Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE
Por , Valor — Rio


O deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) não será mais candidato à prefeitura do Rio de Janeiro e vai passar a integrar o palanque do prefeito da cidade, Eduardo Paes (PSD), à reeleição. Segundo o parlamentar, sua pré-candidatura foi rifada pelo próprio partido. “Não quis sair da campanha. Fui retirado de forma deselegante”, afirmou Otoni ao Valor, nesta sexta-feira (14).

Havia um racha dentro do MDB em torno da pré-candidatura do deputado federal, que não conseguiu despontar nas pesquisas internas da sigla. Diante do cenário, o diretório estadual da legenda passou a negociar abertamente com o PL para tentar a vice na chapa do deputado federal bolsonarista Alexandre Ramagem, também pré-candidato à prefeitura.

Essa movimentação é encabeçada pelo presidente do MDB fluminense, Washington Reis. Segundo Otoni, o partido estava articulando a aliança sem envolvê-lo. No início do mês, o deputado federal disse ao Valor que havia conversado com o PL e com o próprio Ramagem, mas também admitiu que já havia uma negociação paralela sendo feita por Reis.

“Meu partido negociou com o PL sem me chamar em nenhum momento para a mesa de negociação. Infelizmente fui desprestigiado e desrespeitado politicamente”, disse Otoni.

Reis indicou a ex-deputada estadual e locutora Rosane Félix, que já foi do PL, para ser vice de Ramagem. O partido bolsonarista, no entanto, ainda não bateu o martelo se aceitará ou não a sugestão – a sigla tenta atrair outros partidos para seu arco de alianças e utiliza a vaga na chapa do pré-candidato como uma moeda de troca.

Pastor evangélico, Otoni fará a coordenação da campanha do prefeito junto aos eleitores religiosos conservadores. O deputado faz parte da Assembleia de Deus em Madureira, cujo presidente, o bispo Abner Ferreira, já estava apoiando a reeleição de Paes.

Otoni ressaltou que, mesmo indo para o palanque de Paes, continua como um deputado de direita e conservador. Ele afirmou também que, para apoiar o prefeito, pediu algumas condições, entre elas que o alcaide não ataque o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem o parlamentar é aliado, nem tenha em sua chapa um nome do PT.

“Eduardo está recebendo um político de direita, conservador e bolsonarista”, afirmou. “Os termos colocados foram não ataques por parte da campanha e do próprio Eduardo ao presidente Bolsonaro e a vice não ser dada ao PT”.

Paes foi um cabo eleitoral importante para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que derrotou Bolsonaro na eleição de 2022. Agora, os petistas cobiçam a vaga de vice do prefeito. O chefe do Palácio da Cidade, porém, tem sido relutante em ceder o posto a qualquer pessoa que não seja de seu núcleo mais próximo. O nome mais provável para ser escolhido é o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ).

A reportagem tentou contato com Eduardo Paes e Washington Reis, mas até a publicação não teve retorno dos dois políticos.

Deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Deputado federal Otoni de Paula (MDB-RJ) — Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Mais recente Próxima MDB manifesta apoio a ajuste fiscal em estudo pelo governo

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Aplicativos de conversão facilitam a compra e venda de dólares na palma da mão

5 apps para converter real para dólar (e vice-versa)

Alemanha, África do Sul e Afeganistão já ficaram de fora das Olimpíadas por questões geopolíticas

Quais países não participam das Olimpíadas?

Para participar das Olimpíadas, esporte precisa ter campeonatos mundiais masculino, feminino e juvenil

Por que futsal não é um esporte olimpico?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações