CartaCapital

assine e leia

Rio de Janeiro/ A maldição do Guanabara

PF indicia Cláudio Castro sob suspeita de corrupção

O governador nega qualquer ilegalidade – Imagem: Tânia Rêgo/ABR
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal indiciou o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), pelos crimes de corrupção e peculato. Sob sigilo, o inquérito apura desvios de recursos públicos em projetos de assistência social entre 2017 e 2020, quando ele era vereador e, depois, vice de Wilson Witzel. As investigações foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça e continuam em andamento. Caberá à Procuradoria-Geral da República decidir se aceita o indiciamento e formaliza uma denúncia contra Castro.

Em delações premiadas, o empresário ­Marcus Vinícius Azevedo da Silva, ex-assessor de Castro, e Bruno Selem, funcionário da ­Servlog, uma das empresas envolvidas no esquema, acusam o governador de receber propinas de empresários ligados a projetos sociais. Em uma das ocasiões, ressaltou Silva, o hoje governador teria recebido 20 mil dólares durante uma viagem aos parques da Disney, nos EUA, “em 2018 ou 2019”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

 

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo