Política
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Cristiane Agostine, Valor — São Paulo

A procuradoria-geral da República (PGR) avaliou que a lei promulgada pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para homenagear o coronel Erasmo Dias, expoente da ditadura militar, é inconstitucional e enaltece o autoritarismo.

Para a procuradora-geral da República em exercício, Elizeta Ramos, a homenagem ao militar, conhecido por perseguir estudantes durante a ditadura, é contra o regime democrático. Em parecer divulgado nessa sexta-feira (6), Elizeta diz que a homenagem “significa perenizar a memória de momento tormentoso da história brasileira e, em consequência disso, enaltecer, mesmo que de forma simbólica, o autoritarismo. E democracia não convive com autoritarismo”.

A PGR afirmou que Legislativo e Executivo não podem, por meio de ato normativo ou lei, “enaltecer condutas criminosas ou glorificar valores absolutamente contrários ao Estado Democrático de Direito”. Elizeta disse ainda que a homenagem atenta “frontalmente contra o valor da democracia ao enaltecer, mesmo que simbolicamente, o regime totalitário”.

Erasmo Dias foi homenageado em projeto de lei de autoria do ex-deputado estadual bolsonarista Frederico D’Avila (PL), em proposta apresentada em 2020 e aprovada neste ano. O projeto foi sancionado pelo governo paulista em junho, apesar de protesto de entidades, ativistas, parlamentares da oposição e ex-presos políticos. Um trecho de uma rodovia em Paraguaçu Paulista (SP), terra natal de Erasmo Dias, ganhou o nome do militar.

Coronel conhecido por comandar ataque ao campus da PUC-SP

Morto em 2010, aos 85 anos, o militar e ex-secretário estadual de segurança pública Erasmo Dias é acusado de cometer delitos durante a ditadura, como tortura psicológica contra presos políticos, repressão política e proteção aos crimes cometidos por policiais. O coronel ficou conhecido ao comandar o ataque ao campus da PUC-SP, que deixou dezenas de pessoas feridas e mais de 850 presos.

Elizeta Ramos enviou seu posicionamento à ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), que deve tomar uma decisão sobre a eventual anulação da homenagem. “É dever do Supremo Tribunal Federal, como guardião maior da Constituição, resistir aos constantes ataques, explícitos ou velados, à nossa democracia”, afirmou a PGR.

“Qualquer ato estatal que, de forma explícita ou velada, enalteça o autoritarismo é contrário à própria gênese do regime democrático e merece o mais veemente repúdio”.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, já se manifestou pela derrubada da homenagem, em ação apresentada pelo PT, Psol, PDT e pelo Centro Acadêmico 22 de agosto, da PUC-SP. O AGU disse que a homenagem “veicula mensagem de enaltecimento ao autoritarismo”, que é “incompatível com a Constituição de 1988, cuja gênese é fundamentalmente comprometida com a promoção do regime democrático”.

Coronel Erasmo Dias, ex-parlamentar e expoente da ditadura — Foto: Divulgação/Alesp
Coronel Erasmo Dias, ex-parlamentar e expoente da ditadura — Foto: Divulgação/Alesp
Mais recente Próxima PEC da anistia a partidos é inconstitucional e retrocesso 'inadmissível', afirma PGR

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O tumulto religioso-político dos anos recentes mostraram que evangélicos e protestantes, no Brasil, assumiram abertamente a protestantização do Estado e da política

José de Souza Martins: A política no Brasil foi transformada em misticismo

Nossa hora da verdade é aqui e agora: ou nos reconectamos com o mais primitivo dos instintos humanos ou esta pode ser, de fato, nossa última dança, escrevem Lourenço Bustani e Fritjof Capra

Artigo: A palavra de quatro letras que o mundo dos negócios esqueceu

A exemplo do diretor Stanley Kubrick, muita coisa morreu de 1999 para cá

Michel Laub: ‘De Olhos Bem Fechados’, 25 anos depois

Artistas como o saxofonista Kamasi Washington, a cantora Samara Joy e o brasileiro Amaro Freitas ampliam as fronteiras do gênero, ganham prêmios e tocam em festivais diversos

Jazz passa por revitalização, com novos artistas conquistando um público mais amplo

Indústria brasileira do aço espera reverter a previsão inicial de um ano de queda na produção após o estabelecimento de cotas para limitar as importações da China

Ânimo renovado no setor de siderurgia

No Brasil, setor automotivo é um dos que mais demanda novos materiais

Inovação busca ligas mais leves e resistentes para produção de aço

Construção civil e indústria automobilística são os segmentos que puxam o consumo

Demanda interna na indústria siderúrgica já cresce acima de 2%

Profissionais das áreas de administração e engenharia são os mais procurados; programas treinam líderes e cursos qualificam mão de obra

Empresas de siderurgia reforçam equipes atrás de mais tecnologia

Negócio de US$ 91 bilhões exige mineração em um dos lugares mais quentes do mundo

Aquecimento global afeta produção de minério na Austrália

CEOs veem medida com bons olhos e indústria começa a respirar após invasão chinesa

Cota ajuda, mas deixar de ‘andar de lado’ é desafio para siderúrgicas