Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE


Em entrevista ao portal Uol, nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União Brasil), só será afastado do governo se seu indiciamento for confirmado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde ele está sendo investigado.

Neste mês, a Polícia Federal (PF) indiciou o ministro por organização criminosa e corrupção passiva em um inquérito que apura suspeitas de desvio de emendas parlamentares direcionadas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O inquérito final foi encaminhado para o STF e será relatado por Flávio Dino, que foi colega de Juscelino na Esplanada dos Ministérios.

“Encontrei Juscelino no Maranhão [na semana passada], e confesso que ele deveria estar apreensivo. Era a primeira vez que iria encontrar ele depois da denúncia [trata-se do indiciamento]. Há um pedido de indiciamento que tem que ser aceito. Como eu fui vítima de calúnia, de difamação, fui proibido de me defender e não tive a presunção de inocência [na Lava-Jato], disse a ele: ‘a verdade só você sabe’. Mas disse que se o procurador o denunciar, ele vai ter que mudar de posição”, afirmou Lula.

O presidente disse que o ministro das Comunicações ficou “muito agradecido” ao ouvir que “todo mundo é inocente até que se prove o contrário”. Ele mencionou que o exemplo para Juscelino Filho será o do ex-ministro das Relações Institucionais de seu segundo governo, Walfrido dos Mares Guia, que é amigo pessoal de Lula. Em 2007, Mares Guia foi denunciado pela PGR por envolvimento no chamado mensalão mineiro e deixou a pasta.

“Afastei o Walfrido porque ele foi indiciado [ele se refere à denúncia]. E todo mundo sabe que tem que ser assim. A iniciativa tem que ser do próprio ministro, para deixar o governo em paz”, afirmou o presidente.

Quando foi indiciado pela PF, Juscelino Filho afirmou que o pedido faz parte de uma ação política contra ele e que a investigação busca "criar uma narrativa de culpabilidade perante a opinião pública, com vazamentos seletivos, sem considerar os fatos objetivos". Ele ainda questionou a isenção do delegado responsável pelo caso e compara o seu modo de atuação ao adotado na Operação Lava-Jato, responsável por levar Lula para a prisão.

Ainda de acordo com Lula, na entrevista ao Uol, se acontecer mesmo de o ministro das Comunicações ter que deixar o governo, ele vai ser reunir com a direção do União Brasil para ver se o partido vai querer continuar com a pasta. "Tudo isso faz parte do jogo político e eu tenho que conversar [com os partidos]", afirmou Lula

Ele também defendeu a aliança e disse que o partido tem garantido ao Executivo os votos necessários em matérias mais importantes. "Essa aliança [com União Brasil] está me permitindo governar o Brasil, não do jeito que eu queria. Se eu tivesse 300 e poucos deputados meus seria muito mais fácil", afirmou durante a entrevista.

Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.
Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.
Mais recente Próxima STF 'não deve se meter em tudo', diz Lula após decisão sobre porte de maconha

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O S&P 500 registrou uma valorização de 33% desde a mínima observada no fim de outubro de 2023, alcançando o recorde histórico em 18 de junho.

Rali do S&P 500 freia e julho deve ser mês crítico para índice

Em seu discurso, o presidente exaltou a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice na chapa, e destacou os números positivos de queda do desemprego no país

Em evento em SP, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos

Na decisão, a prisão preventiva de Saicali foi substituída por “medida cautelar de proibição de ausentar-se do país” desde que cumpridas determinadas condições

Justiça do Rio revoga prisão de ex-diretora da Americanas e pede que se apresente às autoridades portuguesas

Resultado reflete um cenário de preços e custos mais estáveis, tanto para o consumidor final quanto para os estabelecimentos

Faturamento de bares e restaurantes avança 5,2% até abril, mas cenário ainda é de cautela

Ela é um dos alvos de mandado de prisão da “Operação Disclosure”, deflagrada na última quinta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF/RJ)

Ex-diretora da Americanas foragida deve retornar ao Brasil na segunda-feira, diz fonte

Sistema passará, a partir do ano que vem, a mirar uma meta contínua de 3%, e não mais um objetivo estabelecido a cada ano

Para Arminio, meta contínua para inflação coroa êxito do sistema

Executivo se encontra em liberdade, em sua residência em Madri, capital da Espanha, segundo informou a Defesa

Ex-CEO da Americanas foi solto, diz colunista; defesa confirma que Gutierrez está em casa

Ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente

Saiba quem está cotado para suceder Gleisi Hoffmann no PT

Quase toda a sua riqueza irá para um novo fundo de caridade

Warren Buffett revela o que acontecerá com seu dinheiro após sua morte

Eduardo Viola acredita que o presidente americano deveria renunciar imediatamente à candidatura para dar tempo para outro nome decolar e vencer Donald Trump

"Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana