Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por e , Valor — Brasília


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (26), que o bolsonarismo "tem condições" de ter quatro candidatos nas eleições presidenciais de 2026. "Não é só o Tarcísio [de Freitas, governador de São Paulo]", disse em entrevista ao Uol.

Lula citou, além de Tarcísio, os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema, de Goiás, Ronaldo Caiado; e do Paraná, Ratinho Jr. "Isso não é uma sacada inteligente minha, são governadores de Estados importantes que podem ser candidatos", complementou durante a entrevista.

Sobre o governador de São Paulo, especificamente, Lula afirmou não ter uma relação próxima, mas disse que eventualmente os dois estarão juntos em alguns eventos.

"Eu espero que ele não tenha preocupação de estar comigo. Eu tenho que ir para São Paulo sábado anunciar a faculdade da Zona Leste, anunciar o instituto da cidade Tiradentes, o instituto federal em Santo Amaro, universidade em Osasco, instituto em Mauá, Cotia, Franco da Rocha, Ribeirão Preto e se quiser estar junto, será convidado", disse.

Bolsonaro

Lula também afirmou, na entrevista, que o ex-presidente Jair Bolsonaro deve ser considerado inocente até que se apresentem provas. Bolsonaro é investigado como suspeito de falsificação em seu cartão de vacina e também por supostamente tentar vender joias que ganhou enquanto esteve na Presidência.

"O que eu defendo [para o Bolsonaro] é o que eu defendo pra mim, que ele tenha presunção de inocência, que ele tenha direito de se defender e que ele seja ouvido. É só isso que eu defendo porque eu não tive. Eu fui condenado por um fato indeterminado, esse é o crime que eu cometi. Eu quero que ele [Bolsonaro] seja julgado corretamente, com direito de defesa e que prevaleça aquilo que a Justiça encontrar, mas que ele tentou dar um golpe, ele tentou", declarou o presidente.

Mas também alfinetou: "presidente da República não ganha joia, ganha presente. Eu estou com 12 contêineres que eu ganhei e que estão apodrecendo porque não tem [onde colocar]. Agora se o cara ganhou joia, joia não é presente, tem alguma coisa errada", acrescentou Lula.

Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.
Presidente Lula — Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo.
Mais recente Próxima Lula diz que não está conversando com Javier Milei porque espera pedido de desculpas

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O S&P 500 registrou uma valorização de 33% desde a mínima observada no fim de outubro de 2023, alcançando o recorde histórico em 18 de junho.

Rali do S&P 500 freia e julho deve ser mês crítico para índice

Em seu discurso, o presidente exaltou a ex-prefeita Marta Suplicy, que será vice na chapa, e destacou os números positivos de queda do desemprego no país

Em evento em SP, Lula exalta Marta e evita citar campanha de Boulos

Na decisão, a prisão preventiva de Saicali foi substituída por “medida cautelar de proibição de ausentar-se do país” desde que cumpridas determinadas condições

Justiça do Rio revoga prisão de ex-diretora da Americanas e pede que se apresente às autoridades portuguesas

Resultado reflete um cenário de preços e custos mais estáveis, tanto para o consumidor final quanto para os estabelecimentos

Faturamento de bares e restaurantes avança 5,2% até abril, mas cenário ainda é de cautela

Ela é um dos alvos de mandado de prisão da “Operação Disclosure”, deflagrada na última quinta-feira (27) pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF/RJ)

Ex-diretora da Americanas foragida deve retornar ao Brasil na segunda-feira, diz fonte

Sistema passará, a partir do ano que vem, a mirar uma meta contínua de 3%, e não mais um objetivo estabelecido a cada ano

Para Arminio, meta contínua para inflação coroa êxito do sistema

Executivo se encontra em liberdade, em sua residência em Madri, capital da Espanha, segundo informou a Defesa

Ex-CEO da Americanas foi solto, diz colunista; defesa confirma que Gutierrez está em casa

Ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente

Saiba quem está cotado para suceder Gleisi Hoffmann no PT

Quase toda a sua riqueza irá para um novo fundo de caridade

Warren Buffett revela o que acontecerá com seu dinheiro após sua morte

Eduardo Viola acredita que o presidente americano deveria renunciar imediatamente à candidatura para dar tempo para outro nome decolar e vencer Donald Trump

"Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana