Mundo
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Valor — São Paulo

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou, na noite de domingo (7), uma lista com o que ele disse serem exigências “não negociáveis” de Israel sobre um acordo de cessar-fogo na guerra contra o Hamas, na Faixa de Gaza. O anúncio pegou todos de surpresa e aconteceu antes da partida da equipe de negociação israelense para novas conversas no Egito e no Catar, nesta semana.

Segundo o jornal israelense “Times of Israel”, a declaração de Netanyahu aconteceu em uma fase crucial antes da retomada das negociações e provocou indignação tanto em Israel quanto entre os mediadores, com alguns o acusando de tentar sabotar o progresso árduo conquistado.

O Hamas havia afirmado, no sábado (6), que estava pronto para discutir um acordo de reféns e o fim da guerra em Gaza, sem um compromisso inicial de Israel com um "cessar-fogo completo e permanente". Essa declaração marca uma mudança na posição que o Hamas manteve em todas as negociações anteriores desde novembro.

Com isso, a alteração da postura do Hamas em relação a um cessar-fogo faseado e um acordo de troca de reféns no enclave poderia potencialmente abrir caminho para uma pausa nos combates. No entanto, a lista de exigências “não negociáveis” anunciadas ontem por Netanyahu mudou esse cenário.

Entre os principais pontos anunciados pelo premiê, estão uma garantia de que armas não seriam mais contrabandeadas do Egito para Gaza e de que qualquer acordo potencial deve “permitir que Israel volte a lutar até que todos os objetivos da guerra sejam alcançados” – e que não se pode permitir “o retorno de milhares de terroristas armados ao norte da Faixa de Gaza”.

Além disso, reconhecendo o recuo do Hamas em sua demanda por um compromisso inicial de Israel para encerrar a guerra e seu retorno à mesa de negociações, a declaração atribuiu a mudança à "firme posição do primeiro-ministro contra tentativas de interromper a operação terrestre das forças israelenses em Rafah."

A atitude de Netanyahu não foi bem recebida pelas autoridades de segurança israelenses, que se reuniram neste final de semana para discutir uma próxima etapa das negociações indiretas com o grupo terrorista, que deveria acontecer nesta semana. Dois funcionários não identificados disseram à “Kan News” que ficaram "chocados" com o anúncio e relataram que alguns dos presentes na reunião criticaram o primeiro-ministro pela decisão.

"As negociações devem ser conduzidas a portas fechadas — não em comunicados de imprensa, e definitivamente não no momento anterior ao início de uma reunião para determinar a próxima etapa das conversas", disseram.

Já outro oficial de segurança não identificado disse ao site de notícias “Ynet” que a declaração de Netanyahu foi "um comportamento inadequado que prejudicará as chances de trazer os reféns de volta para casa." Um oficial sênior de um dos países mediadores entre Israel e o Hamas também acusou Netanyahu de tentar sabotar o acordo.

"Declarações como a feita pelo primeiro-ministro prejudicam severamente os esforços para manter essa ambiguidade. Não se pode deixar de concluir que estão sendo feitas por motivos puramente políticos", disse.

Mais recente Próxima Gripe aviária é diagnosticada em humanos e cientistas alertam para risco de transmissão

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Konotop fica na região de Sumy, que tem sido particularmente alvo de ataques russos nas últimas semanas

Drones russos danificam infraestrutura de energia na cidade de Konotop

Processo foi iniciado por entidade que pretendia ser coletiva ao tentar englobar todos os acionistas da Petrobras que tiveram ações da empresa entre 2010 e 2015; termos da arbitragem são confidenciais

Petrobras obtém decisão arbitral favorável em processo movido por associação

Bank of America vê risco inflacionário no curto prazo para serviços de utilidade pública

Forte onda de calor no país pode afetar ‘utilities’, agricultura e transporte

Índice de preços reforça apostas de corte de 0,25 ponto percentual pelo Fed na semana que vem

Dólar ronda a estabilidade após divulgação de inflação ao produtor nos EUA; juros futuros sobem

Segundo a companhia, a conversão irá melhorar a liquidez de suas ações e aprimorará os padrões de governança

DexxosPar quer converter ações preferenciais em ordinárias

Até o pedido de vista, havia cinco votos defendendo a legitimidade desse tipo de contrato, e dois contrários

STF: Julgamento de trabalho intermitente é suspenso por pedido de vista de Zanin

Em julho, 37% avaliavam a gestão do petista como ótima ou boa e 31% como ruim ou péssima; variações ocorrem dentro da margem de erro

Ipec: 35% avaliam governo Lula como ótimo ou bom; 34% acham ruim ou péssimo

Resultado superou a expectativa de alguns economistas

Pedidos semanais de seguro-desemprego nos EUA ficam em 230 mil

No acumulado em 12 meses, o índice de preços ao produtor americano subiu 1,7%

PPI dos EUA tem alta de 0,2% em agosto, em linha com o esperado

Em 2023, a empresa adquirida registrou receita operacional líquida de US$ 70 milhões, com uma margem Ebitda de 18,5%

WEG compra fabricante de motores turca Volt Electric Motor por US$ 88 milhões