Cefet/RJ Plural
Qual seria a identidade institucional do Cefet/RJ?
Se olharmos para sua centenária trajetória, podemos dizer que o Cefet/RJ tem sido uma casa que abriga tradição e inovação na educação profissional pública de qualidade. Apesar disso, por mais que sejamos tradicionalmente vistos como uma escola de cursos técnicos, somos também uma instituição que oferta cursos de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento. Falar do Cefet/RJ hoje é também considerar sua expansão em diferentes unidades e as interações entre a tradição no ensino de ofícios atendendo as demandas das populações locais. As transformações vividas pela nossa instituição ao longo da história são a razão de sua longevidade e de seu reconhecimento social. Se há algo que caracteriza, assim, a identidade institucional do Cefet/RJ é o seu caráter plural.
Numa sociedade que costuma estigmatizar o ensino e a aprendizagem de ofícios como algo menor – em comparação ao bacharelado –, somos uma casa que entende educação e trabalho como exercícios de cidadania democrática e de possibilidade de melhoria de vida. Numa sociedade que ainda considera que as escolas técnicas sejam espaços de formação de homens para a indústria nacional, o Cefet/RJ registra, desde suas origens, uma forte presença de mulheres em seus corpos discente e docente. Numa sociedade com números alarmantes de casos de racismo, sexismo, LGBTQIA+fobia, misoginia e tantas outras formas de opressão à dignidade humana, é crescente o número de projetos de ensino, pesquisa e extensão, núcleos e coletivos voltados para uma formação educacional que respeite a diversidade de existências.
É com base nessa perspectiva de uma instituição multifacetada que surge o Cefet/RJ Plural, uma ação político-institucional que tem como objetivo mobilizar a comunidade cefetiana no combate a todos os tipos de preconceito, contribuindo para a construção de um ambiente democrático e aberto à diversidade. Serão desenvolvidas campanhas educacionais voltadas para estudantes dos três níveis de ensino, servidores, funcionários terceirizados, responsáveis e público externo, com a promoção de ações de conscientização sobre a importância de se respeitarem as diferenças. Serão também divulgados canais de denúncia e acolhimento às vítimas em casos de racismo, sexismo, LGBTQIA+fobia, misoginia e assédios moral e sexual.
Nossa casa – o Cefet/RJ – permanece viva e atuante porque soube, ao longo do tempo, ser abrigo para a tradição de excelência na educação tecnológica e para a pluralidade de conhecimentos, pensamentos e existências. Somos uma casa de portas abertas para a diversidade e o respeito. Aqui, o racismo, o sexismo, a LGBTQIA+fobia, a misoginia e outras formas de opressão não podem criar morada.
Notícias relacionadas:
- 12/6/2024 – Cursos do Cefet/RJ impulsionam mulheres na área técnica
- 1/4/2024 – No mês da mulher, Cefet/RJ promove evento para debater diversidade e inclusão
- 29/1/2024 – Lugar de pessoas trans é no ensino superior
- 1/3/2023 – Unidade Maracanã promove palestra sobre autismo a alunos do ensino médio/técnico
- 21/3/2022 – Projeto do Cefet/RJ é selecionado para o programa Mulheres na Ciência do British Council
- 9/3/2022 – DIREG informa sobre implantação de sistema que monitora políticas étnico-raciais
- 08/03/2022 – Cefet/RJ lança política institucional de combate ao preconceito e à discriminação
Redes Sociais