Olimpíada de Paris veta batata frita de cardápio dos atletas
Ao todo, serão preparadas 500 receitas diariamente; 15 mil atletas devem fazer três refeições por dia no local
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos (COJO) de Paris divulgou, nesta terça-feira (25), o vasto cardápio que será apreciado pelos esportistas no mês de julho, na capital francesa. As comidas variam entre massas, saladas, comidas grelhadas e doces, mas existe uma única proibição: batata frita.
Ao jornal Le Monde, Estelle Lamotte, vice-diretora do restaurante da Vila Olímpica, explicou que o local, com capacidade para 3.300 atletas, foi construído em 1933. Por isso, as instalações não são as mais adequadas para o preparo de frituras.
No cardápio, os esportistas das mais diferentes nacionalidades poderão escolher, por exemplo, pizzas, risoto de açafrão, koulibiac de salmão, filé de frango, bife de lombo e filé de bacalhau. Para quem gosta de sobremesa, tiramisù, cheesecake e frutas são algumas das opções ofeceridas, além de produtos sem lactose.
Pela manhã, 150 pessoas testaram o cardápio montado por Charles Guilloy. Ao todo, 500 receitas serão servidas por 200 cozinheiros diariamente. A expectativa é que 15 mil atletas passem pelo restaurante e façam três refeições por dia.
Preocupação com a sustentabilidade
Após as refeições, os atletas passarão por uma área de triagem, onde farão o descarte dos resíduos utilizados nas refeições, como copos plásticos. Não haverá talheres descartáveis.
Ademais, serão instalados 200 bebedouros, com o objetivo de evitar o uso de garrafas plásticas na Vila Olímpica.
Primeiros convidados
Os primeiros convidados do restaurante da Vila Olímpica serão recebidos no dia 18 de julho, oito dias antes do início dos Jogos Olímpicos de Paris.
Quando serão os Jogos Olímpicos
Os Jogos Olímpicos de Paris serão disputados entre 26 de julho (sexta-feira) e 11 de agosto (domingo).