Nascido na cidade de Assaré – Ceará, terra do grande e saudoso Poeta Patativa do Assaré, Caninana começou muito cedo a tocar triângulo, aos 12 anos de idade já cantava com o sanfoneiro Tetê Matias. No ano de 2002, começou a tocar sanfona e ganhou o apelido de “Caninana do Forró”, depois de muita batalha o sanfoneiro conseguiu se lançar em carreira solo.
Em 2007, conheceu o grande poeta Dorgival Dantas, onde firmou uma grande parceria e também lhe presenteando com grandes canções como:“Mulher Ruim”, “Ponto Interrogado não é Reticência”, “Aviãozinho”, "Corre Corre Cavalinho” e tantas outras canções que são sucesso.
Em seguida vieram suas grandes composições, nas quais grandes bandas e artistas renomados gravaram: Aviões do Forró “Fiquei Sabendo” e “Quem muito fala, muito erra”, composições gravadas por Wesley Safadão “Quem Chorava, Hoje Ri” e “Ressaca de Saudade” e com a dupla Henrique e Juliano , “Tudo Virou Saudade”.
Em sua trajetória já lançou vários álbuns, e faz em média 20 shows por mês, conquistando cada vez mais seu espaço dentro do cenário musical, com muito carisma e o seu jeito simples e humilde de ser.