Tecnologia bancária
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por — Para o Valor, de São Paulo


O Banco Central está iniciando neste mês a segunda fase do Piloto Drex, etapa de testes para operações com a moeda digital brasileira, o Drex, anteriormente chamado de Real Digital. Ainda não há data para o lançamento oficial da moeda digital brasileira, que poderá ocorrer somente a partir de 2025 ou mesmo 2026. O mercado comenta que o BC perdeu para a iniciativa privada muitos talentos, um êxodo já apelidado de Drexit, uma analogia ao Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia.

Pelo cronograma atual, os participantes da primeira fase e os novos players deveriam enviar, em 1º de julho, sugestões para testes com novos casos de uso. Segundo Clarissa Souza, coordenadora de tecnologia do BC, os novos casos de uso serão testados com as soluções de privacidade que já vinham sendo avaliados. O desafio é conciliar a transparência inerente à tecnologia blockchain com o sigilo bancário e as proteções à privacidade garantidas pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

A EY fornece uma das três soluções de privacidade testadas pelo BC, a Starlight SwapEscrow, que compete com a Rayls, da Parfin, e a Nova ZKP, da Microsoft. “Criamos uma aplicação com metodologia criptográfica chamada “prova de conhecimento zero” para encriptar as informações que não podem ficar disponíveis na rede”, explica Thamilla Talarico, sócia-líder de blockchain e ativos digitais da EY.

No Piloto Drex, o BC avaliao os benefícios da capacidade de programação da Plataforma Drex, um ecossistema de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Tecnology - DLT), a base do blockchain. Na plataforma, baseada no DLT open source Hyperledger Bezu, são simuladas operações com ativos digitais liquidadas no atacado - apenas entre bancos e com autoridades regulatórias -, com o Drex emitido pelo BC.

Mais recente Próxima Ecossistema aberto acelera elaboração de produtos e soluções

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

José Matheus Sales Gomes é um dos alvos da operação Última Milha

Moraes nega busca e apreensão na Câmara e solicita dados de assessor a Lira, em aceno ao Congresso

“Esse imposto aumentará os preços desnecessariamente”, afirmou Santiago Chamorro

Imposto seletivo ameaça emprego e ritmo dos investimentos, diz presidente da GM na América do Sul

País registrou 6,1 milhões de casos prováveis no primeiro semestre, alta de 346% sobre o mesmo período de 2023

Sul, Sudeste e Centro-Oeste concentram 93% dos casos de dengue no primeiro semestre de 2024

Entre os deputados monitorados, está o atual presidente da Câmara, Arthur Lira, que era aliado de Bolsonaro

‘Abin paralela’ monitorou ministros do STF, parlamentares e jornalistas, diz PF; veja nomes

Programa tem por objetivo selecionar projetos inovadores e sustentáveis do mercado de seguros para desenvolvimento em ambiente experimental

Susep aprova edital de novo ‘sandbox’ e planeja publicá-lo nos próximos dias

Executivo tem passagens por BNP Paribas, BV, Fibra e WestLB

Mastercard nomeia Gustavo Arruda como economista-chefe para América Latina e Caribe

Doadores do partido do presidente dos EUA alertaram que o financiamento para o esforço eleitoral de novembro está “secando” devido à recusa de Joe Biden em se retirar da disputa pela Casa Branca

Doadores democratas alertam para redução de recursos de campanha com indefinição sobre Biden

Segundo o texto aprovado na Câmara, caso se perceba que a alíquota de referência ultrapassou o teto de 26,5%, caberia ao poder Executivo propor um projeto de lei complementar até março de 2031

Teto de 26,5% no IVA pode ser questionado sobre constitucionalidade, alertam especialistas

"A tendência dos líderes é dizer que não aceita, por enquanto não", declarou o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA)

Líderes do Senado rechaçam proposta de aumentar CSLL para compensar desoneração da folha