Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Cristiane Agostine e Lilian Venturini, Valor — São Paulo

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) dedicou uma das nove agendas previstas para esta segunda-feira (4) para receber deputados estaduais bolsonaristas. O encontro ocorreu no fim desta manhã, horas antes do início da discussão do projeto de privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Segundo a agenda oficial Tarcísio, foram recebidos Gil Diniz, Lucas Bove, Major Mecca e Tenente Coimbra, todos do PL, partido da base aliada do governo. Esses parlamentares, no entanto, têm feito cobranças por mais atenção a pautas bolsonaristas e recentemente anunciaram a formação de um bloco informal na Assembleia.

O grupo vinha dizendo que votaria a favor da privatização, projeto prioritário para Tarcísio. Mas na sexta-feira (01), Gil Diniz manifestou em suas redes sociais o que classificou como "ingratidão" do governador com a base aliada.

A queixa foi pela liberação de emendas para uma deputada da oposição, Thainara Faria (PT). "A deputada é forte opositora ao Governador, é contra a privatização da Sabesp, votou tudo contra o governo, mas, ainda assim está sendo atendida com recursos voluntários", reclamou o deputado.

Tarcísio precisa de maioria simples (votos de 48 dos 94 deputados) para aprovar o projeto de lei que permite a privatização da Sabesp. Mas o governador tem enfrentado reações frequentes da base aliada, o que gerou dificuldades até mesmo para análise de projetos mais simples. Quando enviou o projeto de lei para análise da Assembleia, em outubro, Tarcísio prometeu agilizar a liberação de emendas. A promessa era R$ 11 milhões para os deputados da base e metade desse valor (5,5 milhões) para oposição.

Nesta segunda-feira o governador também recebeu no Palácio dos Bandeirantes o deputado Tomé Abduch (Republicanos), vice-líder do governo na Assembleia.

A primeira sessão para dar início à discussão do projeto está em andamento. É preciso debater a proposta por seis horas, conforme prevê o regimento da Assembleia. Deputados da oposição adiaram a entrada no plenário para dificultar o quórum necessário para uma sessão ser declarada aberta. A expectativa é que a votação seja realizada na quarta-feira (06).

Deputados da oposição no acesso ao plenário da Assembleia Legislativa para início da discussão do projeto da privatização da Sabesp — Foto: Cristiane Agostine/Valor
Deputados da oposição no acesso ao plenário da Assembleia Legislativa para início da discussão do projeto da privatização da Sabesp — Foto: Cristiane Agostine/Valor
Mais recente Próxima Parecer favorável é importante para convencimento de parlamentares, diz Dino

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Aplicativos de conversão facilitam a compra e venda de dólares na palma da mão

5 apps para converter real para dólar (e vice-versa)

Alemanha, África do Sul e Afeganistão já ficaram de fora das Olimpíadas por questões geopolíticas

Quais países não participam das Olimpíadas?

Para participar das Olimpíadas, esporte precisa ter campeonatos mundiais masculino, feminino e juvenil

Por que futsal não é um esporte olimpico?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações