Juntos no Próximo Nível
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Embratel

De cada dez brasileiros, seis já são consumidores híbridos. Ou seja, combinam plataformas on-line com lojas físicas em cada uma das etapas da jornada de compra, da pesquisa ao pós-venda. A conclusão é de uma pesquisa realizada pelas empresas All iN e Social Miner, em parceria com a Opinion Box. O levantamento indica, por exemplo, que 57% do público espera poder usar, em lojas, os cupons de desconto adquiridos no e-commerce.

Mesmo para um setor tão dinâmico quanto o varejo, essas novas demandas do consumidor, aceleradas nos últimos dois anos, são desafiadoras. Depois de fechar as lojas físicas e migrar às pressas para os ambientes on-line na pandemia, foi preciso entender de que forma aconteceria a reabertura e o quanto os clientes haviam mudado seus hábitos em consequência da nova experiência no ambiente digital.

De acordo com a consultoria Ebit/Nielsen, em 2020, 13 milhões de pessoas compraram on-line pela primeira vez, o equivalente a mais do que a população da cidade de São Paulo. Se o e-commerce se mostrou, com o tempo, um caminho sem volta, o retorno às lojas deu origem a novas práticas híbridas, com o cliente no foco.

E não foi apenas no atendimento que o novo cliente “figital” (físico e digital) passou a desafiar o setor a se reinventar. Com os novos hábitos de compra, tornou-se crucial ajustar processos de supply chain e logística, explorando o melhor que as novas tecnologias e a conectividade podem oferecer.

A chegada do 5G, a partir deste ano, também oferece uma série de novas oportunidades nessa direção. Os benefícios mais evidentes estão na velocidade das conexões e na baixa latência, que permitem melhorar e intensificar a experiência dos clientes utilizando ferramentas de Analyitcs e Inteligência Artificial em tempo real — considerando que os dados são considerados o novo petróleo, necessitando de técnicas assertivas na exploração. Nesse novo ambiente estão sendo desenvolvidas soluções, suportadas pelo 5G, para proporcionar um retorno ao varejista e seu cliente, em tempo real.

A nova infraestrutura de rede e de conectividade proporciona outro diferencial importante: as “network slices”, ou fatias da rede de trânsito, que garantem SLAs (Service Level Agreement ou Acordo de Nível de Serviço, em português) com maior estabilidade nas operações, independentemente dos períodos de maior demanda, inclusive nas grandes datas comerciais como Dia das Mães e a Black Friday.

O marketing de redes móveis também pode ser utilizado de forma mais ampla, conciliando os mundos físico e digital com soluções híbridas, como espelhos dinâmicos, prateleiras infinitas e projeções de realidade aumentada.

PARCEIRO HABILITADOR

Nesse cenário, contar com parceiros especializados é de grande valia. A Embratel, por exemplo, vem disponibilizando diferentes soluções de varejo: de gestão de mídias sociais a e-commerce e market place, com integração de soluções mobile e de estoques integrados, garantindo a transformação de lojas físicas em verdadeiros pontos de experiência, focados em novidades logísticas e utilizando a Inteligência Artificial como aliada.

Essa postura se traduz em projetos específicos, como o Frente de Loja, que disponibiliza a infraestrutura de equipamentos necessária para a abertura e o funcionamento do estabelecimento comercial, de qualquer porte.

Em paralelo, a solução de WMS (Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém) visa automatizar, gerenciar e executar de forma inteligente as operações de um armazém. A parceria proporciona à empresa, além da ferramenta de gestão, a instalação, sustentação e possibilidade de integração em camadas de Business Inteligence e uso de inteligência artificial.

Além disso, a solução New Retail auxilia o cliente em sua cadeia de suprimentos. Por meio de inteligência artificial e mais de 600 motores cognitivos, atuando em cinco principais áreas de negócio: Demanda e Compras, Armazéns, Lojas On-line e Off-line, Logística e Consumidor.

E mais: a solução Omnichannel Embratel disponibiliza um canal integrado de atendimento, que visa proporcionar ao cliente final uma experiencia completa em sua jornada na plataforma, conectando diferentes canais. Sempre com cuidados redobrados com a segurança, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

“A Embratel atua como um digital service enabler para as empresas do setor, que assim podem se beneficiar de todas as vantagens competitivas do 5G e da nova infraestrutura de rede e de conectividade, nas mais diferentes frentes, da logística às vendas”, afirma Daniel Feche, Business Developer Manager de Varejo Embratel. “Assim, viabilizamos todas as novas formas de consumo, novas experiências para o cliente e novas formas de relacionamento, sempre tendo o consumidor como foco”, finaliza o executivo.

Gostou deste conteúdo? Responda o chat abaixo e nos ajude na missão de produzir conteúdo sempre útil para você. Leva 30 segundos.

Mais recente Próxima 5G ajuda o Brasil a continuar na liderança do agronegócio
Embratel

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Aplicativos de conversão facilitam a compra e venda de dólares na palma da mão

5 apps para converter real para dólar (e vice-versa)

Alemanha, África do Sul e Afeganistão já ficaram de fora das Olimpíadas por questões geopolíticas

Quais países não participam das Olimpíadas?

Para participar das Olimpíadas, esporte precisa ter campeonatos mundiais masculino, feminino e juvenil

Por que futsal não é um esporte olimpico?

A colunista Isis Borge aconselha leitor que acabou de se formar e está em dúvida sobre qual caminho seguir na carreira

É melhor ser especialista ou generalista?

Projeto “A Casa que Anda” propõe reflexões infantojuvenis sobre os sentimentos evocados pela obra da escritora

Casa de Clarice Lispector é reproduzida em caminhão baú que vai percorrer o Brasil

Desindustrialização precoce e doença holandesa não explicam o fenômeno: é necessário buscar uma explicação alternativa

Edmar Bacha: Por que a indústria brasileira encolheu tanto?

Japão deve muito às exposições mundiais, e agora se prepara para voltar a abrigar uma

Técnica que pode possibilitar a reversão de envelhecimento e devolver visão a cegos é um dos destaques da Expo 2025 no Japão

Diretor americano faz uma homenagem profunda e pessoal a Michael Powell e Emeric Pressburger em ‘Feito na Inglaterra’

 Amir Labaki: A dupla de cineastas que influenciou os anti-heróis de Martin Scorsese

A opção legislativa de incidência da Selic, que é um índice altamente variável, pode resultar em discussões sobre segurança jurídica, proporcionalidade e equivalência material das prestações