Mercado Bitcoin
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Mercado Bitcoin

A ADA, moeda da Cardano, é um dos maiores ativos no mercado. Afinal, apesar da desvalorização que acompanha as movimentações de todo o setor, o projeto da Cardano continua sendo um dos mais interessantes, completos e atrativos desse mercado. Para especialistas, uma certeza: no futuro do mercado de criptoativos, a Cardano ainda atrai atenções.

Tudo começou com Charles Hoskinson, desenvolvedor de renome no mercado de criptoativos que, depois de desentendimentos no desenvolvimento da Ethereum, resolveu sair de lá e encontrar seu próprio caminho. O resultado foi a Cardano, solução completa de cripto com funcionalidades como serviços de pagamento, leitura e execução de contratos.

“A Cardano é mais uma concorrente no setor de plataforma de contratos inteligentes. É uma rede distribuída que você consegue implementar seu código e aplicação, rodando em dezenas de milhares de nós ao redor do mundo. Isso mitiga riscos de Isso mitiga riscos de censura e a torna mais resiliente”, contextualiza Lucas Pinsdorf, especialista de novos negócios do Mercado Bitcoin, sobre o alcance da moeda.

Barreiras da Cardano

Hoje, porém, a rede ainda enfrenta alguns desafios. Além da crise no segmento de criptomoedas, esperando um cenário macroeconômico mais sustentável, há um desânimo do mercado com atrasos e problemas de desenvolvimento da Cardano. Essa falta de desenvolvimento gera dificuldades para a moeda, com traumas sofridos por investidores, como o adiamento de algumas importantes atualizações, problemas de escalabilidade e erros em testes para mudanças no projeto.

Esse trauma, enquanto isso, nasce de algumas questões. Pinsdorf conta que essa missão de ser utilizada como infraestrutura para criação de aplicações descentralizadas, por exemplo, era dificultada pelo fato da Cardano não possuir todo o aparato tecnológico que outras plataformas de contrato inteligente já tinham desenvolvido. No entanto, com mudanças que devem ocorrer em breve na rede, alterações estruturais devem possibilitar mais desenvolvimento de aplicações descentralizadas e uma otimização na linguagem de programação.

“Tem muitos concorrentes mais avançados em termos de rede, enquanto a Cardano está dando esse passo agora. Muita gente é crítica agora pelo custo de troca de uma rede pela outra”, explica o analista do Mercado Bitcoin sobre o efeito de rede que existe em redes distribuídas mais difundidas.

Por outro lado…

Apesar dessas barreiras iniciais, a Cardano continua atraindo a atenção e sendo uma boa aposta mesmo em um momento de esfriamento do mercado. Por quê? Para especialistas, dois bons motivos: segurança e escalabilidade. Sobre este segundo ponto, a Cardano é uma rede mais rápida. Em teoria, ela é capaz de suportar milhares de transações por segundo, enquanto o concorrente direto Ethereum fica mais abaixo, na casa das 14 transações por segundo, desconsiderando as segundas camadas.

Além disso, as pessoas envolvidas na Cardano indicam que a rede é desenvolvida com um rigor quase científico, como se estivessem preparando um foguete para entrar em órbita. “A Cardano tem uma grande comunidade e que é conhecida por ser meticulosa”, explica o analista financeiro Andrey Nousi, fundador da Nousi Finance, sobre o alcance da Cardano. “Muitos acadêmicos que fazem análises de projetos a serem desenvolvidos e criados tendem a primar muito mais pela segurança do projeto do que lançar algo antes de estar pronto”.

De olho no futuro, o potencial é de crescimento lento, mas constante. No entanto, tudo pode acontecer -- e muito precisa acontecer. “Eles pretendem ser a cripto mais utilizada no mundo para potencializar transferências para bilhões de pessoas e buscam fazer parcerias com diversos países em desenvolvimento, principalmente na África, para poder trazer serviços financeiros para quem não tem acesso a bancos”, contextualiza Nousi.

Mais recente Próxima Tokenização cresce e democratiza investimentos no país
Mercado Bitcoin

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Aplicativos de conversão facilitam a compra e venda de dólares na palma da mão

5 apps para converter real para dólar (e vice-versa)

Alemanha, África do Sul e Afeganistão já ficaram de fora das Olimpíadas por questões geopolíticas

Quais países não participam das Olimpíadas?

Para participar das Olimpíadas, esporte precisa ter campeonatos mundiais masculino, feminino e juvenil

Por que futsal não é um esporte olimpico?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações