Aos No Maka é importante reconhecer a pioneira visão de que neste novo mundo digital não há fronteiras. E isso significa que podem circular entre continentes, entre estilos, entre artistas das mais diversas tendências sem nunca perderem a sua identidade. A dupla criada por Emanuel Oliveira e Duarte Carvalho entende como poucos de que sons se faz este moderno planeta, que tanto canta em castelhano como dança com swing brasileiro, ou se deixa arrebatar pela cadência africana.
Com o megassucesso de “Faz Gostoso”, tema que criaram para Blaya e que somou mais de 35 milhões de visualizações no YouTube, os No Maka deixaram muito claro que as suas produções ditam tendências e têm estofo para ombrear com os trabalhos da elite mundial de produtores que definem o som e o tom do topo das tabelas. Foi exactamente por isso que Madonna selecionou “Faz Gostoso” para o seu mais recente álbum, “Madame X”, recrutando para o tema a brasileira Anitta e levando-o ainda mais longe: o tema ultrapassou os 23 milhões de plays só no Spotify impondo-se como um dos maiores sucessos de sempre da cantora americana nas plataformas de streaming.
Este faro para os hits e para definirem o futuro do som da pop já rendeu outros momentos memoráveis aos No Maka: "Nota 100", uma colaboração com a super-estrela angolana Laton, lançada em abril de 2019, soma mais de 4 milhões de visualizações no YouTube. Enquanto produtores e criadores, os No Maka podem ainda desenrolar um palmarés que inclui a música co-composta e produzida para Blaya, "Só Love", lançada em maio de 2019, e que já passou os 3 milhões de visualizações no YouTube, ou ainda a sua produção para "Eu Avisei" de Blaya e Deejay Telio, tema que já vai com mais de 6 milhões de visualizações na mesma plataforma.
O que define a marca No Maka é mesmo a sua permanente capacidade de inovação, a versatilidade de uma linguagem que tanto vai às mais modernas sonoridades latinas como domina as cadências que o afro-pop vai impondo nas pistas mundiais. É deles o extraordinário “#Sextou” com ILBF e Favela Lacroix, tema que lançaram pela Universal Music Portugal em Junho de 2019 e que chegou ao primeiro lugar no iTunes Portugal no dia de lançamento. Essa extraordinária façanha foi replicada com “Diferente”, uma colaboração com Califlow e Lennox, editada em Novembro último.
Verdadeiramente incansáveis, os No Maka preparam agora o próximo passo da sua carreira: depois de terem conquistado as tabelas de streaming globais querem agora atirar-se aos palcos, estando correntemente a desenvolver um espectáculo especial. Essas apresentações ao vivo viverão muito dos hits que criaram, claro, mas também de uma série de novas propostas que têm alinhadas para os próximos tempos: “Viver” (Universal) que tem assinatura de No Maka feat Sean P ou colaborações com artistas nigerianos de primeira linha como Vtek & Dumebi, e ainda, do universo latino, colaborações no Brasil com Francinne ou Dianna. O futuro imediato trará por isso muitas surpresas e mais hits ao abrigo do contrato que estabeleceram com a Universal. Os No Maka querem fincar os pés neste planeta pop com música que prometem sempre ser inovadora, vibrante e absolutamente irresistível.