Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Brasília


Empresários ligados ao Grupo Bremer, que atua no setor de fabricação de caldeiras em Santa Catarina, estão entre os alvos da 28ª fase da Operação Lesa Pátria. A ação da Polícia Federal (PF), deflagrada nesta quinta-feira (20), mirou empresário dos Estado que atuaram tanto no financiamento dos atos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília como no bloqueio de estradas.

Ao todo, foram cumpridos 27 mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sendo 15 de busca e apreensão e 12 de busca pessoal. Durante a operação, foram apreendidas armas e munições, incluindo um fuzil adaptado e espingardas.

No caso da busca pessoal, os agentes são autorizados a revistar não apenas a residência, mas a própria pessoa, em busca de celulares, documentos e outros pertences. Além do Estado do Sul, também houve diligência em Goiás e Mato Grosso do Sul.

No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Horst Bremer Junior e Lilian Bremer por participar de bloqueios em rodovias federais ocorridos após o então presidente Jair Bolsonaro (PL) perder as eleições de 2022.

No documento, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, acusou os dois empresários e mais sete pessoas pelos crimes de associação criminosa e tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.

Segundo o PGR, foram localizados vídeos publicados nas redes sociais que mostram os empresários prestando apoio aos bloqueios e convocando a população a aderir aos atos.

Os dois atuaram na cidade de Rio do Sul (SC), onde também foram praticados atos de violência contra policiais rodoviários federais que atuaram para tentar desmobilizar os manifestantes e liberar as estradas. Procurada, a defesa dos empresários não se manifestou.

A Operação Lesa Pátria tem como objetivo identificar pessoas que financiaram e fomentaram os atentados de 8 de janeiro. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF foram invadidos por apoiadores de Bolsonaro. A PF estima que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar a R$ 40 milhões.

Segundo a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

No início do mês, a Polícia Federal deflagrou uma operação para tentar capturar fugitivos envolvidos nos atentados. Ao todo, 208 mandados de prisão foram cumpridos, mas apenas 50 pessoas foram localizadas e presas. A atual estimativa da PF é que cerca de 180 investigados ainda estejam foragidos. Parte deles fugiu para outros países, como a Argentina.

Na véspera, o país vizinho compartilhou com o Brasil a lista dos foragidos dos quais se há registro de entrada. Segundo o governo de Javier Milei, são cerca de 60 pessoas, mas parte desse grupo já teria deixado o território argentino.

É provável que o número de golpistas na Argentina seja maior, porque a suspeita da PF é que muitos entraram no país de maneira clandestina.

Golpistas invadiram e depredaram edifícios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 — Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil
Golpistas invadiram e depredaram edifícios dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023 — Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil
Mais recente Próxima Lula diz estar aberto a dialogar com governadores e prefeitos de oposição

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Executivo se encontra em liberdade, em sua residência em Madri, capital da Espanha, segundo informou a Defesa

Ex-CEO da Americanas foi solto, diz colunista; defesa confirma que Gutierrez está em casa

Ganhou corpo um movimento para tentar emplacar um nome do Nordeste como sucessor da dirigente

Saiba quem está cotado para suceder Gleisi Hoffmann no PT

Quase toda a sua riqueza irá para um novo fundo de caridade

Warren Buffett revela o que acontecerá com seu dinheiro após sua morte

Eduardo Viola acredita que o presidente americano deveria renunciar imediatamente à candidatura para dar tempo para outro nome decolar e vencer Donald Trump

"Biden tem que desistir rápido", diz especialista em política externa americana

Anna Ramos Saicali comandava a B2W, braço de varejo digital do grupo

Americanas: Foragida em Portugal, ex-diretora vai se entregar, diz fonte

Premiação faz parte de um programa em desenvolvimento para que as mulheres advogadas possam atuar profissionalmente em condições de igualdade em todo o Estado

OAB-SP premia 19 escritórios por promoverem mulheres advogadas

O renascimento fugaz do Le Gavroche é parte de um esforço de Wimbledon

FT: O famoso restaurante Le Gavroche ressurge nas quadras de Wimbledon

País está hoje em um nível similar ao da Argentina em 1993 e inferior ao da Coreia do Sul daquela época

Nos 30 anos do Real, Brasil cai em ranking do IDH global, apesar da melhora de indicadores

Setor formal em alta é destaque nos indicadores

5 sinais que confirmam o bom momento do mercado de trabalho no Brasil

Mercado doméstico sofreu duras perdas sem sinais concretos do governo quanto a medidas de contenção de despesas

Crise de confiança gera pânico nos mercados e dólar encosta em R$ 5,60 com risco local em alta