Academia.edu no longer supports Internet Explorer.
To browse Academia.edu and the wider internet faster and more securely, please take a few seconds to upgrade your browser.
Por estar vivendo seu auge de popularidade, o seriado televisivo é o enfoque dessa pesquisa. Ela tem tem como objetivo traçar a trajetória e flexões presentes no estilo de narrativa seriada. Como critério, foi levado em consideração suas origens na oralidade, sua apropriação pelos meios de comunicação, as variações proporcionadas pelas transformações tecnológicas e suas consequências, além de sua espectatorialidade. O artigo busca organizar os elementos que moldaram o estilo até se chegar ao formato de série de televisão que consumimos atualmente. A narrativa seriada encontrou seu lugar ao sol nos meios de comunicação de massa. O ato de dividir uma história para manter o interesse daquele que está a acompanhando favorece principalmente o capital, que fideliza um público curioso e que está disposto a consumir essas histórias. Jornais, cinema, rádio, televisão e internet, não importa o suporte, a narrativa seriada tem espaço em todos eles. A serialidade encontrou diversas formas e suportes para ser realizado, mas sua origem é bem anterior à sua apropriação pelos meios de comunicação de massa e está relacionada à oralidade. A prática de se contar histórias, como vimos, é parte fundamental da construção da identidade de uma nação. Nesse sentido, o folclore – um
OLIVEIRA, R.C.; SATLER, L.L.; COELHO, R.F. (Orgs.) Século XXI: A Publicidade sem fronteiras? Goiânia: Imprensa Universitária, 2019
Capítulo de livro que compara e diferencia a estrutura narrativa clássica do cinema e as formas seriadas da chamada "terceira era de ouro da TV". Coautoria: Rodrigo Cássio Oliveira, Victor Hugo de Carvalho Caldas.
Este trabalho apresenta a fundamentação teórica da pesquisa conduzida em nível de mestrado que investigou como a reportagem seriada é praticada nas cinco regiões brasileiras por meio de estudos de caso (GAPY, 2018; MARTINEZ; GAPY, 2018). Ele emprega como refe-renciais os estudos em Jornalismo Literário (BAK; MARTINEZ, 2018; BAK; REYNOLDS, 2011; MARTINEZ, 2016, LIMA, 2009). Do ponto de vista metodológico, portanto, emprega revisão de literatura. Os resultados apontam a falta de consenso sobre o termo empregado, suge-rindo que seja doravante adotado o conceito de Reportagem Seriada para especificar um conjun-to de três ou mais reportagens sequenciais que tratem de um único assunto, publicadas com um intervalo de tempo diretamente relacionado à periodicidade do veículo-seja ela diária, semanal ou mensal-, veiculadas em mídias jornalísticas impressas, eletrônicas e/ou digitais.
e-compós, 2024
Examinaremos obras de spin-off, especialmente nas lógicas textuais de derivação narrativa de obras-matriz. Em perspectiva poética e narratológica, enfatizamos as operações intertextuais, assim como a pragmática que articula as relações entre estruturas textuais e horizontes de leitura dessas obras. Valorizamos na análise desses produtos a dialética entre “vagueza” e “coerência”: na primeira, identificamos aquilo que as obras-matriz ocultam como potencial de intriga; na segunda, identificamos a ancoragem das obras derivadas às obras-matriz. Analisamos o funcionamento dessas estratégias de derivação textual na primeira temporada de Once Upon a Time.
2012
Este artigo faz uma leitura das narrativas sobre a periferia do Programa Central da Periferia – Minha Periferia exibido pela Rede Globo entre abril e dezembro de 2006. Ao apresentar alguns recortes sobre a construcao midiatica da periferia busca-se problematizar a organizacao de um ethos a partir das narrativas exibidas nessa atracao. Para tal empreitada, se utiliza especialmente das teorizacoes de Michael Foucault sobre a questao do discurso como pratica, os pressupostos da dialogia de Bakhtin e os aspectos que envolvem a cena de enunciacao de Maingueneau. Os discursos em seus contextos revelam diferentes modos de concepcao de periferia explicitados atraves de icones e tonalidades.
Este artigo aborda alguns aspectos da ficção seriada de televisão que vêm delineando, segundo diversos estudiosos, uma estrutura narrativa complexa e inovadora para os formatos televisivos, sobretudo os de origem estadunidense. Em um primeiro momento, o texto discute as séries de ficção com base em um quadro complexo de interpretação do texto televisivo estabelecido a partir da materialidade do texto (histórica, social, composicional), das condições de produção e da produção de sentidos. Em um segundo momento, analisa-se a complexidade narrativa da série Força-Tarefa (TV Globo).
ПРИНОСИ КЪМ БЪЛГАРСКАТА АРХЕОЛОГИЯ, ТОМ XIII, 2023 CONTRIBUTIONS TO BULGARIAN ARCHAEOLOGY, VOLUME XIII, pp.5- 33 , 2023
This article is dedicated to an analysis of the ethno-cultural situation in the northwestern part of the Khazar Khaganate, where the forest-steppe variant of the Saltov culture was located, in the 8th-10th c. Some researchers believed that part of this territory was a contact zone that only ran along the Khazar-Slavic border. The forest-steppe variant of the Saltov culture, however, was culturally and ethnically mixed. To the north it bordered possessions of a settled Slavic population while to the south it was adjacent to the steppe world. The population of this region was made up of representatives of many ethnic groups whose cultural traditions constantly interacted. Thus, in the 8 th-10 th c. this contact zone also occupied lands further south toward the border with the steppe.
Loading Preview
Sorry, preview is currently unavailable. You can download the paper by clicking the button above.
Género y sexualidad en la Antigüedad y el Medievo, 2024
Indian Economic and Social History Review , 2024
Information and Knowledge Management, 2016
International Journal of Social Science and Economics Invention , 2020
Stanford Encyclopedia of Philosophy, 2019
MARGEN CERO, Revista de Teoría del Arte. SciELO, Madrid, ISSN: 1696-4807, III Época Nº 76, 2014, 2014
Elektriese: Jurnal Sains dan Teknologi Elektro
Proceedings of the 2nd Workshop on Linking Models of Lexical, Sentential and Discourse-level Semantics, 2017
arXiv (Cornell University), 2017
Mitochondrion, 2013
JMIR Rehabilitation and Assistive Technologies, 2016
The American journal of clinical nutrition, 2015
2016
Hepatology, 2011
Computers & Mathematics with Applications, 1996