14 de outubro de 2024
- Publicidade -
Tudo Sertanejo

‘Cold Blooded’ e a internacionalização do sertanejo

Sempre próximos ao Country, Fernando e Sorocaba se destacam na internacionalização do sertanejo; entenda o por quê

Cenas da gravação do clipe "Cold Blooded", com a participação de Chase Matthew (Foto: Reprodução/Instagram)
Cenas da gravação do clipe "Cold Blooded", com a participação de Chase Matthew (Foto: Reprodução/Instagram)

Quando pensamos em internacionalização do sertanejo, obviamente a música country é citada e relembrada. Porém, com a modernização do gênero nos anos 1980, essa influência se tornou ainda mais clara, com nomes como Chitãozinho e Xororó e Chrystian e Ralf, que revolucionaram o mercado, trazendo para o sertanejo uma forma de fazer música que, anteriormente, era visto com mais aceitação no rock, ao redor do mundo.

Com o passar dos anos, outros nomes foram surgindo e outras mudanças foram acontecendo no sertanejo, até que, no início dos anos 2000, a bolha do sertanejo universitário (assim denominado na época) começou a explodir em alguns estados brasileiros. Nesse movimento, alguns nomes tomaram proporções inimagináveis para a música sertaneja, se tornando referências para o que hoje conhecemos no mercado.

Entre essas duplas, alguns conseguiram se manter inovando e continuaram crescendo, mesmo com as mudanças abruptas do mercado. Quando falamos em adaptação, com manutenção da originalidade, precisamos citar Fernando e Sorocaba, dupla formada em 2007 por dois amigos que, mesmo com as diferenças nítidas, fizeram dar certo o sonho de viver da música.

A internacionalização de Fernando e Sorocaba

Desde o primeiro álbum de sucesso, a dupla deixou evidente quais eram suas inspirações: a modernidade, a música country e a inovação. Em 2008, enquanto os casais apaixonados usaram de trilha sonora as músicas de Jorge e Mateus (outro fenômeno da época), os jovens baladeiros curtiam ao som de “Bala de Prata”, música simples, autoral de Sorocaba e com muita identificação. Nesse mesmo álbum, além do uso de chapéu e bota, a dupla fincou a bandeira country no sertanejo universitário ao gravar “Take Me Home, Country Roads”, música de John Denver.

Os álbuns seguintes vieram cheios de referências country em cada detalhe, evidenciando a personalidade dos artistas, porém, conquistaram grande visibilidade também em músicas românticas, mas que mantinham a essência da dupla. Fora dos palcos, ambos se tornaram respeitados pelo público em áreas como: produção musical, gestão artística, agronegócio e, mais recentemente, com o evento “Churrasco On Fire”, uma grande experiencia gastronômica e musical, que inicia com a dupla entrando no palco em uma caminhonete da Ford.

Em 2021, quando as lives no YouTube estavam em alta, a dupla não poderia deixar de registrar um álbum de regravações, acompanhando a demanda do mercado. Porém, pouco tempo depois, foi perceptível uma crescente do movimento country na indústria cinematográfica, musical e da moda e, após o sucesso absoluto do Agronejo, estilo que consiste em misturar o agro com a música pop, funk e sertanejo, seria o cenário ideal para que a dupla se tornasse ainda mais forte no segmento, visto que são referências no estilo country sertanejo.

Indo contra as expectativas do mercado e, mais uma vez, a favor da inovação, enquanto nomes como Ana Castela, Luan Pereira e Us Agroboy produzem a demanda de modernização para que a música sertaneja atinja novos públicos, a dupla Fernando e Sorocaba optou por lançar o álbum “Na Pescaria”, em audiovisual – antigamente chamado de DVD, completamente intimista, com convidados sentados à beira do rio, com um repertório misto de regravações e inéditas, surpreendendo a todos, com o Fernando predominando na primeira voz, algo nunca feito na música sertaneja anteriormente.

- Publicidade -

LEIA MAIS

O que é MTG? Conheça técnica musical de Zé Felipe

Chitãozinho & Xororó: do sertanejo ao erudito

- Publicidade -

Nash e Cold Blooded

Antes que o público pudesse entender e se acostumar com os novos passos da dupla, os artistas resolveram revolucionar novamente, indo até Nashville, nos EUA, berço da música country, para gravar mais um audiovisual, intitulado NASH. Porém, o fato de uma dupla gravar um DVD fora de seu país, não é uma novidade.

Poucos dias após sermos surpreendidos com a notícia de que a dupla faria um bloco especificamente voltado à música country na Festa do Peão de Jaguariúna, considerada uma das maiores festas do país, e com uma participação internacional, as plataformas digitais receberam o lançamento “Cold Bloonded”, uma colaboração com o cantor Chase Matthew, tornando Fernando e Sorocaba a primeira dupla sertaneja a realizar um lançamento global.

“Cold Blooded” traz elementos do EDM, vertente da música eletrônica e, assim como no primeiro CD da dupla, eles interpretam essa faixa em inglês do início ao fim. Junto à canção, foi disponibilizado um videoclipe também gravado em Nashville, Tennessee.

CLIQUE AQUI PARA VER MAIS NOTÍCIAS DO GÊNERO NO TUDO SERTANEJO

*Texto escrito por Vitória Graciotti especialmente para o Tudo EP

Vitória Graciotti é jornalista especializada em música sertaneja. Em agosto de 2023 passou a produzir conteúdos sobre o gênero em suas redes sociais, trazendo histórias, notícias, coberturas de eventos e curiosidades sobre o estilo musical mais ouvido do Brasil. Manteve o blog “Princesas do Sertanejo” entre 2013 e 2016.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress