Gestão da saúde
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Para o Valor — São Paulo

A telemedicina tem tido a sua aplicação ampliada no Brasil. Além do atendimento a pacientes, vem sendo muita utilizada na interação à distância entre os profissionais da área médica e como uma plataforma de apoio a políticas públicas de saúde.

Os projetos de expansão em andamento levam em conta o fato de que, na atenção especializada, por exemplo, a telemedicina possibilita que especialistas concentrados nos grandes centros urbanos possam dar assistência aos colegas de cidades menores e distantes nos casos de alta complexidade.

Hospital filantrópico que registra 7% dos seus atendimentos via plataforma de telemedicina, a BP (Beneficência Portuguesa de São Paulo) tem parcerias com o Ministério da Saúde centradas na interação médica. Um deles é o TeleUTI, que contempla 850 leitos de Unidades de Terapia Intensiva de 90 hospitais públicos do país.

Médicos, enfermeiros e fisioterapeutas intensivistas da BP e do Sistema Único de Saúde (SUS) discutem casos diariamente com o objetivo de melhorar a qualidade na assistência multiprofissional ao paciente crítico, revela Maria Alice Rocha, superintendente de comunicação corporativa, pessoas e sustentabilidade da BP.

A iniciativa também conta com teleinterconsultas com especialistas não intensivistas (como cardiologistas, pneumologistas, infectologistas e neurologistas da BP) para contribuição em casos específicos. As interações já resultaram em 13.064 visitas e 3.552 pacientes atendidos.

Uma parceria com o InovaHC, núcleo de inovação tecnológica do Hospital das Clínicas de São Paulo, permitirá a instalação de um ramal da rede 5G em Miguel Alves (PI), para realização de teleconsultas e telediagnóstico. Parte projeto TeleNordeste, o programa tem como foco a saúde da mulher.

A cidade possui 32.150 habitantes, dos quais 70% vivem na área rural e quilombola com dificuldade de acesso à atenção especializada. “Estamos na fase final de viabilização de equipamentos para fazer ultrassonografia à distância, permitindo o diagnóstico em um dia, o que torna o tratamento mais efetivo”, diz Maria Alice.

O A.C. Camargo Câncer Center pretende expandir este ano a aplicação da plataforma de telemedicina para todas as linhas de cuidados, como nutrição, psiquiatria e psicologia. A expansão vai seguir o nível de adesão das pessoas a esse tipo de interação com o médico, acredita Carlos Sacomani, coordenador médico de inovação e tecnologia do hospital.

Faz parte dos planos o uso da telemedicina como plataforma de integração entre médicos de diferentes especialidades. À distância, eles poderão tomar decisões colegiadas para o tratamento do paciente. “Imagina oferecer essa estrutura para um médico de outra cidade que não tem o apoio de um especialista”, diz Sacomani.

A conveniência e a facilidade de acesso à assistência técnica contribuíram para a Conexa Saúde ampliar a sua operação. Até março deste ano adicionou 37 novos clientes na carteira, totalizando 577 clientes, entre empresas e operadoras de plano de saúde. Entre 2019 e 2024, o número de consultas saltou de 1,5 mil para 500 mil mensais.

Além de fortalecer o seu programa de saúde, que integra todos os serviços médicos oferecidos, a Conexa Saúde está investindo na melhoria tecnológica da sua plataforma de telemedicina. Um dos projetos aumenta o tempo de interação entre o médico e o paciente durante a consulta.

Com o uso de inteligência artificial, todas as orientações e prescrições médicas são inseridas automaticamente no prontuário do paciente. O médico não precisa perder tempo preenchendo o prontuário, explica Gabriel Garcez diretor-médico da Conexa Saúde. “A novidade está disponível desde março na atenção primária e a partir de abril se estenderá aos serviços de pronto-atendimento e ambulatorial”.

A inserção automática dos exames no prontuário do paciente é outro projeto de melhoria tecnológica na plataforma da Conexa Saúda. Uma vez realizado, um alerta é gerado no sistema e uma mensagem é enviada por WhatsApp do paciente, sugerindo a marcação da consulta. O objetivo é evitar o abandono do tratamento.

O Dr. Consulta, cuja operação mescla atendimento remoto e presencial, tem como proposta de valor fortalecer a jornada híbrida do paciente. “Cada consulta tem que acontecer na modalidade que for melhor para a condição clínica do paciente”, enfatiza Paulo Yoo, diretor de ecossistemas e inovação da empresa.

Atualmente, 10% das consultas a médicos, nutricionistas e psicólogos são realizadas através do aplicativo e têm abrangência nacional. O restante ocorre presencialmente nos 29 centros clínicos que o Dr. Consulta possui na região metropolitana de São Paulo.

Mais recente Próxima Equilíbrio delicado

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O colunista Thomas Nader aconselha leitor que não vê perspectiva de crescimento na empresa onde trabalha

O que fazer se me sinto estagnado na carreira?

Para Franco Berardi, a inteligência artificial pode ser ferramenta para o progresso desde que haja subjetividade social para governá-la

‘A razão hoje não é algo que pertença ao humano', diz filósofo italiano

‘Se eu virar padeiro e nunca mais trabalhar como ator, não vou me frustrar’, diz o vilão da próxima novela das sete da Globo, “Volta por Cima”

O ator que virou padeiro: após sucessos no cinema e na TV, Milhem Cortaz diz que está realizado

Nos anos 1990, Mônica e Clóvis Borges lideraram a busca por recursos internacionais para adquirir mais de 19 mil hectares de áreas no litoral do Paraná, hoje em processo de restauração

‘Temos um vício no Brasil de achar que plantar mudas salva o mundo’: o casal que comanda a conservação de áreas naturais há 40 anos

Em ‘Diários da assessora de encrenca’, a autora relata bastidores de turnês mundiais com Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de dar indicações de bons restaurantes na Europa

O que faz de  Gilda Mattoso a relações públicas predileta de grandes artistas da música brasileira

A Corte analisa um recurso da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional que tenta reformar decisão do Tribunal Regional da 4ª Região

STF começa a julgar cobrança de IR sobre doação

Com o incentivo regulatório correto, a expectativa é de que haja menos conflitos e mais fairplay nas corporations brasileiras

O alívio monetário nos EUA retira um dos elementos de risco incluídos na ata da reunião

Mercado volta a aumentar probabilidade de elevação da Selic à frente

Banco Central endurece tom em ata e gera disparada dos juros futuros