Varejo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Eugenio Melloni — De São Paulo


Como conciliar a agenda ESG (de boas práticas ambientais, sociais e de governança) com o aumento das entregas de mercadorias decorrentes do crescimento do comércio eletrônico? Para as companhias de comércio on-line, o desafio envolve um esforço de busca por eficiência nas entregas, focado na redução de km rodados e, indiretamente, na diminuição dos gases de efeito estufa (GEE).

Para o Grupo Casas Bahia, a tarefa não tem sido simples, considerando-se a sua capilaridade. O grupo possui uma das infraestruturas logísticas mais robustas do país, com mais de mil lojas e 29 centros de distribuição espalhados por todo o país. No modelo adotado pelas Casas Bahia, as lojas funcionam como minihubs logísticos. “Atualmente, o Grupo Casas Bahia chega em mais de 2,5 mil cidades brasileiras em um prazo de até 24 horas”, diz Sérgio Leme, chief supply chain & investor relations officer, communications and ESG da empresa.

Leme afirma que o grupo tem atuado na gestão de gases estufa, visando monitorar e mitigar as emissões de suas operações. “Temos trabalhado continuamente na evolução logística para redução do consumo de combustíveis fósseis”, diz. De acordo com ele, entre as iniciativas adotadas está a redução do uso de veículos pesados, substituídos na última milha por veículos mais leves e com maior eficiência na ocupação, nas rotas e no consumo de combustível.

O grupo também vem empreendendo uma descentralização das entregas com a criação de modelos como o Retira Rápido, em que os próprios clientes buscam suas compras on-line na loja física que lhe for mais conveniente, sem taxas, reduzindo um dos trechos de entrega.

Outra iniciativa é a revisão e otimização de rotas e divisão de cargas por veículo para ampliar a eficiência. Para isso, explica Leme, são utilizados softwares e tecnologias para garantir o melhor trajeto para cada veículo, reduzindo o volume de quilômetros rodados e evitando viagens adicionais ou deslocamentos de vários veículos nas mesmas regiões e horários.

“Desde 2019, elaboramos o inventário de GEE de toda a nossa operação no país visando quantificar nosso impacto em relação às mudanças climáticas e apoiar na elaboração de estratégias para mitigar esse impacto”, diz Leme. O inventário é elaborado segundo o programa brasileiro do GHG Protocol, que adota uma metodologia internacionalmente reconhecida para quantificar as emissões das companhias.

Cabe a nós, como empresa, avançar de forma mais célere, pois a agenda de clima pede urgência”
— Ana Luiza Herzog

“Em 2022, considerando toda a operação do grupo, emitimos 80.881 toneladas de CO2, que representa uma redução de 15% em relação ao ano anterior”, destaca o executivo. “O escopo 3 desse levantamento, que inclui a logística, representa cerca de 85% do total das nossas emissões.”

No Magalu, as emissões transporte e distribuição somaram 165.700 toneladas de CO2 e em 2022, de acordo com o último relatório de sustentabilidade divulgado pela companhia, uma queda de quase 20% em relação ao ano anterior.

“Sabemos que a malha logística do Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário. Por isso, cabe a nós, como empresa, avançar de forma mais célere, pois a agenda de clima pede urgência”, afirma Ana Luiza Herzog, gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu.

As iniciativas visando a redução das emissões estão focadas na busca por maior eficiência na distribuição dos produtos, de forma que os trajetos de entrega final sejam mais curtos e feitos por modais menos intensivos em emissões. “Para otimizar os percursos de distribuição de produtos, o Magalu reduziu a frequência das rotas de abastecimento de lojas. Além disso, após estudo, dezenas de lojas passaram a ser abastecidas por centros de distribuição mais próximos”, complementa Herzog.

Após a adoção dessas medidas, os veículos de transporte deixaram de percorrer 1,9 milhão de km, o que evitou a emissão de 1.400 toneladas de CO2 equivalente, de acordo com a empresa. Houve também um aprimoramento da operação de entrega de “ship from store” (SFS), na qual o produto é despachado do estoque da loja mais próxima do cliente.

“Ao habilitar endereços estratégicos nessa operação, houve o aumento do volume de entregas rápidas, com rotas mais inteligentes”, explica a executiva.

Mais recente Próxima App é usado para tirar dúvidas antes da compra

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Será a primeira visita de um premiê indiano à Guiana desde a passagem de Indira Gandhi, em 1968

Premiê da Índia vai visitar a Guiana em busca de acordo de energia

Após sequência frenética de superação de recordes de preço, maior criptomoeda em valor de mercado inicia a semana 'acomodado' no patamar dos US$ 91 mil

Cripto Solana registra maior valor em três anos

Keir Starmer afirmou que a última década foi perdida na luta contra a pobreza por causa da pandemia, das mudanças climáticas e dos níveis crescentes de conflito

Premiê britânico elogia Aliança contra Fome, mas diz que maior passo viria da resolução de conflitos mundiais

Otávio Damaso reforçou que todas as empresas do segmento de criptoativos só poderão atuar no país com autorização do BC e serão supervisionadas

Nem todas as plataformas de cripto vão querer ser reguladas pelo BC, alerta diretor

O megacampo de Vaca Muerta é uma grande área com gás de xisto (“shale gas”) e petróleo na província de Neuquén, na Patagônia argentina

Demanda da indústria no Brasil pode impulsionar importação de gás da Argentina, aposta mercado

Em discurso aos demais chefes de Estado presentes na cúpula do G20, no Rio, o presidente da Argentina fez críticas indiretas ao projeto da Aliança Global contra a Fome, lançado oficialmente governo brasileiro

Exclusivo: No G20, Milei diz que só o capitalismo tira as pessoas da pobreza

Segundo dados de 221 cidades brasileiras reunidos pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), os lançamentos de imóveis subiram 20,1% no período

Lançamentos imobiliários sobem e vendas anotam recorde no 3º trimestre, aponta Cbic

Autoridades em várias capitais reconhecem que uma saída para o conflito parece cada vez mais necessária com a Rússia ganhando terreno enquanto a Ucrânia luta por tropas e armamentos.

Pressão de Trump pelo fim da guerra na Ucrânia encontra crescente aceitação na Europa

O índice Stoxx 600 fechou em queda de 0,10%, o DAX, de Frankfurt, recuou 0,11%, o FTSE 100, da bolsa de Londres, teve alta de 0,57% e o CAC 40, de Paris, subiu 0,12%

Bolsas da Europa fecham sem direção única à espera de dados econômicos