Suplementos
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Marcelo d'Agosto — De São Paulo


A avaliação do desempenho das carteiras que fazem parte desta edição do “Guia Valor de Fundos de Investimento” levou em conta o período de 36 meses entre abril de 2018 e março de 2021. O intervalo foi marcado pelas significativas perdas dos principais indicadores de mercado.

O petróleo chegou a cair 68% entre o ponto mais alto, em outubro de 2018, e o mais baixo, em abril de 2020. O Ibovespa recuou 37% entre janeiro e março de 2020. A cotação do dólar em relação ao real caiu 12% entre setembro de 2018 e janeiro de 2019. E mesmo as tradicionais LFTs, títulos também conhecidos como Tesouro Selic, tiveram perdas médias de 0,27% no mês de setembro de 2020.

Apesar das oscilações, todos os indicadores mencionados, com a exceção do petróleo, terminaram o período de análise com rentabilidade positiva. Mas essas oscilações acabaram afetando os fundos de diversas maneiras.

Como muitos gestores de carteiras buscam combinar posições em diversos tipos de ativos para conseguir rendimentos acima do mercado, as variações extremas podem desencadear vários ajustes indesejáveis. Se o risco do fundo estiver acima do patamar considerado aceitável, o gestor pode ser obrigado a se desfazer de posições em momentos de baixa dos preços.

Fazendo uma analogia com as provas olímpicas de longa duração, ao invés de manter um determinado ritmo para chegar ao final em condições de disputar as primeiras posições, o gestor pode ser obrigado a fazer ajustes indesejáveis. Com isso, tenta recuperar no curto prazo o terreno perdido e acaba tendo que abrir mão dos ganhos a longo prazo.

No período analisado, a variação do certificado de depósitos interfinanceiros (CDI), considerado como o parâmetro de referência para as aplicações livre de risco, foi de 4,66% ao ano. Já a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 4,65% ao ano. Essa pequena diferença significa que a política de redução da taxa básica de juros com a alta da inflação praticamente eliminou o chamado ganho real das aplicações financeiras mais conservadoras.

Já o IMA-S rendeu 4,52% ao ano no período. O indicador mede o desempenho de uma carteira composta por títulos do Tesouro Selic e serve como parâmetro para os fundos da categoria renda fixa DI, juntamente com o CDI.

O IRF-M acompanha o desempenho dos títulos públicos prefixados e teve rendimento no período de 7,43% ao ano. Em seu pior momento, entre janeiro e março de 2020, o indicador chegou a cair 2,80%. O IRF-M é a base de comparação para os fundos da categoria renda fixa ativo.

O IMA-B rendeu 11,06% ao ano, mas chegou a perder 7% no mês de março de 2020. O indicador é a referência para os fundos da categoria juro real.

O IDA-DI mede a rentabilidade média de uma carteira de títulos emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. O indicador teve rentabilidade no período de 4,89% ao ano. Entretanto, chegou registrar perdas de 5% em março de 2020 e demorou seis meses para zerar os prejuízos. O índice é usado como a principal base de comparação para os fundos das categorias crédito privado, com prazo para resgates em até 15 dias ou a partir de 16 dias.

Algumas carteiras de crédito privado podem investir em fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs) cujas cotas são atreladas ao CDI e não oscilam conforme os títulos privados negociados no mercado de capitais. Outros podem investir em papéis de empresas indexados ao IPCA e, também nesse caso, acabam destoando do IDA-DI.

O IDA-IPCA Infraestrutura rendeu 10,07% ao ano no período e teve perda máxima de 6% em março de 2020. A recuperação desse prejuízo ocorreu em julho de 2020. É o principal parâmetro de referência para os fundos da categoria debênture incentivada.

O índice de “hedge fund” da Anbima (IHFA) mede a rentabilidade média de uma carteira específica de fundos da categoria multimercado. O rendimento no período foi de 6,39% ao ano.

O Ibovespa, principal indicador do mercado acionário brasileiro rendeu 10,96% ao ano nesse intervalo de três anos. Já o S&P 500, importante parâmetro do mercado americano, rendeu 16,78% ao ano no intervalo. A perda máxima foi de 20% entre janeiro e março de 2020. E o dólar subiu 19,68% ao ano entre abril de 2018 e março de 2021.

Os fundos de ações usam o Ibovespa como referência. As carteiras das categorias ações no exterior e investimento no exterior podem usar o S&P 500, a variação cambial, ou uma combinação desses ou de outros indicadores como parâmetro.

Já os fundos multimercado, long short e long biased podem ter referências mais flexíveis.

Mais recente Próxima Análise avalia 1.183 carteiras agrupadas em 16 categorias

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Festival de música começa amanhã e vai até 22 de setembro

No Rock in Rio, tecnologia ajuda a localizar amigos e mergulhar na história do festival

Segundo o ministro da Fazenda, "na falta de compensação" suficiente, o governo federal vai "voltar às negociações"

Haddad: PL que onera folha traz compensações suficientes pelo menos para 2024, talvez para mais

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil