbara Ubaldi, Chefe de Divisão Adjunta e Chefe de Governo Digital na OCDE

Peter Kusek, Gerente de Programas Globais na Prática Global de Desenvolvimento Digital do Banco Mundial

Gail Hodges, Diretora Executiva da OpenID Foundation

Hudson Mesquita, Diretor de Identidade Digital

Adam Lebech, Diretor-Geral Adjunto da Agência Dinamarquesa para a Administração Digital

Sarah Lister, Chefe de Governança do Pnud

Moderador: Lincoln Moura Júnior, Sociedade Brasileira de Informática em Saúde e consultor

DIA 2 - 19 DE JUNHO

09:00 – 10:25

Painel 3: Compartilhamento de dados para serviços públicos efetivos

Siim Sikkut, Sócio-Diretor da Digital Nation e Ex-CIO do Governo da Estônia

José Inostroza, Diretor da Secretaria de Governo Digital do Chile e presidente da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (Rede Gealc)

Adrienne Schmoeker, membro sênior, The GovLab

Renan Gaya, Diretor de Infraestrutura de Dados

Dongyub Baek, Gerente da Equipe de Planejamento de Dados Abertos da Agência Nacional da Sociedade da Informação da Coreia

Lorrayne Porciuncula, Diretora Executiva e Co-Fundadora da Datasphere Initiative e representante do T20

Morten Meyerhoff Nielsen, Conselheiro EGOV e Coordenador da Linha de Pesquisa da Universidade das Nações Unidas

Moderadora: Andrea Cabello, Professora de Economia e consultora

10:25 – 10:40

Entrevista 2: Uso estratégico de dados para a prestação de serviços sociais

Rodrigo Assumpção, Presidente da Dataprev

Moderador: Kleber Canuto, fundador da LinkedData e consultor 

10:55 – 12:20

Painel 4: Rumo a serviços públicos mais inclusivos

Mariano Lafuente, Especialista Principal em Modernização do Estado no BID 

Jutta Treviranus, Diretora do Inclusive Design Research Centre (IDRC) e professora da Faculdade de Design da Universidade OCAD em Toronto

Rafael Figueiredo, Secretário Executivo de Transformação Digital de Recife

Ciro Avelino, assessor da Secretaria de Governo Digital

Mohammed Bin Taliah, Chefe de Serviços Governamentais do Governo dos Emirados Árabes Unidos

Xiao Yi, Chefe do Centro de Pesquisa em Estratégia de Desenvolvimento Científico e Tecnológico para Segurança Pública da China

Hebert Paguas, Diretor Executivo da Agência Uruguaia de Governo Eletrônico e Sociedade da Informação e do Conhecimento

Moderadora: Camila Medeiros, Diretora de Inovação na Escola Nacional de Administração Pública 

12:20 – 13:00

Considerações finais: O futuro do governo digital e das infraestruturas públicas digitais na perspectiva do Sul Global

Carlos Santiso, Chefe de Divisão, Governo Digital, Inovador e Aberto da OCDE

Luanna Roncaratti, Secretária Adjunta de Governo Digital

Francisco Gaetani, Secretário de Estado da Transformação

Jeanette Morwane, Diretora Chefe de Inovações em TIC e Governo Digital da África do Sul

Amandeep Gill, Enviado para Tecnologia no Secretário-Geral da ONU

Parceiro de Conhecimento e Cooperação

Suporte Institucional

Realização