Telecomunicações
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — Para o Valor, de São Paulo


Em Curitiba, Muralha Digital integra centros operacionais do transporte, da Defesa Civil e de serviços de água e de energia — Foto: Divulgação
Em Curitiba, Muralha Digital integra centros operacionais do transporte, da Defesa Civil e de serviços de água e de energia — Foto: Divulgação

Ao inaugurar o “cérebro” da cidade neste ano, Curitiba deu mais um passo à frente ao futuro com a instalação de uma plataforma inovadora de suporte ao planejamento urbano, que trabalha em conjunto com a Muralha Digital. Batizado de Hipervisor Urbano, o aparato tecnológico inclui uma rede de compartilhamento de dados públicos em tempo real, com a coleta, processamento e distribuição de informações para a gestão dos serviços de forma efetiva e transparente e também para o planejamento de mudanças em várias áreas.

Além da Muralha Digital, o sistema integra os centros operacionais do transporte e da Defesa Civil, além de serviços de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel). “Trata-se de um centro com informações estratégicas, sob a ótica preditiva, para construir o futuro da cidade”, diz Antonio Carlos Rebello, superintendente de TI da Prefeitura de Curitiba.

Segundo Rebello, mais de 20 cientistas de dados e desenvolvedores ficam no entro de operações cruzando informações para subsidiar ações dos gestores, com base em dados pluviométricos, de trânsito, saúde e educação. Criada pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba e pela Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e TI, a plataforma tem como parceiros a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A estrutura trabalha em conjunto com a Muralha Digital, que promove o cerco eletrônico da cidade, com perto de 2 mil câmeras instaladas em pontos estratégicos, enviadas ao centro de controle, em tempo real e 24 horas por dia. São registradas ocorrências de mais de 50 viaturas da Guarda Municipal com câmaras dos policiais que usam bodycam e do monitoramento do tráfego de veículos.

Fábio Abreu: “São cruciais projetos que incluam realidades socioeconômicas” — Foto: Divulgação
Fábio Abreu: “São cruciais projetos que incluam realidades socioeconômicas” — Foto: Divulgação

O “muro virtual” permite ainda proteger mulheres vítimas de violência doméstica que têm acesso ao botão de pânico e, nas escolas, professores ou inspetores podem acionar a polícia em caso de invasão de um atirador. “Em média os locais monitorados apresentam redução de 40% da criminalidade. É um caminho sem volta e que mostra o protagonismo dos municípios na segurança pública”, diz José Sommer Neto, superintendente da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba. Entre as diversas aplicações, o monitoramento também auxilia a Defesa Civil em emergências.

O conceito de cercamento eletrônico municipal avança na segurança pública, segundo a empresa de software Sentry. Sua solução já atende mais de 120 cidades, nove capitais e quatro secretarias estaduais de Segurança Pública (Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rondônia). Por meio de parceria com a Aloha Fibra, o objetivo é expandir a Muralha Digital pelo Brasil, visando atender mais de 400 municípios e um crescimento superior a 50% até o fim de 2024. “Nossa tecnologia permite que forças policiais atuem preventivamente. O sistema também dá alarmes na circulação de veículos suspeitos, graças à internet via fibra”, diz Junior Carrara, diretor da Sentry.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, o Estado registrou redução de 50% nos furtos e roubos de veículos nas cidades usuárias do sistema. Em Limeira, o investimento é de R$ 19 milhões com previsão de 48 meses. “Estamos em evolução com a modernização e a contínua capacitação dos nossos agentes”, revela Wagner Marchi, secretário de Segurança Pública e Defesa Civil da cidade.

“O Brasil enfrenta desafios para a expansão das smart cities. Um dos obstáculos é a falta de investimento por parte dos municípios em sistemas inteligentes. São cruciais projetos que incluam e beneficiem as diversas realidades socioeconômicas existentes”, afirma Fábio Abreu, vice-presidente de negócios B2B e rede da Alloha Fibra, maior grupo independente de fibra óptica, presente em mais de 800 cidades em 22 Estados.

Com a tecnologia de IA dentro das câmeras, a segunda onda de monitoramento é mais analítica e os sistemas passam a incorporar a tecnologia ANPR (reconhecimento do número da placa), rastreando veículos roubados, por exemplo. Já o reconhecimento facial permite o cruzamento com a base de suspeitos da polícia para identificar por onde eles circularam. Câmeras inteligentes podem ainda identificar barulho de tiros ou comportamentos suspeitos, além de sensores que monitoram níveis dos rios ou potenciais deslizamentos, na prevenção de tragédias, como a que afeta o Rio Grande do Sul.

A chegada do 5G é fundamental para conectar equipamentos com IA embutida e a variedade de dispositivos IoT (Internet das Coisas). “A instalação da muralha em uma smart city é um poderoso instrumento no combate à criminalidade e traz a percepção de segurança para a população”, diz Carlos Botelho, diretor de vendas da Embratel para governo.

“A disrupção virá com o alto poder da computação quântica associado à IA generativa, que possibilitará obter tempo de resposta mais rápido e sair das previsões óbvias para as predições dos eventos com maior antecedência”, afirma Júlio Martins, diretor de inovação da Roost.

Mais recente Próxima Quem paga a conta?
Tudo sobre uma empresa
Acesse tudo o que precisa saber sobre empresas da B3 em um único lugar! Dados financeiros, indicadores, notícias exclusivas e gráficos precisos - tudo para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento
Conheça o Empresas 360

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Segundo o ministro da Fazenda, "na falta de compensação" suficiente, o governo federal vai "voltar às negociações"

Haddad: PL que onera folha traz compensações suficientes pelo menos para 2024, talvez para mais

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil

No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor americano subiu 1,7%

PPI dos EUA tem alta de 0,2% em agosto, em linha com o esperado